Paróquia de Nossa Senhora da Guia, de Queimadas-PB, realiza peregrinação à Catedral

Atualizado em 10/09/23 às 00:006 minutos de leitura287 views


Em mais um domingo cheio da Graça divina, a Paróquia de Nossa Senhora da Guia, com sede em Queimadas-PB peregrinou à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande-PB, para o recebimento das Indulgências plenárias.

A Paróquia foi acolhida pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, que disse ser um momento importante para a vida da diocese com a peregrinação da referida comunidade paroquial. As dezenas de fiéis que peregrinaram, tomaram café da manhã no salão da catedral, visitaram a exposição das fotos históricas e participaram da Catequese sobre as Indulgências Plenárias proferida pelo Diácono Anderson Ramalho.

Na Santa Missa do Lar, às 10h, presidida pelo Padre Luciano Guedes e concelebrada pelo Pároco da Paróquia da Guia, Padre Francisco Evaristo, contou o com a assistência do Diácono Anderson e alguns seminaristas que auxiliaram aos serviços do Altar.

Homilia

Na homilia trazida pelo Vigário Geral, Padre Luciano falou sobre o grande ensinamento do Evangelho deste domingo, que se refere aquele irmão que errou cometendo um pecado relacionado ao convívio com os outros, o pecado que quebra a fraternidade. Conforme ensinou, o texto sagrado reafirma a necessidade da comunidade cristã ser um lugar onde se cultiva a caridade, isto é, onde se cultiva o amor que tem a possibilidade de se manifestar e de ser acolhido; acima de tudo, na comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, deve vigorar a bondade e o desejo da reconciliação entre as pessoas.

“Na comunidade dos cristãos todos os conflitos devem ser solucionados perante o irmão que manchou a relação fraterna; o evangelho nos ensina que devem ser colocadas em prática todas as iniciativas necessárias a fim de que ele se arrependa. A correção é válida, nós aprendemos apenas no horizonte do amor, não do ódio, não do despeito, não do espírito da negativo da crítica, ou da condenação”, disse.

Ainda ao refletir, destacou que a Palavra do Senhor nos faz questionar sobre aquele ditado que as vezes usado de forma errônea: ‘cada um por si e Deus por todos’; segundo pregou, não é esta a regra do Evangelho; “O Senhor nos desafia a sentirmo-nos todos responsáveis uns pelos outros, profunda e concretamente solidários, ao ponto de nos advertirmos reciprocamente, caso alguém cometa um equívoco ou alguma injustiça”, pregou.

E concluiu: “A nossa tarefa diante do erro cometido é procurar a reparação, é buscar continuamente viver como quem se converte a Deus e como quem tem a missão, a tarefa de conduzir os outros para experimentar a graça de ser salvo pela misericórdia do Senhor. Peçamos a Deus que nos ensine a viver o caminho da reconciliação, o caminho do conselho, o caminho da palavra sábia, da palavra caridosa que não destrói, mas que gera um recomeço na caminhada dos irmãos; neste ano de graça, ano jubilar da nossa diocese, a peregrinação que fazemos à esta catedral seja também uma oportunidade para o perdão, para a reciprocidade sincera, para uma vida nova, para uma vida cheia da escuta de Deus e do desejo da conversão. A Mãe de Jesus, a Imaculada Conceição, que é refúgio dos pecadores, que é a consoladora das nossas aflições, que ela nos guie no caminho para o céu e nos conceda nesta terra a felicidade de imitar o Cristo compassivo, o Cristo misericordioso, Servo e obediente”.

Palavras do Padre Francisco Evaristo

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, Padre Francisco, disse que celebrou os 50 anos da diocese, o jubileu de ouro, e agora celebra os 75 anos, o que representa motivo de graça e muitas bênçãos. Destacou ao povo que peregrinou que mediante Maria, a Imaculada Conceição, os católicos aprendem ela propõe: “Fazei tudo o que ele vos disser”; também disse que a presença da sua paróquia nesta peregrinação lhe trouxe bons sentimentos, tais como o desejo de ajudar a quem mais precisa, de viver e espalhar o amor.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial de Queimadas-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)