Em Nova Palmeira-PB, Bispo celebra Missa e Crisma em preparação à Festa da Padroeira

Atualizado em 18/08/23 às 00:004 minutos de leitura378 views

Nossa Senhora da Guia é a Padroeira da cidade de Nova Palmeira-PB, região pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, com sede em Pedra Lavrada-PB; desde o dia 11, a paróquia voltou as suas atenções para celebrar a Virgem da Guia, que neste ano celebra a centésima quinta edição da festa da padroeira.

Esta é a primeira festa que o Padre Antônio Batista participa na condição de Pároco, uma vez que foi empossado há pouco mais de um mês; e para acentuar os louvores à Virgem Maria, a comunidade acolheu na noite desta quinta-feira (17), o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu a Missa e crismou 22 adultos.

O tema deste ano faz referência ao Ano Missionário: ‘Maria modelo de missão nos guia no caminho da evangelização’; e foi justamente sobre o caminho trilhado por Maria que o Bispo deixou a sua mensagem de fé aos seus diocesanos. Dom Dulcênio lembrou inicialmente que a cada ano a comunidade se renova espiritualmente ao celebrar a festa da sua padroeira, Nossa Senhora da Guia, Mãe de Jesus e nossa Mãe.

A mensagem central trazida para a missa disse respeito a essência do cristianismo: o perdão. O perdão sem limites, como Deus perdoa. Conforme ensinou o bispo, o evangelho nos orienta com a pergunta de Pedro a Jesus, de quantas vezes é possível perdoar o irmão quando ele peca contra nós.

“Apesar de sete na Bíblia é tido como número perfeito, a mensagem que Jesus quer passar, é que não existe limite para perdoar. Jesus rejeita essas limitações, sem deixar lugar para réplica; Jesus emprega outro número simbólico, fazendo com que seja verdadeiramente indefinido; insiste com os múltiplos de sete para salientar mais a necessidade de um perdão sem limites”.

“O Pai do Céu ensina-nos como devemos perdoar de coração nosso próximo; é ele mesmo quem põe em nosso coração, apesar de todas as dificuldade e sentimentos humanos, a capacidade de perdoar ao próximo, de rogar por ele e de desejar-lhe todo bem”, disse.

Ainda na temática do perdão, o bispo pediu aos fiéis que não guardassem ressentimento de ninguém, mas que buscassem perdoar todos aqueles que lhes roubam a paz, e o atormentam: “Não permita que por pequenas coisas, como falta de atenção ou esquecimento, venha a enfraquecer-se à caridade que sempre deve animar as relações fraternas entre os filhos e filhas de Deus. Por último, não guarde nenhum rancor em seu coração por nada e contra ninguém; purifique seu coração de todo sentimento que não seja amar a Deus e a seus irmãos”.

Na segunda parte da sua homilia, o Senhor Bispo dirigiu uma palavra aos crismandos, enfatizando que o respectivo Sacramento de Crisma, encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo. É neste Sacramento que o fiel sob a unção do Óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Desejou por fim, que todos sejam firmes e perseverantes na caminhada cristã.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Nova Palmeira-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia