Fiéis da Paróquia de Santa Rosa de Lima peregrinam à Catedral para receberem as Indulgências Plenárias

Atualizado em 24/09/23 às 00:009 minutos de leitura267 views

Os fiéis da Paróquia de Santa Rosa de Lima, do bairro de Santa Rosa, de Campina Grande-PB, peregrinaram à Catedral neste domingo, 24, para receberem as Indulgências Plenárias concedidas pelo Papa Francisco, por ocasião do Jubileu Diamantino da Diocese Campinense. Os fiéis se concentraram às 8h na Matriz e seguiram numa bonita procissão motorizada pela Avenida Floriano Peixoto até à Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

O Padre Douglas Júnior e o seu povo foram acolhidos pelo Seminarista Adrieral, e Diácono Ricardo que abençoou todo povo de Deus que veio em peregrinação, posteriormente, todo povo foi acolhido pelo Pároco da Catedral, Padre Luciano Guedes; assim como nas demais peregrinações, os fiéis participaram de um café fraterno, em seguida, visitamram a exposição que traz uma reminiscência diocesana destes 75 anos, participaram também de uma catequese, proferida pelo Seminarista Rafael, em seguida participaram da Santa Missa do lar às 10h.

Na Santa Missa presidida pelo Vigário Geral, Padre Luciano, concelebrada pelo Padre Douglas, com serviços litúrgico do diácono e dos seminaristas, o Vigário refletiu acerca da liturgia proposta para este 25º Domingo do Tempo Comum, que traz a parábola da parábola dos operários da vinha. Jesus compara o reino dos céus com uma vinha onde os trabalhadores são contratados a cada momento da sua vida.

De acordo com os ensinamentos trazidos na homilia, o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, instruiu que a liturgia deste domingo foi um convite aos fiéis católicos a contemplarem os mistérios divinos, a conhecerem o coração de Deus, um coração amoroso. Segundo disse, o agir de Deus através da imagem de um Patrão generoso com todos os seus trabalhadores mostra a misericórdia de Deus.

“O Patrão chama a todos independente do horário que chegaram ao trabalho, logo cedo, depois as nove, ao meio dia, às três horas e a última turma já de tardezinha, às cinco da tarde, pagando a todos com o mesmo valor, mostra que o Pai do céu, chama a todos os homens, chama a humanidade inteira para a salvação, sem levar em conta quem chegou primeiro para o tempo da fé, este não é o critério. O critério é a abertura do coração e a resposta dada com sinceridade”, disse.

Adiante, destacou que os caminhos de Deus são diferentes dos nossos, pois existe uma grande distância entre o nosso pensamento e o pensamento de Deus – nessa distância, neste caminho – disse o Vigário, todos são chamados a conversão. Lembrou também que a Deus interessa somente a decisão de cada um, sem levar em conta a hora do chamado.

“Deus é um pai cheio de compaixão que derrama a sua misericórdia na superabundância do seu amor. Nós somos chamados, hoje, para sermos trabalhadores da Vinha do Senhor, ocupando o nosso tempo com o que é de Deus, com aquilo que edifica e salva as nossas vidas”, pregou.

E concluiu com a seguinte reflexão: “Existem cristãos, entre nós, que não compreendem a Misericórdia Divina e também não aceitam como Deus pode amar e convidar a todos a se aproximarem de sua bondade? Como pode alguém que passou a vida tão longe de Deus, fazer parte, depois da igreja e da nossa comunidade de fé? Quantas vezes esses questionamentos são levantados na mesquinhez dos nossos pensamentos internos, latentes, às vezes, escondidos que não se expressam, mas que estão lá no fundo remoendo, e o resultado deste pensamento mesquinho é que podemos nos tornar invejosos; o que Deus não aceita é que eu fique com inveja do outro que chegou na última hora e foi tratado na última hora”.

Palavras do Padre Douglas

O Sacerdote da Paróquia de Santa Rosa, o Padre Douglas Junior, agradeceu ao Padre Luciano pela acolhida e destacou que, enquanto peregrinos, os paroquianos manifestando sua total comunhão com o Bispo e com o Papa.

“Aqui está presente o nosso povo, nossa paróquia, aqui estamos enquanto peregrinos, viemos visitar a nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição; esta Casa de Deus, onde o nosso Bispo Diocesano preside a Eucaristia e governa a nossa Diocese, manifestando a nossa profunda comunhão com Dom Dulcênio e o Papa Francisco. Nossos fiéis, aqui estão, preparados devidamente pela Confissão e pela Eucaristia para receberem as Indulgências Plenárias. No mais, manifestamos a nossa alegria em estarmos presentes nesse Ano Jubilar da diocese, e a nossa paróquia também se prepara para celebrar os 15 anos de ereção”, disse.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial de Santa Rosa.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia