Festa da Padroeira, em Barra de Santa Rosa-PB, segue até o próximo Domingo

Atualizado em 25/08/23 às 00:004 minutos de leitura359 views

“Santa Rosa, modelo de vocação assumida como Dom e missão”, este é o tema que tem embalado os católicos da Paróquia de N. Sra da Conceição e Santa Rosa de Lima, da cidade de Barra de Santa Rosa-PB, que está em festa deste o dia 18 celebrando à Padroeira da América Latina, a querida e estimada Rosa de Lima. Nesta sexta-feira, dia 25, em mais uma noite de novenário, quem presidiu a Santa Missa foi o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, sendo acolhido pelo Pároco Padre Tiago Félix e por toda a comunidade.

Em sua reflexão, Dom Dulcênio começou destacando que festejar à padroeira, é motivo de muita gratidão a Deus, ressaltou, entretanto, que anualmente, em cada festa, o cristão é impelido a dar passos firmes na fé; partindo dessa premissa, citou Santa Rosa, como um grande modelo a ser seguido.

Fazer a opção pelo Reino dos céus, decerto, esta foi a base da pregação de Dom Dulcênio, que ao explicar o Evangelho de Mateus 13, 44-46, que trata das duas parábolas sobre o Reino de Deus, colocada primeiro pelo autor, como um tesouro escondido no campo, e posteriormente como um comprador que encontra a pérola preciosa, o bispo enfatizou que toda a vida de Santa Rosa, foi uma intensa busca pelo tesouro, pela pérola.

“As parábolas do Evangelho têm como objetivo revelar o mistério do Reino de Deus. Quando alguém descobre um tesouro, a reação é de cuidado, proteção e posse. É o que acontece com a descoberta do Reino: deixa-se tudo para ter a posse desse tesouro. As duas parábolas correspondem a oferta do Reino e ao pedido de Jesus de deixar tudo para segui-lo”, pregou.

Rosa seguiu a Cristo com o seu testemunho de vida, logo cuidou do seu tesouro; dedicou-se ao serviço dos mais necessitados, preferiu às periferias, assim encontrou a sua pérola; Rosa desejou ver o rosto do Senhor nos rostos dos desfavorecidos daquele tempo; Rosa – disse o bispo – é um estímulo para a nossa própria busca.

Ainda segundo os ensinamentos do bispo, o cristão que consegue descobrir o grande valor, que é o Reino de Deus, renuncia com alegria a tudo o que possui para adquirir esse tesouro e assim realiza muito bom negócio, o melhor negócio de toda a sua vida, a exemplo de Santa Rosa.

“Para possuir a Deus, você precisa despojar-se de tudo, desprender-se de tudo o que é você: seus pensamentos, seus afetos e preferencias, suas inclinações e convivências, suas paixões, seus instintos na medida em que tudo isso passa impedir no seu coração a posse de Deus; se seu coração não está vazio de você mesmo, não poderá ser ocupado por Deus. O Reino exige renúncia total. A renúncia à matéria tem seu prêmio: a posse de Deus”, pregou.

E concluiu: “Santa Rosa guardou em sua alma a graça do Senhor. Ela nos ensina com uma vida de entrega, nos mostrando a pérola preciosa com a qual nós podemos obter o Reino de Deus”.

A continuidade da Festa

A Festa da Co-Padroeira Santa Rosa de Lima, segue até o próximo domingo 27; amanhã, dia 26, acontece a tradicional Procissão 6 km, com a imagem da padroeira saindo da Matriz até o Sítio de Santa Rosa levando de volta a imagem para a sua capela.

Mais informações sobre a Festa da Co-Padroeira na cidade de Barra de Santa Rosa, clique aqui.

Por: Ascom | com apoio na matéria: Pascom Paroquial
Fotos: Any Jussara (Pascom Paroquial)

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia