Cinco Paróquias peregrinam à Catedral neste 26º Domingo do Tempo Comum

Atualizado em 02/10/23 às 00:0014 minutos de leitura532 views

Seguindo com as Peregrinações das Paróquias à Catedral para receberem as Indulgências Plenárias concedidas pelo Papa Francisco por ocasião do Jubileu Diamantino da Diocese de Campina Grande, neste domingo dia 01 de outubro, cinco Paróquias peregrinaram à Igreja Mãe da Diocese, foram elas:

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pocinhos-PB, a Paróquia de São José, da cidade de Juazeirinho-PB, a Paróquia e Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro de Bodocongó, a Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião (Seminário Diocesano), do bairro do Alto Branco e a Paróquia do Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, do bairro do Monte Castelo, além da Comissão para a Educação, Cultura e Universidade que também peregrinou neste domingo.

As Paróquias de Pocinhos-PB, Juazeirinho-PB e o Santuário de Bodocongó se encontraram na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande e por volta das 8h30 rumaram à Catedral, os padres das referidas comunidades junto ao seu povo trouxeram consigo os seus respectivos padroeiros e entoaram a Deus louvores. As demais paróquias, do Seminário e de Monte Castelo, organizaram suas caravanas diretas para a Catedral com ônibus, inúmeros carros particulares, movimentando consideravelmente os bairros adjacentes ao centro e a região da Catedral.

As centenas de fiéis foram acolhidos pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes e o diácono Anderson que abençoaram os peregrinos, que também foram acolhidos pela equipe do ECC Diocesano, que serviu o café da manhã; muitas pessoas conheceram a Cripta e a exposição dos 75 anos, numa das salas do centro pastoral. O Povo de Deus também participou da Catequese e sem seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Homilia

O agir segue o ser

“E qual é a conduta de Deus? Marcadamente, a Sua misericórdia, que é eterna, sem fim, ilimitada (cf. Sl 135). Neste sentido, rezávamos, na Oração de Coleta: "Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia…". Na onipotência de Deus, a Sua misericórdia se embute. Logo, a conduta de Deus é o Seu amor; é o Seu Ser, pois bem disse Aristóteles: ‘O agir segue o ser’”, disse o bispo.

Partindo dessa verdade, que afirma que Deus é Misericórdia, o Bispo Dom Dulcênio discorreu a sua pregação dominical destacando que Aquele que é o Onipotente tem uma "fraqueza": amar; pois conforme ensinou, eis a sorte de todo o gênero humano, Deus é amor! Deus Se comove com a menor das contrições; deixa-Se mover por Sua misericórdia que vem em busca do nosso arrependimento: “Ele, que não despreza um pecador arrependido”, reforçou.

Ao retomar a indagação acerca da conduta divina, partiu da segunda leitura desta liturgia, a Carta de São Paulo aos Filipenses que diz "Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Fl 2,6-8).

“Entendemos, assim, que a conduta do Senhor, que a Sua lógica proposta a nós é a do esvaziamento total do nosso ser de nós mesmos - e, consequentemente, de nossas falsas seguranças que se apoiam na vaidade e no orgulho -, para que, despojados por inteiro, sejamos repletos de Cristo. Esta é a verdadeira conduta que o seguidor de Cristo - o cristão, portanto - deverá proceder, contrariando o amor-próprio e a mentalidade deste mundo”, ensinou o Pastor.

Narcisismo espiritual

Dom Dulcênio chamou atenção para o Evangelho ao destacar as palavras de Jesus, que afirmou aos sacerdotes e anciãos que as prostitutas precedem ao Reino de Deus; ao explicar esse trecho das Sagradas Escrituras, o bispo disse que existe muita presunção e narcisismo espiritual por parte de muitos cristãos.

“Quanto narcisismo espiritual! Muitas vezes, por nos enamorarmos da pseudo beleza da nossa alma, nos esquecemos de nos compararmos com o infinito Coração de Jesus, o Bom, o Belo. E mais: arrogamo-nos ao direito de julgar, de criticar, de zombar quem se esforça, séria e penosamente, para converter-se. Quanta presunção! Dizemos que imitamos Cristo, mas preferimos criar um espantalho do Senhor que somos nós mesmos, travestidos de nossa soberba”, criticou.

E concluiu pedindo aos fiéis que busquem a conversão diariamente e não critiquem quem a busca, nem tampouco sejam obstáculos para quem deseja mudar de vida.

Missa no Convento de São Francisco

A Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro da Conceição, está celebrando ao seu padroeiro e na noite deste dia primeiro de outubro, celebrou a missa junto à comunidade franciscana, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio, que foi acolhido pelo Pároco o Frei Juscelino. As festividades no Convento seguem até o dia 04 de outubro, dia em que a igreja celebra a São Francisco.

Por: Ascom
Fotos: Pascons Paroquiais

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia