Dom Dulcênio inicia Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé-PB

Atualizado em 19/09/23 às 00:006 minutos de leitura294 views


O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, iniciou na tarde desta terça-feira (19), mais uma Visita Pastoral Canônica, desta vez, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Sumé-PB, forania Cariri II. O Pastor Diocesano ficará na referida Paróquia dos dias 19 a 24 de setembro, a fim de conhecer de perto a realidade paroquial. Neste ano de 2023, já é a quarta paróquia visitada.

No primeiro dia de visitação, o Bispo Diocesano foi acolhido pelo Administrador Paroquial, Padre José Marcondes, o Vigário Paroquial Pe. Naelson Santos e representantes de grupos, pastorais e movimentos.  Ao chegar na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Dom Dulcênio foi recebido com música pela Banda Marcial Antônio Josué de Lima, e com as demonstrações de carinho do público presente, que já neste primeiro momento evidenciou sua felicidade em receber o bispo diocesano para uma semana de partilha e aprendizado.

No momento de sua acolhida, no fim da tarde, Dom Dulcênio tomou a palavra e, brevemente, explicou o sentido de uma Visita Pastoral canônica, recordando que seu intuito é acompanhar a vivência pastoral da Paróquia, conhecer as diversas realidades paroquiais, ensinar e aprender junto ao povo. Apresentou também duas irmãs da Congregação das irmãs de São Francisco de Sales, que acompanham também esta visita pastoral. Agradeceu a acolhida e procedeu à oração do Ângelus, depois do qual rogou a bênção sobre os muitos fiéis que se fizeram presentes. Às 19h30, o Bispo presidiu a Santa Missa, na comunidade de São José, no Bairro da Várzea Redonda.

Em sua primeira homilia da Visita pastoral, Dom Dulcênio refletiu, a partir da primeira leitura (1Tm 3,1-13) sobre a pessoa do Bispo, sua vida e missão, procurando relacioná-la com a importância da sua Visita à Paróquia. O Bispo refletiu que a sua missão, à luz da Palavra de Deus, é ajudar o povo a chegar até Deus, de forma que os dias de Visita pastoral são para ter uma maior proximidade do Pastor com o seu rebanho. Comentando o Evangelho (Lc 7,11-17), ressalvou que Jesus, em sua vida terrena, procurou apresentar o Pai, especialmente por gestos concretos, como os milagres. A partir do exemplo de compaixão de Jesus, lembrou que nosso Deus é o Deus da vida, que deve ser respeitada desde a sua concepção (neste ponto, recordou a gravidade da situação que se desenrola no STF sobre a questão do aborto aos fetos até três meses de gestação, cujo fato, recordou o Bispo, deve ser motivo de questionamento e defesa da vida por parte dos católicos, que não devem amedrontar-se). Encerrando a homilia, exortou os fiéis a pensar sempre na vida, na caminhada que fazemos neste mundo, enfim, na caminhada de vida que deve ser vivida sempre em Deus.

AGENDA DA QUARTA FEIRA DIA 20

Na quarta-feira, dia 20, a programação do Bispo começa às 09H visitando o Hospital e Maternidade Alice de Almeida, às 11H, está prevista a visita na Secretaria Paroquial. À tarde, às 14H30min, o Bispo visita o Abrigo dos Idosos Rosália Paulino; às 17H30min Visita a comunidade do Olho d’água do Branco e às 19H visita a comunidade do PioX e encerra o dia com a Santa Missa naquela comunidade.

SOBRE A PARÓQUIA

A Paróquia de São Thomé dos Sucurús foi criada aos 7 de fevereiro de 1943 e instalada aos 9 de fevereiro de 1943, por decreto de Dom Moysés Coelho, Arcebispo Metropolitano da Parahyba, quando ainda era distrito da cidade de Monteiro – PB. A paróquia mudou de nome em 1931, quando da construção da Igreja Matriz em honra à Nossa Senhora da Conceição. A sua construção foi iniciada com a colocação da Pedra fundamental aos 29 de novembro de 1931 e abençoada aos 19 de setembro de 1937 (em estado inacabado), e em 8 de dezembro de 1946 foram concluídos os trabalhos. Ao longo da história, 11 padres passaram pela paróquia, sendo o Padre Marcondes, o décimo segundo Pároco. Atualmente, a paróquia possui 16 comunidades.

Com informações e fotos: Pascom Paroquial, com contribuição do Seminarista Humberto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)