Comunidade de São Pio X, no centro de Campina Grande, celebra ao seu Padroeiro

Atualizado em 21/08/23 às 00:006 minutos de leitura405 views

A tradicional Comunidade de São Pio X, assistida pastoralmente pela Paróquia da Catedral, celebrou festivamente ao seu padroeiro, o Papa São Pio X, na noite desta segunda-feira, dia 21; a comunidade acolheu o Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que na ocasião crismou 45 pessoas. Os Padres da Catedral, Padre Luciano Guedes, Padre Mércio e o Monsenhor Apolinário, concelebraram; os diáconos Ricardo e Anderson serviram à liturgia que foi auxiliada por seminaristas.

Na homilia pregada aos fiéis, Dom Dulcênio destacou que é muito oportuno, ao celebrar São Pio X fazer um exame acerca de como está o nosso amor com as obras à Igreja; se no meio dos nossos afazeres temporais, cada um de nós tem ‘uma viva consciência de ser um membro da Igreja, a quem foi confiada uma tarefa original, insubstituível, intransmissível, que deve levar a cabo para o bem de todos’.

“Examinemos também como é o nosso amor filial ao Papa, que para todos os cristãos deve ser “uma formosa paixão, porque nele vemos Cristo”. O Santo Padre, Papa Francisco, o Pedro de hoje, continuamente nos pede que reze por ele. Meditemos, se rezamos todos dias pela pessoa do Sumo Pontífice para que o Senhor o guarde e o verifique e o faça feliz na terra.”

O Bispo de Campina Grande, ao prosseguir e aprofundar a sua homilia, chamou à atenção dos crismandos e de todo o povo de Deus, instruindo a respeito da vida eterna que está em Jesus, apontou também, que nesta vida passageira, quem vive de ilusão, perece.

“Quem pratica o mal ou quem se vende para outros deuses, como, por exemplo, o dinheiro, o poder, o status... etc. acaba por se tornar uma pessoa vazia de bons sentimentos e não respeita mais os seus semelhantes, criando uma situação insustentável que, no início pode até parecer confortável, mas vai gerar muita miséria e desgraça”, advertiu.

Ao refletir o Evangelho, de Mateus 19, 16-22, que apresenta o diálogo do jovem rico e Jesus, que pede para o jovem doar todos os bens e segui-lo, o bispo explicou que a temática central é o despojamento.

“Irmãos e irmãs, cada um de nós, em determinado momento da vida, teve que fazer essa mesma pergunta ao bom Mestre: “Que devo fazer? Que queres que eu faça? Qual a sua vontade ao meu respeito? A vida é um chamado de Deus, e nós temos de conhecer para que nos chama. Ao jovem do evangelho, Jesus descobriu uma missão específica; para nós já a descobriu provavelmente; porém agora resta-nos responder devidamente ao chamado”, pregou.

E continuou: “Alguém poderia perguntar: que passo devo dar para chegar a perfeição? Eu respondo: o primeiro passo que devemos dar para chegar à perfeição é deseja-la sinceramente e de todo coração; é verdade que se esses desejos forem estéreis porque não refletem nas obras, para nada nos servem concretamente, porém, é certo também que não se chega às boas obras sem um desejo prévio de melhora e perfeição”.

Concluiu a sua pregação pedindo a todos que o conforto e a segurança dos bens materiais não sejam para nós, causa, impedimento, obstáculo para decidir-se por Jesus, aceitar os seus planos e segui-lo.

Ao final da celebração, Gustavo Lucena, na condição de moderador da Comunidade, agradeceu a presença do Bispo e reforçou mais uma vez uma certeza: A comunidade de São Pio X está à disposição de toda a Igreja!

Por: Ascom
Fotos: Leonardo Silva | Comunidade de São Pio X

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia