Dom Dulcênio inicia Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé-PB

Atualizado em 19/09/23 às 00:006 minutos de leitura310 views

O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, iniciou na tarde desta terça-feira (19), mais uma Visita Pastoral Canônica, desta vez, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Sumé-PB, forania Cariri II. O Pastor Diocesano ficará na referida Paróquia dos dias 19 a 24 de setembro, a fim de conhecer de perto a realidade paroquial. Neste ano de 2023, já é a quarta paróquia visitada.

No primeiro dia de visitação, o Bispo Diocesano foi acolhido pelo Administrador Paroquial, Padre José Marcondes, o Vigário Paroquial Pe. Naelson Santos e representantes de grupos, pastorais e movimentos.  Ao chegar na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Dom Dulcênio foi recebido com música pela Banda Marcial Antônio Josué de Lima, e com as demonstrações de carinho do público presente, que já neste primeiro momento evidenciou sua felicidade em receber o bispo diocesano para uma semana de partilha e aprendizado.

No momento de sua acolhida, no fim da tarde, Dom Dulcênio tomou a palavra e, brevemente, explicou o sentido de uma Visita Pastoral canônica, recordando que seu intuito é acompanhar a vivência pastoral da Paróquia, conhecer as diversas realidades paroquiais, ensinar e aprender junto ao povo. Apresentou também duas irmãs da Congregação das irmãs de São Francisco de Sales, que acompanham também esta visita pastoral. Agradeceu a acolhida e procedeu à oração do Ângelus, depois do qual rogou a bênção sobre os muitos fiéis que se fizeram presentes. Às 19h30, o Bispo presidiu a Santa Missa, na comunidade de São José, no Bairro da Várzea Redonda.

Em sua primeira homilia da Visita pastoral, Dom Dulcênio refletiu, a partir da primeira leitura (1Tm 3,1-13) sobre a pessoa do Bispo, sua vida e missão, procurando relacioná-la com a importância da sua Visita à Paróquia. O Bispo refletiu que a sua missão, à luz da Palavra de Deus, é ajudar o povo a chegar até Deus, de forma que os dias de Visita pastoral são para ter uma maior proximidade do Pastor com o seu rebanho. Comentando o Evangelho (Lc 7,11-17), ressalvou que Jesus, em sua vida terrena, procurou apresentar o Pai, especialmente por gestos concretos, como os milagres. A partir do exemplo de compaixão de Jesus, lembrou que nosso Deus é o Deus da vida, que deve ser respeitada desde a sua concepção (neste ponto, recordou a gravidade da situação que se desenrola no STF sobre a questão do aborto aos fetos até três meses de gestação, cujo fato, recordou o Bispo, deve ser motivo de questionamento e defesa da vida por parte dos católicos, que não devem amedrontar-se). Encerrando a homilia, exortou os fiéis a pensar sempre na vida, na caminhada que fazemos neste mundo, enfim, na caminhada de vida que deve ser vivida sempre em Deus.

AGENDA DA QUARTA FEIRA DIA 20

Na quarta-feira, dia 20, a programação do Bispo começa às 09H visitando o Hospital e Maternidade Alice de Almeida, às 11H, está prevista a visita na Secretaria Paroquial. À tarde, às 14H30min, o Bispo visita o Abrigo dos Idosos Rosália Paulino; às 17H30min Visita a comunidade do Olho d’água do Branco e às 19H visita a comunidade do PioX e encerra o dia com a Santa Missa naquela comunidade.

SOBRE A PARÓQUIA

A Paróquia de São Thomé dos Sucurús foi criada aos 7 de fevereiro de 1943 e instalada aos 9 de fevereiro de 1943, por decreto de Dom Moysés Coelho, Arcebispo Metropolitano da Parahyba, quando ainda era distrito da cidade de Monteiro – PB. A paróquia mudou de nome em 1931, quando da construção da Igreja Matriz em honra à Nossa Senhora da Conceição. A sua construção foi iniciada com a colocação da Pedra fundamental aos 29 de novembro de 1931 e abençoada aos 19 de setembro de 1937 (em estado inacabado), e em 8 de dezembro de 1946 foram concluídos os trabalhos. Ao longo da história, 11 padres passaram pela paróquia, sendo o Padre Marcondes, o décimo segundo Pároco. Atualmente, a paróquia possui 16 comunidades.

Com informações e fotos: Pascom Paroquial, com contribuição do Seminarista Humberto