Papa concede Indulgência Plenária à Paróquia de São Pedro, na cidade de Caraúbas-PB

Atualizado em 05/10/23 às 00:004 minutos de leitura310 views

O Sumo Pontífice o Papa Francisco, concedeu a todos os fiéis católicos da Paróquia de São Pedro, da cidade de Caraúbas-PB, forania do Cariri I, por ocasião do centenário da referida comunidade; o tempo previsto para lucrar as Indulgências Plenárias compreendem 365 dias, contando a partir do dia 4 de outubro de 2023 até o dia 4 de outubro de 2024.

Para lucrar as Indulgências os fiéis precisam cumprir algumas condições, tais como a Confissão Sacramental, a Comunhão Eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre. Conforme segue o Decreto da Penitenciária Apostólica, aos fiéis presentes que, verdadeiramente penitentes e movidos pela caridade, se tiverem visitado a Igreja paroquial de São Pedro em forma de peregrinação e aí participado devotamente nos ritos jubilares, ou ter ao menos ter estado um período adequado de tempo em reflexões piedosas, concluindo-a com oração dominical, com um símbolo de fé e as invocações da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Pedro, lucrarão as Indulgências que poderão ser aplicadas às almas dos fiéis detidos no purgatório.

O decreto contempla ainda os idosos e enfermos e todos aqueles que, por motivos graves, não podem sair de casa, estes poderão igualmente obter a Indulgência plenária concebida em razão do ódio de todos os pecados e na intenção de pagá-los, o mais rapidamente possível, desde que se unam espiritualmente às celebrações jubilares e ofereçam as suas orações e tristezas ou situações inconvenientes à Misericórdia de Deus.

Por fim, a Penitenciária Apostólica solicita ao Pároco, neste caso, Padre Joseque Borges, e demais sacerdotes, dotados de facilidades adequadas para receber confissões, se apresentem à celebração da penitência com uma atitude pronta e generosa de espírito, a fim de que promovam a caridade pastoral e permitam o caminho de alcançar as chaves do perdão divino através da Igreja.

O pedido das Indulgências Plenárias concedidos pelo Papa à Paróquia de São Pedro, foi solicitado pelo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e em união com o Pároco da Paróquia, Padre Joseque, que leu o decreto na missa que marcou a abertura do Ano jubilar paroquial. O Pároco agradeceu publicamente ao Bispo e ao Chanceler da Cúria Diocesana, Padre Rodolfo Lucena por todo o auxílio dispensado.

Por: Ascom
Com informações: Pe. Joseque Borges

Abaixo leia o decreto traduzido na íntegra.

Paenitentiaria Apostolica

A Penitenciária Apostólica, para aumentar a religiosidade dos fiéis e encorajar a sua salvação, em força das faculdades a esta atribuídas pelo Sumo Pontífice Francisco Papa pela Providência Divina, atendendo ao pedido apresentado pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande, em união com o Pároco da Paróquia de São Pedro, da mesma diocese, no centésimo aniversário da referida paróquia, dos tesouros celestiais da Igreja, ele graciosamente concede indulgência plenária, sujeita a condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração à mente do sumo pontífice) aos os fiéis presentes que, verdadeiramente penitentes e movidos pela caridade, do dia 04 de outubro de 2023 ao dia 04 de outubro de 2024 obter, o que também podem aplicar às almas dos fiéis detidos no purgatório, por meio de voto, se tiverem visitado a Igreja paroquial de São Pedro em forma de peregrinação e aí participado devotamente nos ritos jubilares, ou em pelo menos passou um período adequado de tempo em reflexões piedosas, concluindo a com oração dominical, com um símbolo de fé e as invocações da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Pedro.

Os idosos, os enfermos e todos aqueles que por motivos graves não podem sair de casa, poderão igualmente obter a indulgência plenária, concebida pelo ódio de todos os pecados e pela intenção de pagar, o mais rapidamente possível, as três condições habituais, se unirem espiritualmente às celebrações do jubileu e oferecerem as suas orações e tristezas ou os inconvenientes da sua própria vida ao Deus misericordioso.

Para que o caminho de alcançar as chaves do perdão divino através da Igreja seja mais fácil para a caridade pastoral, esta penitenciária solicita veementemente que o pároco e os sacerdotes, dotados de facilidades adequadas para receber confissões, se apresentem à celebração da penitência com uma atitude pronta e generosa de espírito.

Presente por ocasião do jubileu paroquial.

Nada obstando em contrário.

Dado em Roma, Sede da Penitenciária Apostólica, 23 de setembro, ano da Encarnação do Senhor, 2023.

Card. Mauro Piacenza,
Penitenciário Mor