28º Domingo do Tempo Comum: Deus prepara um banquete para todos

Atualizado em 15/10/23 às 00:0011 minutos de leitura465 views

Neste dia 15, a igreja iniciou a 28ª Semana do Tempo Comum, e a liturgia dominical propõe um chamado a todos para seguirem a Jesus Cristo, e aponta que Nosso Senhor, por meio de parábolas, ensina que algo grande, tal como uma festa de casamento está sendo preparada todos.

Na diocese de Campina Grande, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa do Lar pela manhã na Catedral de Nossa Senhora da Conceição e acolheu a peregrinação do Serviço Escola do Encontro de Casais com Cristo e a Paróquia de São Francisco de Assis, do bairro do Cruzeiro; à tarde, o bispo presidiu Missa em preparação à Festa de São João Paulo II, na Paróquia que fica situada no bairro do Aluízio Campos.

Peregrinação e Missa na Catedral

A referida peregrinação da Paróquia de São Francisco e do ECC reuniu centenas de fiéis que se concentraram na Praça da Bandeira no Centro de Campina Grande, por volta das 7:30 da manhã; o Serviço do ECC e a Paróquia de São Francisco caminharam em procissão até a Igreja Mãe para receberem as Indulgências Plenárias.

O café da manhã que costumeiramente é servido para acolher os peregrinos, costuma ser organizado pelo ECC, porém, neste domingo (15), a equipe da Acolhida da Catedral, foi quem serviu a quem tanto tem servido desde que as peregrinações começaram. Às 9h teve início a Catequese conduzida pelo Seminarista Rafael Domingos e às 10h a Santa Missa, que foi presidida por Dom Dulcênio.

Concelebraram com o bispo, o Padre Luciano Guedes (Vigário Geral), o Padre José Hermes (Pároco de São Francisco e Dirigente Espiritual do ECC) e o Padre Miguel Batista (Pároco da Paróquia de São José, no José Pinheiro). Os Diáconos Ricardo e Moacir, prestaram o serviço litúrgico contando com o apoio dos seminaristas.

Homilia

“Convidados e revestidos”, esta foi a temática da pregação de Dom Dulcênio na manhã deste domingo na Catedral, o bispo explicou que novamente Jesus conta uma parábola sobre o Reino dos Céus aos sacerdotes e aos anciãos do povo: "O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho" (Mt 22,2).

Ao contextualizar a imagem do Reino associada a uma festa, o prelado disse que os judeus so levavam à mesa alguém a fim de demonstrar intimidade, familiaridade, também disse que uma refeição festiva era regada pela abundância de comidas e bebidas e pela sua longa duração. Assim, olhando para o evangelho, o banquete se abre para todos os que passam pela encruzilhada da história deste mundo, ou seja, para nós.

“A parábola pontua: ‘E a sala da festa ficou cheia de convidados’ (Mt 22,10). O que significa tal imagem senão a da Igreja do Senhor, que, acolhendo a todos como Mãe para a grande, farta e eterna festa, prepara-nos para que estejamos a rigor? Para tanto, fornece-lhe a veste cabível, conveniente; deixa-nos à altura; dignifica-nos com a missão que recebeu do Seu Fundador, o Rei, Dono do infindável Festim”, pregou.

“Não nos iludamos: "Muitos são chamados, e poucos são escolhidos" (Mt 22,14). Os escolhidos são os que se abrem e se esforçam para fazer justiça a esta proposta de amor e felicidade chamada Reino; já pela Igreja, na qual somos feitos povo real, nação Santa, membros do Corpo Místico do Senhor”, concluiu.

Missa na Paróquia de São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima, no Aluízio Campos

A Paróquia de São João Paulo II e N. Sra de Fátima, está celebrando os festejos alusivos ao seu padroeiro, e neste dia, o Bispo presidiu a Missa às 16h realizando a Crisma de 116 jovens e adultos. O Pastor Diocesano foi acolhido pelo Pároco, Padre Rodolfo Lucena e pelo diácono Permanente, Marco Danillo, bem como por toda a comunidade que esteve presente em bom número.

Na homilia reservada aos fiéis do Aluízio Campos, Dom Dulcênio destacou que o Banquete já está pronto para todos; assim, ao explicar a Evangelho de Mateus 22,1-14, ensinou que Jesus  se utiliza de parábolas, comparando o Reino dos Céus “como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho” (Mt 22,1).

A imagem do casamento, conforme ensinou o bispo, diz respeito ao grande amor de Deus pela sua criação, a partir da Páscoa de Jesus, o gênero humano foi redimido numa Aliança de amor, nova e eterna junto ao seu Criador, de tal modo que, do corpo de Cristo encarnado ao mesmo corpo imolado na Cruz, chega-se à realidade da Eucaristia.

“As núpcias traduzem-se como lugar de fartura. O banquete de Deus, iniciado pela mesa eucarística, cuja plenitude é o Céu, não é mesquinho; é onde somos infinitamente saciados, nada nos falta (cf. Sl 22,1). Mesmo sendo gratuito, por ser obra da imensa misericórdia de Deus, que nos faz dignos de tão alta participação da Sua vida divina, sem mérito algum de nossa parte, é-nos exigido um sincero esforço de correspondência, de maneira que não estejamos aquém de tão grandioso dom”.

Concluiu afirmando que Deus deseja ver a Sua Igreja cheia, ela que é arauto do convite à salvação, destinando tal chamado a todos, de maneira que os maus se convertam e os bons perseverem nas boas obras, segundo a imaculada fé que receberam no Batismo.

“Não sejam os cristãos insensíveis a tão salutar, alegre e glorioso convite. Esmeremo-nos em conservar o nosso traje festivo impoluto, sem mancha, digno. Para que, neste cuidado, preparemos para louvarmos, adorarmos e deleitarmo-nos da presença de Deus para todo o sempre, vendo-O face a face, numa relação iniciada no Altar e encerrada no Céu, onde seremos eternos comensais”, pregou.

Por: Ascom
Fotos: Carla Santos e Matheus Borges (Pascom Diocesana)