Comissão Diocesana de Catequese promove formações em Paróquias do Brejo

Atualizado em 04/09/23 às 00:004 minutos de leitura234 views

A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética a Iniciação à Vida Cristã, coordenada pelo Pe. Jorge Rodrigues, realizaram mais duas formações na Forania do Brejo, uma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Cidade de Pocinhos/PB, e outra na Área Pastoral de São Sebastião, em Matinhas/PB, nesse final de semana.

No Sábado, dia 02/09 a formação foi realizada pelos membros da comissão Lorruan e Marivone que se reuniram com catequistas das turmas da Eucaristia, Crisma e Catequese de Adultos, o momento foi no centro Pastoral Dom Manuel Pereira da Costa na Cidade de Pocinhos. O encontro iniciou-se às 08h com um café da manhã compartilhado. A catequista Carla, que é membro da Comissão Paroquial de IVC, acolheu todos com uma saudação de boas-vindas. Logo após a oração houve uma breve reflexão e a palavra foi dada aos membros da comissão.

Nesta formação o tempo foi dividido em duas partes: no primeiro instante foi abordado o Diretório Diocesano de Iniciação a Vida Cristã - sendo trabalhado a catequese e o Catequista, o qual foi visto que é necessário que cada catequista tenha consciência e ciência de sua missão no anúncio da pessoa de Jesus Cristo através deste chamado particular que faz a cada um para a transmissão da Fé.

Na segunda parte foi visto a Bíblia, a Palavra de Deus, seu contexto histórico e seus livros. A comissão levou diversas exemplares de bíblias, inclusivas edições Judaicas, para que os catequistas pudessem tocar no material ali apresentado. Houve bastante interação dos catequistas, tirando suas dúvidas e trazendo seus depoimentos de suas realidades do dia a dia como discípulo missionário, o encontro foi encerrado as 11h30 da manhã com oração final feita pela coordenação Paroquial que agradeceu a presença de todos os presentes.

No domingo dia 03/09 a comissão esteve presente na Área Pastoral de São Sebastião na Cidade de Matinhas com catequistas de Batismo, Eucaristia e Crisma. O encontro iniciou-se às 08h20 onde o Catequista Joelson deu as boas-vindas aos participantes, logo após fez a leitura do Evangelho e uma breve reflexão;

Marivone, trabalhou o tema “A Bíblia, a Palavra de Deus”. Inicialmente foi feita uma reflexão sobre a missão do catequista, o ser Catequista e os compromissos assumidos perante a comunidade Paroquial. No tema Bíblia foi feito um resumo da história do Livro Sagrado suas traduções até chegar-se a vulgata e os exemplares que hoje são acessíveis, foi citado ainda a importância de ter uma Bíblia que ajude o catequista em seus estudos, com notas de rodapé que facilitem o entendimento de algumas questões.

O encontro teve Interação dos catequistas onde comentaram sobre situações que ocorrem nos encontros de catequese e até mesmo no seu dia a dia, demostrando que é sempre necessário participarem de formações para poder responder a tantas questões que vivenciam. A formação encerrou-se as 9h50 com a oração final feita pela catequista Íris e logo após todos participaram da Santa Missa.

Com informações e fotos: Hélio Diniz

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia