Comissão de Catequese promove formações nas Foranias

Atualizado em 21/08/23 às 00:005 minutos de leitura213 views

Neste último final de semana, dias 19 e 20, a Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Campina Grande promoveu formações para as FONANIAS CIDADE OESTE e CARIRI II. Os catequistas da Forania Cidade Oeste se reuniram na Igreja Santíssimo Salvador, no Bairro Santa Cruz, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; e foram assessorados por Mateus Dantas e Marivone Pereira, enquanto que a Forania Cariri II realizou seu encontro na cidade de Monteiro-PB e tiveram como formadores: Larrildo Motta, Hélio Diniz e Lorruan Oliveira.

O animador da Forania Cidade Oeste, Antônio Tenório, que na ocasião representou o Padre Deniz (CRL), conduziu uma oração inicial e falou um pouco sobre a igreja Santíssimo Salvador bem como o Centro Pastoral e o Seminário da Congregação Cônegos Regulares Lateranenses (CRL) que ficam em anexo à igreja. Em seguida os assessores conduziram a formação para os catequistas de IVC que estava proposta para aquele dia.

Foram concluídos os estudos sobre o Documento Diocesano de Iniciação à Vida Cristã e posteriormente os participantes iniciaram uma análise do Catecismo da Igreja Católica que será o tema das próximas formações dessa Forania. É de fundamental importância que o catequista conheça este valiosíssimo documento de nossa Igreja que nos expõe, de maneira genuína e sistemática, a Fé e a Doutrina Católica para que os catequistas possam entender, viver e comunicar que a “Igreja Católica é o único e perpétuo depósito da fé “. A formação concluiu com uma partilha de alimentos nas dependências do Centro Pastoral.

No dia em que a igreja celebrou a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, os catequistas da Forania Cariri II, à luz daquela que "sempre acreditou" - Maria, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na FÉ e na Doutrina Católica participando de uma formação na cidade de Monteiro-PB. Conduzidos pelos integrantes da Comissão, eles tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema: “Catecismo da Igreja Católica – Um Caminho Seguro para o Catequista”.

Percorrendo alguns parágrafos do prólogo e da primeira parte do CIC, os participantes puderam visualizar uma “genuína e sistemática apresentação da fé e da doutrina católica” (Leatamur Magnopere) e, assim, ajudá-los a levar a mensagem da Boa Nova aos seus catequizandos de uma forma mais segura. Os catequistas presentes puderam constatar que o CIC apresenta “com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja” (Fidei Depositum), ou seja, o “tripé” que sustenta há mais de dois mil anos a fé da única Igreja deixada por nosso Senhor Jesus Cristo.

Em função dessa herança, os assessores que conduziam o momento, deixaram bem explícito que os catequistas precisam acabar com os “achismos” que muitas das vezes permeiam seus pensamentos e que levam a uma catequese destoante dos ensinamentos da Igreja. O encontro formativo foi encerrado com um almoço oferecido pelos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores aos quase 140 catequistas presentes no evento.

Com informações: Larrildo
Fotos: Hélio Diniz e Marivone