Em Cuité-PB, Bispo celebra abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês

Atualizado em 14/09/23 às 00:009 minutos de leitura389 views

Considerada uma das maiores devoções do curimataú, Nossa Senhora das Mercês, em Cuité-PB será celebrada por sua paróquia desde esse dia 14 até o próximo dia 24 de setembro; a abertura foi marcada pela acolhida Imagem Peregrina da Padroeira que foi trazida pelos fiéis numa procissão motorizada até à Matriz. O hasteamento das bandeiras precedeu a Santa Missa de abertura que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Os Padres da Paróquia, Padre João Paulo (Pároco) e o Padre Fabiano Cruz (Vigário) acolheram com esmero ao Pastor Diocesano e aos seminaristas que o acompanharam no serviço litúrgico; neste dia da abertura das festividades em honra à Padroeira, a Igreja celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz e o Bispo, disse ser uma feliz providência celebrar esta Festa Litúrgica em preparação à Festa da Padroeira.

Homilia

Ao pregar aprofundando sua homilia no mistério litúrgico da Festa da Exaltação da Santa Cruz, Dom Dulcênio lembrou que o dia 14 de setembro, se comemora o glorioso fato da reconquista da Santa Cruz das mãos dos Persas, também frisou que a igreja ao longo dos séculos dedicou especial veneração ao Santo Lenho que serviu de Altar no grande sacrifício de Jesus Cristo.

“Se tivéssemos dela uma mínima partícula, não a consideraríeis um tesouro precocíssimo e como tal não guardaríeis com muito amor cuidado? Por que não estimais a Cruz, que Nosso Senhor, bom Deus, vos manda? Não é também uma partícula, que, levada com paciência e resignação, como Jesus levou, vos será de muito maior utilidade que o próprio santo Lenho? Não fujamos da Cruz de nosso dia a dia, ela existe e é para ser carregada!”, pregou.

Seguiu ensinando, que pela Cruz Jesus foi exaltado sobre os céus e a terra, doravante, todos os cristãos serão exaltados se, como e com Jesus Cristo levarem a cruz que ele designou a cada um de seus filhos, tendo paciência e humildade. A festa da Exaltação da Santa Cruz coloca os fiéis diante do maior símbolo e revela a grandeza surpreendente de Deus que transforma os sinais de morte em sinal de vida, que transforma a própria morte em vida plena.

“Ao celebrarmos a Exaltação da Santa Cruz, celebramos o grandioso amor de Deus por nós, celebramos a vida que vence a morte, celebramos a certeza de que todo sofrimento, por mais terrível que seja, tem um fim. A Cruz deixou de ser um instrumento de morte e passou a ser um instrumento redentor”, disse.

E continuou: “Sabemos da importância do crucifixo na vida do Cristão, somos chamados a olhar para a Cruz, como um sinal da salvação. Assim como a serpente de bronze foi levanta por Moisés no deserto e os que para ela olhavam eram curados, assim também nós. Ao contemplarmos o sacrifício redentor de Jesus somos curados”.

Adiante, o Pastor Diocesano encorajou aos fiéis a abraçarem a cruz sem medo, sem reservas, pois a Cruz é a Aliança de Misericórdia. A realidade da cruz traz em si um grande mistério. Depois de passar pela cruz, pelo sofrimento e pela morte, Jesus ressuscita! E é assim que acontece com todos aqueles que a tomam, são transformados. A morte se transforma em vida. Não fujamos a Cruz, vamos abraça-la até o fim”, findou.

A continuidade da festa

A Festa de Nossa Senhora das Mercês seguirá até o dia 24 de setembro, com uma vasta programação que poderá ser acompanhada pelas redes sociais da paróquia. Abaixo das fotos desta missa presidida pelo bispo confira a programação .

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Confira a programação da Festa: