Dia do Catequista: Na catedral a Catequese e a Pastoral da Criança realizam Peregrinação

Atualizado em 27/08/23 às 00:0013 minutos de leitura414 views

Na dinâmica da programação prevista para o recebimento das Indulgências Plenárias, neste domingo, dia 27, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande-PB, acolheu as peregrinações da Pastoral da Criança e dos Catequistas, neste dia, inclusive dedicado a todos os catequistas.

Na catedral, O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, também referencial para a Catequese no Regional NE2, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo Bispo de Patos, Dom Heraldo, também pelo Padre Luciano Guedes (Vigário Geral) e os Padres Antônio Batista (Pastoral da Criança) e o Padre Jorge (Catequese).

Dom Heraldo veio de Patos-PB para participar deste momento junto à Pastoral da Criança, uma vez que ele é Bispo referencial na Província Eclesiástica da Paraíba; o prelado participou da catequese e foi acolhido com muita estima por Dom Dulcênio.

Homilia

A igreja chega ao seu 21º do Tempo Comum, o Evangelho de Mateus 16, 1-20, apresenta a profissão de fé de Pedro, o primeiro Papa. Na primeira leitura, extraída do Profeta Isaías 22, 19-23, o Senhor Deus destitui Sobna da função de Administrador do Palácio do Rei Ezequias, e constituiu Eliacim para esta mesma função.

Conforme ensinou, o motivo da exoneração seria a vaidade, Sobna quis tornar-se imortalmente célebre, inclusive depois de sua morte. “Seria a vaidade um pecado tão horrendo a ponto de provocar a reprovação por parte do Senhor? Sim. Principalmente se a vaidade trouxer consigo outros comparsas: corrupção, injustiça, desperdício, má gestão”, explicou.

E continuou explicando que Isaías é enviado, em nome do Senhor, para esta missão de procurar um novo curador que fosse “um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá” (Is 22,21). E Deus, olhando para Eliacim, cujo nome significa “Deus estabeleceu”, filho de Helcias, o encontrou:  “Concedeu-lhe as chaves que lhe conferia a autoridade de administrar os bens do soberano, que fixava a abertura e o fechamento das portas e definia quais os visitantes introduziria junto do soberano”.

No Evangelho uma analogia, Jesus concede, simbolicamente as chaves a Pedro; na cena evangélica Jesus interroga aos seus discípulos: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’; nota-se que Pedro responde de modo solene, o Apóstolo representou, naquele instante, toda a igreja ao professar a fé no Cristo Salvador, no Messias.

Dom Dulcênio, ao aprofundar a explicação deste Evangelho, pregou que Deus, que conhece os corações, concedeu o seu poder, a sua autoridade a Simão, cognominando-lhe ‘Pedro’, entregando as chaves do Seu Reino, da Sua Igreja.

“O Senhor entrega o que é Seu para quem O reconhece e O aponta; confia o que tem de mais sublime: a Sua Igreja, pela qual deu a vida de maneira cruentíssima. E mesmo com fraquezas, Pedro foi escolhido, não pela capacidade do seu coração, mas por Aquele que detém e é fonte da “profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência” (Rm 11,33), como exclamava São Paulo, na Segunda Leitura, diante da inescrutabilidade e da impenetrabilidade dos pensamentos do Senhor”, ensinou.

Dom Dulcênio concluiu lembrando que hoje, Pedro continua com as chaves, agora nas mãos do Papa Francisco, que deve, por primeiro reconhecer, indubitavelmente, o Senhor, sem se deixar desviar pelas tentações, inclusive da vaidade. “O papado é também um carisma, uma graça privilegiada concedida para a edificação da Igreja. Ser cristão também é graça. Que conduzidos pelo Papa, dóceis à sua autoridade-serviço, aproveitemos a porta aberta pelas chaves do Senhor, e cheguemos à plenitude do Seu Reino”, findou.

Palavras dos Padres Antônio e Jorge

Ao final, o Padre Antônio, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Luz (Pedra Lavrada-PB), agradeceu a presença massiva da Pastoral da Criança, também aos catequistas e aos bispos. Padre Jorge, também cumprimentando os Senhores Bispos, deixou a sua palavra de gratidão, apresentou a comissão diocesana para a Animação Bíblico-Catequética e disse colocar-se a disposição de todos.

Missa e Crisma nas Paróquias de Aparecida e São Francisco de Assis

Ainda neste final de semana, dias 26 e 27, o bispo realizou Crismas na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Médice, onde crismou 120 jovens, isto no sábado à noite; no domingo à tarde, o prelado esteve na capela de São José, que fica no bairro do Jardim Continental, e pertence à Paróquia de São Francisco, do bairro da Conceição, lá, Dom Dulcênio crismou 27 jovens e adultos.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial de Aparecida; JJ da Pastoral da Criança; Padre Luciano Guedes; Pascom Paroquial da Catedral e Pascom Paroquial de São Francisco (Conceição).

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia