Concluída a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio à Paróquia de Sumé-PB

Atualizado em 24/09/23 às 00:006 minutos de leitura238 views

Entre os dias 19 e 24, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição vivenciou seis dias de muita intensidade com a presença do Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que realizou a sua Visita Pastoral Canônica, conhecendo assim, toda a realidade pastoral da Paróquia, se reunindo com as comunidades, lideranças dos grupos, serviços e movimentos. Indo às unidades educacionais, de saúde, de caridade, às casas das famílias para abençoar os idosos e enfermos, enfim, dias que serão guardados na memória do povo sumeense.

E para encerrar esta ditosa e significativa Visita Pastoral, o Bispo presidiu a Missa dominical pela manhã na Matriz e refletiu sobre o chamado de Deus. Iniciou questionando-se que necessidade tem o Senhor de nós, e lembrou que não somos merecedores, e Deus, em Sua gratuidade, vem à nossa procura, para que possamos contribuir. Por este motivo, afirmou que a vocação é dom e mistério divinos em nós.

Refletiu que muitos ao longo do tempo tentaram dissuadir-se deste amor de Deus, mas que nos cabe, pois, a todos, enquanto vocacionados, a não buscarmos respostas, e sim abandonarmo-nos no projeto de amor da vinha de Deus. A partir do Evangelho do dia, explicou que o trabalho para o Reino deve ser constante, ainda que discreto, sem alardes. Mas isto nos deve servir de alerta para não sermos ouvintes distraídos do chamado do Senhor, e, displicentes, darmos desculpas esfarrapadas.

Por fim, lembrou que o chamado ao trabalho pelo Reino deve arder-nos o coração porque sempre nos interpela e nos incomoda.

Ao final da Missa, o Pároco, Padre Marcondes agradeceu publicamente a presença do líder e Pai espiritual, Dom Dulcênio; por sua vez, o bispo agradeceu as incontáveis manifestações de carinho e acolhida que prestaram a sua pessoa.

Após a Missa Dom Dulcênio se reuniu com o Setor Juventude, noutro momento muito bonito e vivaz, comprovando a dinamicidade paroquial e vigor da igreja jovem. O Bispo tomou o texto do Evangelho de São Mateus 19,16-30 e refletiu com os jovens sobre o despojamento para o serviço do Reino de Deus. Contou-lhes sua experiência de vida na juventude, trouxe ainda algumas outras experiências de pessoas que lhe procuravam para discernir o chamado de Deus. Fez, ainda, uma grande catequese sobre a vocação como dom de Deus e como podemos responder a este chamado no dia a dia.

Sobre a Visita Pastoral

A visita Pastoral Canônica é a visita oficial que o Bispo faz a uma determinada Paróquia a fim de verificar a sua realidade pastoral. É previsto pelo Código de Direito Canônico (396-398) e tem por objetivo, analisar, avaliar os trabalhos pastorais e confirmar os irmãos na fé. Desde as primeiras comunidades cristãs os bispos já visitam comunidades fundadas por eles.

Sobre a Paróquia.

A Paróquia de São Thomé dos Sucurús foi criada aos 7 de fevereiro de 1943 e instalada aos 9 de fevereiro de 1943, por decreto de Dom Moysés Coelho, Arcebispo Metropolitano da Parahyba, quando ainda era distrito da cidade de Monteiro – PB. A paróquia mudou de nome em 1931, quando da construção da Igreja Matriz em honra à Nossa Senhora da Conceição. A sua construção foi iniciada com a colocação da Pedra fundamental aos 29 de novembro de 1931 e abençoada aos 19 de setembro de 1937 (em estado inacabado), e em 8 de dezembro de 1946 foram concluídos os trabalhos. Ao longo da história, 11 padres passaram pela paróquia, sendo o Padre Marcondes, o décimo segundo Pároco. Atualmente, a paróquia possui 16 comunidades.

Por: Ascom | Contribuição em todos os textos, Seminarista Humberto Carneiro
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia