XXII Domingo do Tempo Comum: Peregrinações à Catedral e Crismas

Atualizado em 03/09/23 às 00:0010 minutos de leitura429 views

Neste 22º Domingo do Tempo Comum, a Igreja convida a todos os cristãos a seguirem Jesus, renunciando a si mesmo e tomando a sua cruz, um seguimento que implica em decisão e em compromisso com a verdade anunciada pelo Mestre. O Bispo Diocesano de Campina Grande, neste final de semana, compreendido entre os dias 02 e 03, presidiu três, sendo duas delas com Crismas, uma na tarde do sábado (02) na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, precisamente estando na cidade de Caturité, onde crismou 96 jovens e adultos; outra no domingo (03) à tarde, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Monteiro quando crismou 66 jovens e adultos.

Já no domingo pela manhã, Dom Dulcênio presidiu a tradicional Missa do Lar, acolhendo na Catedral de Nossa Senhora da Conceição a peregrinação da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, da cidade de Esperança-PB, que veio receber as Indulgências plenárias; Junto ao Padre Luciano Guedes, Vigário Geral, saudaram todos os paroquianos de Esperança nas pessoas dos padres Evanilson, Ednaldo e João de Deus, assim como o Diácono Maurício.

Na homilia, o Pastor Diocesano explicou que toda a reflexão estaria em volta ao testemunho cristão; começou destacando que o chamado de Jesus Cristo é irresistível, e que todos os homens e mulheres são vocacionados às realidades transcendentes: “A mesma Graça que nos chama nos dá força diante das exigências que de todos os lados nos interpelam. Todos nós somos chamados para uma missão na igreja”, disse.

A primeira leitura do livro do Profeta Jeremias apresenta –conforme ensinou o bispo–  uma das mais belas declarações de amor e uma das mais transparentes da Sagrada Escritura: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder” (Jr 20, 7); e prosseguindo explicou que o Profeta Jeremias preconiza o próprio Cristo no seu sofrimento rumo a Cruz, o Cristo é o modelo para todos nós cristãos; ele é modelo de amor, de paciência ante às perseguições sofridas por causa do Evangelho da Salvação.

“Quem segue a Jesus esteja preparado para carregar a Cruz; ele, o Cristo, fonte de toda a Bem-Aventurança, e é a partir de si, nos felicitará quando diz: ‘Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo mal contra vós por causa de mim; alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa no céu, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós’”, pregou.

Adiante refletiu sobre o Evangelho de Mateus 16, 21-27, que traz a cena do diálogo entre Jesus e Simão Pedro, e mostra a repreensão de Cristo a Pedro, por pensar conforme os conceitos e as lógicas humanas; Pedro queria impedir o sofrimento de Jesus, mas a lógica de Jesus não era essa, ele precisaria passar pelo sofrimento até à sua glória.

Ademais refletiu com a comunidade: “estamos sendo pedra de tropeço ou de reerguimento em nossas comunidades? Ser de erguimento ou de tropeço reflete necessariamente a nossa condição diante de Deus. Se lhes somos submissos pela fé ou se queremos lhe dá ordens, ensinando-lhe pretensiosamente a maneira de como conduzir as coisas, é por isso que Jesus enquadra Pedro como Satanás, como revoltado exigindo-lhe que volte ao seu lugar de Discípulo, deixando o mestre conduzir, seguindo-o”, explicou.

Em analogia a este pensamento, lembrou dos muitos cristãos que não fazem a vontade divinas, mas sim as próprias vontades: “O Cristão que quer uma religião ao seu modo, que vive fugindo do sofrimento, isto é, fugindo da Cruz, vive o comodismo da fé, é um cristão que quer viver conforme a sua vontade”.

“Nunca nos esqueçamos – como diz o Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo quinto, versículo vinte e nove – ‘importa obedecer antes a Deus do que aos homens’. Não baixemos a cabeça para aquilo que o mundo nos impõe! Sejamos Cristãos de verdade! Não queiramos ser reprovados por Deus e aplaudidos pelos homens. Em Cristo sejamos oblações vivas, puras e santas. Nunca abandonemos o Cristo!”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Boqueirão | Pascom de Esperança | Pascom de Monteiro

FOTOS DA MISSA E CRISMA EM CATURITÉ-PB
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia