Paróquia de Nossa Senhora da Guia, de Queimadas-PB, realiza peregrinação à Catedral

Atualizado em 10/09/23 às 00:006 minutos de leitura291 views

Em mais um domingo cheio da Graça divina, a Paróquia de Nossa Senhora da Guia, com sede em Queimadas-PB peregrinou à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande-PB, para o recebimento das Indulgências plenárias.

A Paróquia foi acolhida pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, que disse ser um momento importante para a vida da diocese com a peregrinação da referida comunidade paroquial. As dezenas de fiéis que peregrinaram, tomaram café da manhã no salão da catedral, visitaram a exposição das fotos históricas e participaram da Catequese sobre as Indulgências Plenárias proferida pelo Diácono Anderson Ramalho.

Na Santa Missa do Lar, às 10h, presidida pelo Padre Luciano Guedes e concelebrada pelo Pároco da Paróquia da Guia, Padre Francisco Evaristo, contou o com a assistência do Diácono Anderson e alguns seminaristas que auxiliaram aos serviços do Altar.

Homilia

Na homilia trazida pelo Vigário Geral, Padre Luciano falou sobre o grande ensinamento do Evangelho deste domingo, que se refere aquele irmão que errou cometendo um pecado relacionado ao convívio com os outros, o pecado que quebra a fraternidade. Conforme ensinou, o texto sagrado reafirma a necessidade da comunidade cristã ser um lugar onde se cultiva a caridade, isto é, onde se cultiva o amor que tem a possibilidade de se manifestar e de ser acolhido; acima de tudo, na comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, deve vigorar a bondade e o desejo da reconciliação entre as pessoas.

“Na comunidade dos cristãos todos os conflitos devem ser solucionados perante o irmão que manchou a relação fraterna; o evangelho nos ensina que devem ser colocadas em prática todas as iniciativas necessárias a fim de que ele se arrependa. A correção é válida, nós aprendemos apenas no horizonte do amor, não do ódio, não do despeito, não do espírito da negativo da crítica, ou da condenação”, disse.

Ainda ao refletir, destacou que a Palavra do Senhor nos faz questionar sobre aquele ditado que as vezes usado de forma errônea: ‘cada um por si e Deus por todos’; segundo pregou, não é esta a regra do Evangelho; “O Senhor nos desafia a sentirmo-nos todos responsáveis uns pelos outros, profunda e concretamente solidários, ao ponto de nos advertirmos reciprocamente, caso alguém cometa um equívoco ou alguma injustiça”, pregou.

E concluiu: “A nossa tarefa diante do erro cometido é procurar a reparação, é buscar continuamente viver como quem se converte a Deus e como quem tem a missão, a tarefa de conduzir os outros para experimentar a graça de ser salvo pela misericórdia do Senhor. Peçamos a Deus que nos ensine a viver o caminho da reconciliação, o caminho do conselho, o caminho da palavra sábia, da palavra caridosa que não destrói, mas que gera um recomeço na caminhada dos irmãos; neste ano de graça, ano jubilar da nossa diocese, a peregrinação que fazemos à esta catedral seja também uma oportunidade para o perdão, para a reciprocidade sincera, para uma vida nova, para uma vida cheia da escuta de Deus e do desejo da conversão. A Mãe de Jesus, a Imaculada Conceição, que é refúgio dos pecadores, que é a consoladora das nossas aflições, que ela nos guie no caminho para o céu e nos conceda nesta terra a felicidade de imitar o Cristo compassivo, o Cristo misericordioso, Servo e obediente”.

Palavras do Padre Francisco Evaristo

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Padre Francisco, disse que celebrou os 50 anos da diocese, o jubileu de ouro, e agora celebra os 75 anos, o que representa motivo de graça e muitas bênçãos. Destacou ao povo que peregrinou que mediante Maria, a Imaculada Conceição, os católicos aprendem ela propõe: “Fazei tudo o que ele vos disser”; também disse que a presença da sua paróquia nesta peregrinação lhe trouxe bons sentimentos, tais como o desejo de ajudar a quem mais precisa, de viver e espalhar o amor.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial de Queimadas-PB