Pascom Diocesana promove momentos formativos com paróquias

Atualizado em 23/09/23 às 00:005 minutos de leitura254 views

Em um mundo onde as comunicações são cada vez mais frenéticas, usar as ferramentas comunicacionais é quase indispensável, assim a Igreja também atua para fazer usos dos meios a fim de propagar a Boa Nova do Evangelho, e nesse intento, o Pároco da Paróquia de São Pedro e São Paulo, Padre Tobias Gleriston, reuniu uma turma de mais ou menos 10 pessoas para formarem o primeiro grupo da Pastoral da Comunicação, a Pascom.

O encontro aconteceu na manhã e tarde do sábado, 23, na capela de São José, em Queimadas-PB e contou com a presença da equipe diocesana da Pascom, representadas pelas pessoas de Adriana Souza, que também faz parte da própria paróquia, e de Rafael Augusto; a formação conduzida pelos jovens foi dividida em dois momentos, primeiro foi abordado as bases da pastoral, por conseguinte uma formação acerca das gerências de redes sociais.

Na parte inicial Rafael Augusto falou da Pastoral da Comunicação e todo o seu embasamento com os documentos produzidos pela CNBB ao longo dos últimos 20 anos, destacou também que a Pastoral da Comunicação é uma pastoral com vocação transversal, isto porque, é uma pastoral que perpassa toda a vida e dinâmica da igreja.

Ainda pela manhã, o jovem apresentou o organograma da Pascom Diocesana, pontuou a ideia de que o protagonismo dos leigos, a partir da Pastoral da comunicação, é uma vitrine para toda a paróquia e ressaltou que nesse processo inicial é de suma importância caminharem lado a lado com o Pároco e o Conselho Paroquial.

“Nós vemos que o grupo tem um potencial, porque já existia um trabalho, um esboço, um desejo de fazer acontecer a comunicação; com a criação da paróquia, o grupo agora passa a entender o real sentido de uma pascom. Desejo que progridam e deem frutos”, disse.

O Padre Tobias visitou a formação, acompanhou por alguns instantes e disse estar à disposição, e doravante, nesses primeiros passos enquanto paróquia, seu desejo é de investir no grupo a fim de que atuem bem. No segundo momento da formação, no turno da tarde, a jovem e anfitriã, Adriana, que também é membro da pascom diocesana destacou alguns pormenores acerca do Gerenciamento e Produção de Conteúdo para Redes Sociais Paroquiais.

Adriana começou a sua exposição refletindo e estimulando o grupo a pensar sobre o que é uma rede social e a sua função, trouxe também dados atuais no tocante ao uso das redes, e desta forma explicou que é preciso descobrir a meta de onde se quer chegar, para isso é preciso entender o público seguidor e os anseios dos referidos seguidores.

A jovem também falou sobre ética e reponsabilidade no gerenciamento de redes, trouxe casos que devem ser evitados e enfatizou que manusear as redes com o perfil institucional de uma paróquia deve um único objetivo: desejo em evangelizar.

Encontro com a Pascom do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bodocongó

Ainda no mesmo dia, Rafael Augusto, dirigiu-se à Paróquia e Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Bodocongó, para um momento formativo de cunho mais espontâneo com a Pascom; Padre Jadeilson, Pároco, esteve presente disse que o seu desejo é que o grupo apresente o seu melhor a cada momento.

A Rafael, foi proposto a temática: Comunicar como vocação, um ato de formar e informar; para tanto, o jovem da Pascom Diocesana trabalhou com o pasconeiros do Santuário, a ideia de descobrir o sentido da missão: “Para que estou aqui? Para quem estou a servir?”; partindo desse pressuposto, contou um testemunho do seu chamado à Pastoral da comunicação dizendo ter sido uma pastoral determinante para a sua vida e missão como um todo. Falou dos 4 eixos da pascom e trocou algumas informações sobre o protagonismo da Pascom neste período jubilar que a Diocese vivencia.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de São Pedro e São Paulo e Pascom do Santuário

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notícia