Festa de São Domingos de Gusmão é encerrada em São Domingos do Cariri-PB

Atualizado em 14/08/23 às 00:004 minutos de leitura209 views

A Comunidade de São Domingos de Gusmão, situada em São Domingos do Cariri, na forania agreste I, celebrou a sua nonagésima sétima edição entre os dias 08 e 13 do referendo mês de agosto com muito fervor ao seu padroeiro, o glorioso São Domingos de Gusmão. As primeiras semanas do mês de agosto ficaram marcadas por celebrações eucarísticas, pedal ciclístico, peregrinação da imagem por comunidades da área pastoral, procissão motorizada, quermesses, apresentações culturais, cavalgada, gincana para as crianças e procissão.

O padre João Jorge, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras - PB, celebrou a missa de encerramento com a presença de autoridades locais e dezenas de fiéis que participaram da celebração. Ao explicar o evangelho, o padre João Jorge reforçou a confiança em Cristo "Senhor, salva-me" e, a partir dessa frase, trouxe a etimologia da palavra "Senhor". "Senhor" do latim é "Dominus" que se relaciona com o nome Domingos, o santo padroeiro da cidade, mostrando como o próprio santo em seu nome já indica que a base de sua vida foi pregar Cristo aos povos heréticos. Frisou também em sua homilia no último domingo (13), dia dos pais, a importância de um pai na vida da família e do respeito que deve ser prestado a ele, pois para nos referirmos aos pais usamos "o senhor" voltando à etimologia da palavra.

Logo após a celebração, uma numerosa multidão de fiéis saiu às ruas, acompanhando o andor do santo padroeiro e entoando cânticos de louvor. Ao concluir o percurso da procissão, o padre João Jorge concedeu, em frente à Igreja de São Domingos, a bênção solene, encerrando com uma queima de fogos que iluminou o céu da cidade. Finalizando o último dia de festa, os fiéis se confraternizaram ao lado da Igreja de São José, onde toda a comunidade assistiu as apresentações de ballet, projeto esse idealizado pelo pe. João Jorge, enquanto compravam comidas na quermesse.

A comissão organizadora da festa se fez grata a todos aqueles que se colocaram à disposição e ajudaram, bem como agradeceu aos padres que por lá passaram e ao bispo Dom Dulcênio.

Com informações e fotos: Pablo e Matheus