Segundo dia de Visita Pastoral em Sumé-PB, é marcado por muitas atividades

Atualizado em 20/09/23 às 00:008 minutos de leitura265 views

Nesta quarta-feira, 20, segundo dia de Visita Pastoral Canônica, que o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio, está realizando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé-PB, as atividades que marcaram o dia foram extensas e cheias de significado; pela manhã o Senhor Bispo visitou o Hospital e Maternidade Alice de Almeida.

A Visita à esta unidade hospitalar trouxe para as pessoas internadas, bem como para os profissionais, um alento de Deus. Dom Dulcênio foi recebido pelos membros da administração e pela Secretária de Saúde do município, que lhe apresentaram as instalações do hospital.

Primeiro ele encontrou-se com um grupo de gestantes que estavam para ser atendidas, mas que queriam encontrar-se com o Bispo. Neste momento falou algumas palavras de encorajamento e parabenizou-as por serem a favor da vida, não procurando métodos contraceptivos. Em seguida, ele visitou e deu a Unção dos enfermos a alguns internados. Ao fim, encontrou-se brevemente com os funcionários e dirigiu-lhes algumas palavras, recordando, especialmente, que os funcionários se encontram todos os dias com o Cristo na pessoa dos sofredores que chegam para o atendimento.

Ainda pela manhã, Dom Dulcênio cumpriu agenda indo a Rádio 95 FM, onde participou de um programa e concedeu entrevista aos locutores, falou sobre as impressões da Visita, sobre a formação dos sacerdotes da Diocese, sobre os investimentos na formação dos sacerdotes. Ainda respondeu a algumas perguntas feitas pelos ouvintes.

No turno da tarde, o Pastor Diocesano deslocou-se até o Abrigo de Idosos Rosália Paulino, acompanhado pelo Seminarista Humberto e pelo Pároco Padre Marcondes. A Visita ao abrigo de idosos foi um momento muito bonito, o bispo foi recebido pela administradora e por algumas enfermeiras que lá trabalham. Cumprimentou e conversou com todos e cada um dos idosos ali presentes, especialmente com aqueles que ainda possuíam o uso claro da razão. Ao fim das visitas, Dom Dulcênio realizou breve celebração de bênção dos idosos reunidos, bem como agradeceu o empenho dos funcionários em cuidar tão fervorosamente daqueles idosos que já não possuem tanta vitalidade.

Do Abrigo de Idosos, o bispo seguiu para a comunidade de Olho d’Água Branco, lá, sendo recebido pelo povo, o prelado ouviu a história da capela e da devoção a São João Batista. Na localidade existem mais de 30 famílias que ainda conservam os costumes das novenas antigas. Dom Dulcênio expressou sua alegria em conhecer a história do povo. Chamou atenção do Pastor Diocesano um quadro do santo padroeiro, do qual se reza a novena e possui mais de 100 anos.

Numa breve reflexão, falou um pouco sobre São João Batista e fez uma reflexão de que, da mesma maneira que São João foi o precursor de Jesus, os mais antigos da comunidade também foram precursores na fé dos que hoje a vivem na comunidade. Os membros da comunidade, ao fim da visita, cantaram o Hino a São Joao Batista, o “Bendito, louvado seja”. Concluindo o momento, o Bispo convidou os presentes para a Oração do Senhor e rogou as bençãos sobre o povo e despediu-se da comunidade.

À programação prevista para este segundo dia foi concluída na Comunidade de São Pio X, que fica no Distrito do Pio X ; Dom Dulcênio foi recebido pelos animadores da comunidade local com muito entusiasmo e às 19h30 presidiu a Santa Missa.

Em sua homilia, Dom Dulcênio refletiu que Deus vai agindo na história do povo, como agiu na história daquele povo daquela comunidade, por trás das inúmeras pessoas que procuraram sustentar a fé daquela comunidade. A do Evangelho, procurou refletir com os fiéis partindo de uma pergunta: “nos dias de hoje, estamos levando a sério a mensagem evangélica?”, indagou. E, continuando em sua reflexão, procurou explicar ao povo que se pode chegar à santidade quando se caminha retamente, seguindo em tudo a vontade de Deus, e que ninguém chega de qualquer modo, nem é um chamado apenas para pessoas religiosas, mas algo que se destina a todos.

Após a celebração, Dom Dulcênio cumprimentou inúmeros membros da comunidade e encorajou-os na caminhada espiritual que cada um empreende.

Programação para a quinta-feira, 21/09

Na quinta-feira, Dom Dulcênio cumpre agenda às 10h30 indo à Escola Estadual Professor José Gonçalves. À tarde se dirige à escola Instituto Educacional Imaculada Conceição e à noite preside a Crisma dos adultos na igreja Matriz.

Por: Ascom, contribuição Seminarista Humberto Carneiro
Fotos: Pascom Paroquial