Paróquia São Francisco, celebra seu 1°ano de Ereção Canônica

Atualizado em 13/08/23 às 00:004 minutos de leitura349 views

Na noite deste sábado 12, a Paróquia que fica na Forania cidade sul, comemorou seu primeiro ano de criação. A mesma foi erigida Canônicamente no dia 11 de agosto de 2022, por Dom Dulcênio Fontes de Matos que na ocasião de instalação paroquial, deu posse ao Padre José Hermes.

O Cura paroquial ao expressar sua alegria pela data festiva, disse: "Este é o momento de render graças a Deus por um ano de missão à frente da comunidade paroquial que tem o patrocínio de São Francisco. Nós estamos anunciando o reino de Deus como uma criança, andando pouco a pouco, mas sempre com a meta de apresentar Jesus a todos os povos".

Mas para chegar a este dia solene uma semana missionária do Dízimo a antecedeu. A semana missionaria do Dizimo teve como foco levar as pessoas e os agentes missionários a viver a experiência do encontro com Jesus através de momentos refletivos a partir de leituras bíblicas que nos mostraram o quanto esses episódios ressignificaram a vida dessas pessoas.

Foram feitas reflexões no contexto do dízimo, colocando ênfase às quatros dimensões, religiosa, missionária, caritativa e eclesial. A semana missionaria começou com a Santa Missa de envio dos agentes missionários da pastoral do dizimo, os quais passaram por uma formação durante três meses.

Durante a semana foram feitas visitas aos doentes e idosos pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia com o auxílio dos missionários do Dízimo, marcado por oração e partilha.

Agentes missionários do Dízimo e agentes das demais pastorais saíram visitando toda a paróquia, convidando a todos a fazer a experiência do encontro em comunidade, como também, fazer um diagnóstico de toda paróquia.

Um marco importante para a paróquia foi a primeira celebração Eucarística com as crianças, que se fizeram presentes em grande número na Igreja Matriz, junto com os seus pais, as crianças cantaram à Missa e fizeram parte da equipe litúrgica; o Reverendo pároco ver como um momento ímpar pela qual o pastor se aproxima da geração futura da comunidade local.

Ao dirigir-se ao Reverendo paroquial, o seminarista Gustavo Maciel disse algumas palavras de gratidão ao padre José Hermes, por um ano de pastoreio e suplicou a Deus o auxílio divino para com o amado cura. "Padre, somos agraciados por tê-lo em nosso meio e nos ensinar o caminho que leva para o céu, somos uma paróquia que está dando seus primeiros passos, mas com a sua ajuda vamos longe, somos gratos por sua vocação e existência em nosso meio”.

No final da celebração o padre José Hermes fez uma oração de súplica pedindo a Deus pela intercessão de São Francisco que a paróquia cresça na divulgação do reino de Deus.

Com informações e fotos: Seminarista Gustavo