Imagem da Padroeira da Diocese é sinal de bênçãos e graças nas paróquias do Cariri

Atualizado em 30/09/23 às 00:0011 minutos de leitura365 views

No último dia 19 de setembro a Área Pastoral do Sagrado Coração de Jesus e Santo André, no município de Santo André, recebeu da Paróquia de São Sebastião do município de Gurjão, com muita alegria e devoção, a Imagem Peregrina da Diocese, Nossa Senhora da Conceição, trazida por fiéis, forças vivas da Igreja local de Gurjão, conduzindo juntamente com o reverendo Padre Dorivaldo de Souza, para o seguimento da missão.

Faz parte do mesmo pastoreio do Padre Bruno Costa, a Área Pastoral e a Paróquia de São José, no município de Parari. Ambas estavam preparadas para receber a Imagem Peregrina, na certeza de partilharem, também, nesse ano Pastoral dedicado à missão: da comunhão na missão, com o ardor do ser “Igreja de saída”, “ide aos meus irmãos” (Mt 28, 10)

“Foi um momento de muita expectativa, de encontro com a comunhão e a misericórdia de Deus, nas diversas visitas aos extremos das comunidades, muitos que estavam distantes da experiência comunitária da fé sacramental, por meio das visitas tiveram os três sacramentos: confissão, unção dos enfermos e eucaristia, além das bênçãos dos lares”. Afirmou o Padre Bruno e prossegue dizendo que: “O convite a muitos fiéis para retornarem à comunidade foi intenso, pois é lá, que se põe em prática a fé, além de ser fonte de cura da solidão e angústia trazidas pelo período da pandemia, ou o isolamento, talvez pela mudança na configuração da vida familiar: filhos que crescem e seguem suas vidas, pais que se tornam idosos, enfermidades difíceis,  nisso, a comunidade torna-se nossa relação de família espiritual, em Nosso Senhor Jesus Cristo, e essa deve ser nossa maior realidade.”

Enquanto a imagem permanecia na Igreja Matriz, ministros extraordinários, irmãos e irmãs de pastorais, saíram com seu padre, cada dia numa Comunidade. À noite, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição era conduzida para a Comunidade visitada, para a Santa Missa; Numa unidade, quando as comunidades irmãs, conduzia, uma para outra, a Imagem Peregrina, experimentavam a força que possuem, a fé da Igreja, simbolizada no dogma da Concepção Imaculada da Virgem Maria: Deus que age na história para restaurar o dom da Salvação, revelada nas Sagradas Escrituras: “Então o Senhor Deus disse à serpente: [...] Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3, 14a. 15); “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. [...]“Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus.” (Gn 12, 1. 10)

De 19 à 24 de setembro, foi a vez da Área Pastoral e de 24 à 29, a Paróquia São José, e dia 29 a imagem foi conduzida para a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, sob a condução e pastoreio do Padre Manoel Cristino que com grande festa acolheu a Imagem na Santa Missa.

Texto Padre Bruno
Fotos Pascom