Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Campina Grande, celebra à sua Padroeira

Atualizado em 23/08/23 às 00:005 minutos de leitura347 views

Neste dia 23 de agosto, a igreja celebra a memória litúrgica de Santa Rosa de Lima, em Campina Grande-PB, a paróquia que alude à santa, está situada na forania cidade norte no bairro de Santa Rosa. Foi neste dia festivo que a comunidade paroquial acolheu ao Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos que presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Pároco, Padre Douglas Júnior, e pelo Padre Nildo da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Ao pregar, o Pastor Diocesano falou sobre a santidade de Santa Rosa, a sua história e o legado que ela deixou a todos os cristãos:

“Rosa faz uma opção por esse tesouro espiritual; ao mesmo tempo que rejeita inúmeras propostas de casamento. As parábolas do Evangelho têm como objetivo revelar o mistério do Reino de Deus. Quando alguém descobre um tesouro, a reação é de cuidado, proteção e posse. É o que acontece com a descoberta do Reino: deixa-se tudo para ter a posse desse tesouro”, refletiu o bispo.

Em torno desta reflexão inicial, o Bispo trabalhou a sua pregação, relacionando a Padroeira, Santa Rosa, ao Reino de Deus, que por ela foi intensamente buscado, sonhado, desejado; as parábolas do Evangelho, correspondem a oferta do Reino e ao pedido de Jesus de deixar tudo para segui-lo.

Adiante, Dom Dulcênio também lembrou que Santa Rosa teve a sua vida toda preenchida pela graça e o amor de Deus, fazendo dela uma mulher voltada aos mais necessitados, dada ao serviço da caridade: “A ela também alcançou Cristo com o seu testemunho e a sua mensagem. Rosa, por sua vez, buscou – Cruzando a única ponte existente sobre o Reino rumo ao bairro dos marginalizados – encontrar o rosto do Senhor nos rostos dos mais pobres da Lima de então. A sua vida é um estímulo para a nossa própria busca”, disse.

Acerca do Tesouro precioso, que é o Reino dos Céus, o bispo ensinou que a partir do momento em que o cristão encontra-se com Jesus, deseja abandonar tudo para segui-lo, para tanto, é preciso desapegar-se de tudo que é da terra, pois, a posse de Deus é incompatível com a desmedida ânsia pelos bens da terra.

“Quando Jesus nos pede que, para possuir o tesouro de Deus, deixemos tudo, não pede a você, como pede aos religiosos, que você se despoje de tudo o que é terreno, visto que o próprio Deus situou você no contexto temporal; o que ele lhe pede e exige é que você não deixe que seu coração fique aprisionado pelas coisas terrenas e que elimine dele tudo o que é seja desordenado e excessivo”, explicou.

Concluiu a sua pregação enfatizando que o Reino exige renúncia, pois renúncia à matéria tem seu prêmio: a posse de Deus. “Santa Rosa guardou em sua alma a graça do Senhor. Ela nos ensina com uma vida de entrega, nos mostrando a pérola preciosa com a qual nós podemos obter o Reino de Deus”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Matheus Borges

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia