Comissão de Catequese promove formações nas Foranias

Atualizado em 21/08/23 às 00:005 minutos de leitura257 views

 


Neste último final de semana, dias 19 e 20, a Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Campina Grande promoveu formações para as FONANIAS CIDADE OESTE e CARIRI II. Os catequistas da Forania Cidade Oeste se reuniram na Igreja Santíssimo Salvador, no Bairro Santa Cruz, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; e foram assessorados por Mateus Dantas e Marivone Pereira, enquanto que a Forania Cariri II realizou seu encontro na cidade de Monteiro-PB e tiveram como formadores: Larrildo Motta, Hélio Diniz e Lorruan Oliveira.

O animador da Forania Cidade Oeste, Antônio Tenório, que na ocasião representou o Padre Deniz (CRL), conduziu uma oração inicial e falou um pouco sobre a igreja Santíssimo Salvador bem como o Centro Pastoral e o Seminário da Congregação Cônegos Regulares Lateranenses (CRL) que ficam em anexo à igreja. Em seguida os assessores conduziram a formação para os catequistas de IVC que estava proposta para aquele dia.

Foram concluídos os estudos sobre o Documento Diocesano de Iniciação à Vida Cristã e posteriormente os participantes iniciaram uma análise do Catecismo da Igreja Católica que será o tema das próximas formações dessa Forania. É de fundamental importância que o catequista conheça este valiosíssimo documento de nossa Igreja que nos expõe, de maneira genuína e sistemática, a Fé e a Doutrina Católica para que os catequistas possam entender, viver e comunicar que a “Igreja Católica é o único e perpétuo depósito da fé “. A formação concluiu com uma partilha de alimentos nas dependências do Centro Pastoral.

No dia em que a igreja celebrou a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, os catequistas da Forania Cariri II, à luz daquela que "sempre acreditou" - Maria, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na FÉ e na Doutrina Católica participando de uma formação na cidade de Monteiro-PB. Conduzidos pelos integrantes da Comissão, eles tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema: “Catecismo da Igreja Católica – Um Caminho Seguro para o Catequista”.

Percorrendo alguns parágrafos do prólogo e da primeira parte do CIC, os participantes puderam visualizar uma “genuína e sistemática apresentação da fé e da doutrina católica” (Leatamur Magnopere) e, assim, ajudá-los a levar a mensagem da Boa Nova aos seus catequizandos de uma forma mais segura. Os catequistas presentes puderam constatar que o CIC apresenta “com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja” (Fidei Depositum), ou seja, o “tripé” que sustenta há mais de dois mil anos a fé da única Igreja deixada por nosso Senhor Jesus Cristo.

Em função dessa herança, os assessores que conduziam o momento, deixaram bem explícito que os catequistas precisam acabar com os “achismos” que muitas das vezes permeiam seus pensamentos e que levam a uma catequese destoante dos ensinamentos da Igreja. O encontro formativo foi encerrado com um almoço oferecido pelos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores aos quase 140 catequistas presentes no evento.

Com informações: Larrildo
Fotos: Hélio Diniz e Marivone 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)