Na Paróquia do Rosário, em Campina Grande, Dom Dulcênio preside Missa em preparação à Festa da Padroeira

Atualizado em 04/10/23 às 00:005 minutos de leitura293 views

As comunidades seguem festejando à Nossa Senhora do Rosário, e na noite desta quarta-feira (04), o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa em mais uma noite do Novenário em honra à Padroeira Nossa Senhora do Rosário, na paróquia que fica situada no bairro da Prata, em Campina Grande.

Dom Dulcênio foi acolhido pelo Pároco, Padre Márcio Henrique, pelo diácono Lisboa, bem como por toda a comunidade paroquial, que se alegrou em celebrar mais uma noite, desta vez junto ao Pastor Diocesano, que meditou a partir do Evangelho de Lucas 1,26-38, e do tema da festa “Maria, Mãe do Belo Amor”.

Inicialmente, o bispo disse ser uma alegria estar celebrando na Paróquia do Rosário, nas festividades da Padroeira, e começou sua reflexão destacando que o Sim de Maria, foi o Sim do Belo Amor, e que por essa razão, toda a igreja pode chama-la a “Mãe da Misericórdia”.

“Somente Ela é a Mãe do “Belo Amor” por ser a Mãe do Cristo. Assim, sendo Deus amor (1Jo 4,16), e sendo o amor de Deus um sentimento extremo ao qual damos o nome ‘misericórdia’, Maria é Mãe de Misericórdia por ser a Mãe do Cristo Jesus, o Belo Amor. Ele, ao assumir a nossa humana condição, quando do Seu Natal, se comunica a nós pelo seio virginal de Maria”.

Conforme pregou, o santo ventre de Maria, trono límpido de pureza, comunicou, o máximo sentimento de Deus. Seguiu ensinando que se ser a Mãe de Cristo é, dentre os títulos todos de Maria, o de mais elevado teor – pois tudo quanto Ela é, provém de Sua maternidade e em previsão dos méritos de Seu Filho –, chamá-la Mãe de Misericórdia, não lhe é enlevo diferente, mas redunda do puro fato de ser Mãe de Deus. “Portanto, num primeiro momento, concluímos: Maria é Mãe ‘da’ Misericórdia, porque Deus é misericórdia, sendo Ele amor”, disse.

Enriquecendo a sua pregação, o bispo de Campina Grande citou Santo Afonso Maria de Ligório, que ensinou, que o ofício da Santíssima Virgem no céu é o de compadecer-se dos miseráveis e socorrê-los, deste modo, o Senhor a constituiu Mãe de Misericórdia.

“É interessante notar ainda que Maria, Mãe ‘da’ e ‘de’ Misericórdia, é isenta de pecado. Somente a sapiente providência de Deus poderia fazer tão grande prodígio: colocar como mãe e refúgio dos pecadores, como Sede da misericórdia, uma criatura sem pecado, a fim de acharmos segurança certa pelo seu exemplo de virtudes e por sua intercessão”, pregou.

E concluiu: “O refúgio aos pés de tão doce Mãe e Rainha do Belo Amor nos assegura a salvação de Cristo. E ainda que as quedas em nossas tentações nos desanimem, peçamos-lhe que se recorde de nós em sua intercessão materna junto ao seu adorável Filho; nós, seus filhos pequeninos”.

A festa de Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB, segue até o dia 7 de outubro, dia em que a Igreja a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário. Para inteirar da programação clique no link a abaixo:

Por: Ascom
Fotos: Matheus Borges (Setor Diocesano de fotografias)