Catequistas da Forania Cidade Norte encontram-se para continuar Processo Formativo

Atualizado em 10/09/23 às 00:004 minutos de leitura222 views

No dia em que o Evangelho nos mostrava que Jesus Cristo é o Senhor de todas as coisas, inclusive dos “sábados”, os catequistas da Forania Cidade Norte se reuniam, no dia 9 de setembro, na Paróquia de São Cristóvão, para dar sequência qo processo formativo iniciado no último dia 12 de agosto.

Nessa oportunidade, todos que estavam presentes refletiram sobre o tema: “Catecismo da Igreja Católica – Um Caminho Seguro para o Catequista (Parte II)”. Após as boas-vindas dadas pela catequista Paula Vasconcelos e uma oração inicial, os assessores da Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética – Larrildo Motta, Marivone Pereira e Mateus Dantas – recordaram inicialmente aos catequistas alguns pontos importantes da última formação. Em seguida, adentraram ao conteúdo da segunda parte do CIC – A Celebração do Mistério Cristão – tendo como enfoque a Liturgia e os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã.

Os catequistas aprofundaram no conhecimento que a liturgia Santa Igreja Católica visa “expressar que o povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’ e o próprio Cristo continua em sua Igreja a obra de nossa redenção” (CIC 1069). A liturgia por ser “o ápice para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força” (CIC 1074), coloca a catequese “ligada a toda ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens” (CIC 1074).

Aos catequistas foi bastante enfatizado que toda a liturgia é uma fonte para o nosso crescimento na fé e que ela não pertence a um ser humano, mas sim ao Cristo, que está sempre vivo e vivificando sua Igreja.

O Catecismo, com toda propriedade, afirma que “a vida litúrgica da Igreja gravita em tomo do sacrifício eucarístico e dos sacramentos” (CIC 1113) e, portanto, o corpo de Cristo, que somos todos nós, recebemos a força vinda do Espírito Santo através dos sacramentos. Esses mesmos sacramentos nos acompanham por toda a nossa vida. Nos imprime uma marca indelével. “Pelos sacramentos da iniciação cristã, são lançados os fundamentos de toda vida cristã” (1212), nos permitindo participar da natureza divina mediante os dons recebidos pela graça de Cristo.

Iniciando pelo Sacramento do Batismo – que é a “porta da vida no Espírito (vitae spiritualis janua)” – passando pelo Sacramento da Confirmação – que consuma a graça batismal e nos exorta a difundir e defender à fé –, chegamos ao Sacramento que é a “fonte e ápice de toda a vida cristã”, ou seja, a Eucaristia. Devido ao tempo exíguo, os assessores se detiveram a convencer e estimular os catequistas que é impossível ter uma vida de serviço pastoral sem a participação constante na Santa Eucaristia. É o próprio Cristo que nos alimenta e fortalece para nossa caminhada rumo a santidade e, ao mesmo tempo, sermos testemunha desse amor que se doou por cada uma de nós.

Por fim, a Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética agradeceu ao Padre Van Victor pela acolhida e disponibilidade do local para realizarmos mais esse encontro formativo e incentivou a todos os catequistas que possam se fazer presentes no próximo dia 28 de outubro (em local a ser definido) para o nosso terceiro momento desse processo formativo.

Com informações e fotos: Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia