Paróquia de Santa Rosa promove formação para a Pascom

Atualizado em 14/10/23 às 00:003 minutos de leitura287 views

Atendendo ao cumprimento da sua missão, com eixo formativo, a Pascom Diocesana, por mais uma semana seguida, promoveu outra formação, desta vez, com o grupo da Pascom da Paróquia de Santa Rosa de Lima, no bairro de Santa Rosa, forania cidade norte; o encontro foi realizado na Igreja Matriz na tarde do sábado, de outubro.

A pedido do Padre Douglas Júnior, Pároco, a equipe da Pascom Diocesana, nas pessoas de, Matheus Borges e Rafael Augusto, promoveram uma tarde de produção de conhecimento acerca da Pastoral da Comunicação e um dos recursos bastante explorados, tais como a fotografia.

O momento teve início com a oração e a acolhida do Padre Douglas, que tem visto na comunicação um importante meio para difundir o Evangelho e as ações da paróquia, nesse intuito, o Sacerdote reuniu membros que já atuavam na pastoral e convidou novos jovens a fim de que conheçam, e se porventura, se identificarem, caminhem e sirvam ao Reino desenvolvendo seus talentos na Pastoral da Comunicação.

Dividida em duas partes, a formação contou – inicialmente – com informes acerca do que é a Pastoral e a sua finalidade, ponto destacado por Rafael, que também disse saber do belo trabalho que a pascom de Santa Rosa tem desenvolvido.

Na segunda parte, Matheus, do setor de fotografias, apresentou parte do seu portfólio, falando acerca de um “diálogo fotográfico”, das perspectivas, angulações e várias performances que o espaço sagrado proporciona. O jovem formador, destacou em sua apresentação que quem fotografa na pascom precisa se esforçar para ver os inúmeros detalhes que uma imagem pode trazer.

Ademais, Matheus trabalhou o gênero da fotografia religiosa com uma proposta mais humanizada, isto é, buscando fazer uma leitura da religiosidade, dos ritos, e da expressão e fé do povo: “Não se trata simplesmente de fotografar o espaço, o clero, o povo, mas de entender que cada componente comunica um sentido para momento”, disse.

Por fim, o Padre Douglas agradeceu a presença dos jovens, disse contar com a sua pastoral para as demais demandas pastorais que surgem na dinâmica da paróquia e reforçou sua fala inicial destacando a importância do fenômeno da comunicação.

Por: Ascom
Fotos: Pascom

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia