Em Lagoa Seca-PB, Paróquia festeja à sua Padroeira

Atualizado em 15/08/23 às 00:005 minutos de leitura347 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB, está vivenciando as festividades da Padroeira; desde o dia 11 de agosto, estendendo-se até o dia 20, a comunidade tem se empenhado nesses dias que marcam a fé e a devoção do povo de Deus. Na noite desta terça-feira, dia 15, quem presidiu a Santa Missa foi o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos que foi acolhido pelo Pároco local, Padre Aparecido Camargo e toda comunidade.

No calendário católico, o dia 15 de agosto é lembrado pela solenidade da Assunção Nossa Senhora, que no Brasil é celebrado no domingo seguinte; neste dia também, a Paróquia celebrou festivamente o dia da sua Padroeira; nesse intento o bispo falou sobre a grandeza da Mãe de Deus, que guiada pelo Seu Filho Jesus, sugerem ao mundo uma vida nova. “Nesta festa da Assunção, a piedade cristã nos convida a considerar Maria como o canal, a Medianeira, de nossa santificação, Mãe de misericórdia, Mãe de todas as graças, consoladora dos aflitos”, disse.

Prosseguindo instruiu a comunidade de fé dizendo que Maria começou a ser Assunta ao Céu desde o momento que deu o seu sim a Deus. Foi um processo que culminou na sua páscoa definitiva, celebrada neste dia. A cada atitude de Maria, coerente com o seu sim, ela se aproximava mais e mais de Deus.

No Evangelho proclamado, de Lucas 1,39-56 que narra a visitação de Maria à sua prima, Isabel, o bispo ensinou que Nossa Senhora, naquela visitação, santificou João Batista, santificou Isabel, santificou Zacarias. “Assim, lhe supliquemos nos santifique também a alma, nos conceda o dom de levar sempre aos angustiados a paz de Deus; que santifique e purifique a Santa Igreja... E que nos seja dado cantar o “Magnificat” da esperança cristã e da ação de graças”, pregou.

Adiante, disse aos fiéis que o diálogo entre Maria e Isabel foi marcado por muitos significados, resumindo-se numa graça santificante que foi a visitação de Maria à casa da sua prima, isto porque Maria portava no seu ventre a salvação da humanidade. Cheio de fé, o bispo pediu ao seu povo que continuasse a confiar no Deus poderoso e misericordioso revelado por Maria.

“Um Deus que mostra a força do seu braço contra as injustiças; um Deus que dispensa os soberbos de coração; um Deus que derruba os poderosos dos seus tronos e eleva os humildes; um Deus que enche de bens os famintos e despede de mãos vazias os que se enriquecem à custa do empobrecimento e da miséria alheia; um Deus que socorre os seus filhos e que se lembra de ser misericordioso; um Deus fiel às promessas feitas aos antepassados, enfim, um Deus de ontem, de hoje e sempre”.

“A presença de Maria junto a Isabel foi uma presença mais que solidária, representou a presença de Deus na sua vida. Isso tudo nos mostra que cada vez que somos solidários com nossos irmãos, cada vez que ajudamos o próximo, Deus se manifesta nesse ato e enche a nossa vida e a vida de quem ajudamos com o seu Espírito”, findou.

Continuidade da festa

A festa na paróquia se estende até o dia 20; na quarta-feira de 16, a noite será dedicada à juventude e a comunidade acolherá o Padre Rodolfo Lucena.

Para saber mais sobre a festa acesse: https://www.instagram.com/paroquia_nsps/

Toda a programação está disponível clicando aqui

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial (Alissom Régis)