Lar da Sagrada Face completa 50 anos e novas instalações são inauguradas

Atualizado em 12/08/23 às 00:007 minutos de leitura706 views



O Lar da Sagrada Face, instituição caridosa de longa permanência está completando 50 anos de existência, e para celebrar este momento, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos abençoou e inaugurou as novas instalações; o momento foi marcado com a Santa Missa realizada na capela de Nossa Senhora do Carmo, que reuniu padres, diáconos, seminaristas, religiosos, autoridades civis e o povo de Deus.

Homilia da Missa

Nesta Santa Missa do XIX Domingo do Tempo Comum, Dom Dulcênio refletiu sobre o medo e sobre a glória, no Evangelho proclamado Mateus 14, 22-33, Jesus anda sobre as águas, às três da manhã assustando os discípulos que se encontravam na barca agitada pelo vento e pelas ondas. Ao refletir esse miraculoso fato, o bispo questionou se somente era o vento contrário, como fenômeno natural, ou existiam outros ventos adversos?

“Que outros ventos? Muitas vezes, sentimos ventanias contrárias ao nosso ser cristão, que tentam virar (ou mesmo fechar) as páginas do Evangelho no nosso coração. Situações prejudiciais à integridade da nossa fé em Cristo Jesus. Será que os discípulos não estacam aturdidos com a efervescência das multidões que queriam fazer de Jesus rei e eles, consequentemente, ministros conforme os critérios temporais, mundanos?”, indagou.

O bispo continuou a sua pregação ensinando que Jesus ruma ao contrário dos ventos, pois este é o seu projeto para todos os homens. Conforme disse, Jesus vem ao encontro dos discípulos sendo confundido com um fantasma, um espectro, uma ilusão, uma inconsistência, um absurdo. “Isto é o que produz o vendo da glória do mundo no coração humano. Entretanto, tranquiliza-nos o Senhor: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”, pregou.

Neste mesmo evangelho, Pedro duvida ser o Senhor que está sobre às águas, e partindo desta cena, o bispo explicou que muitas vezes fraquejamos na fé tal como Pedro não acreditando verdadeiramente em Cristo. “Pedro desfoca o olhar do Senhor; cai; caímos. Grita; gritamos: ‘Senhor, salva-me!”. O segredo para enfrentarmos o mundo é olhar para Jesus, confiando Nele.

E concluiu: “Estejamos atentos porque o Senhor, certa e discretamente está conosco. Manifesta-se, não na euforia, mas no silêncio de uma fé orante, discernida e segura em Deus”.

Uma fala sobre o Lar da Sagrada Face

Ao final da Missa, o bispo teceu breves palavras sobre a inauguração do novo Lar da Sagrada Face e disse ser um marco para toda a diocese que vivencia as preparações para o seu jubileu, assim para toda a sociedade campinense. “É um espaço que vive o amor, a caridade, que é a expressão da maior de todas as virtudes”, disse.

“Nesta casa de idosos, podemos manifestar a nossa aproximação a Jesus, quando cuidamos e ajudamos a cuidar de tantos “Cristos” que são abandonados por suas famílias ou mesmo porque não constituíram famílias. O cristão é verdadeiramente cristão na medida, em que em nome de Cristo, ama e serve o próximo”, destacou.

Dom Dulcênio agradeceu ao Padre Sérgio e a todos os seus colaboradores, disse ainda que Deus se agrada com o gesto de todos os que lidam com à causa dos idosos; concluiu destacando que o Lar da Sagrada Face é lugar onde se pode descobrir a verdadeira Face de Deus.

Fala do Padre Sérgio

Na mesma linha de agradecimento do bispo, Padre Sérgio, se fez grato a toda a sociedade campinense, ao poder público que tem manifestado a sua presença; contou a sua história com a instituição do Lar da Sagrada Face, bem como agradeceu ao bispo ela confiança do serviço.

“Rendemos graças a Deus pelos 50 anos desta instituição; agradecemos a todos os que geriram a começar pelo Frei Matias, também lembro os Padres Clemente, Padre Nelson que deram as suas contribuições e a todos os benfeitores. Os pobres merecem o nosso melhor, os idosos merecem o nosso melhor. Cada pessoa que aqui se encontra, sejam os profissionais, ou as pessoas que recebem cuidados, todas refletem o rosto de Deus”, disse.

Benção e inauguração

Antes da missa encerrar, os clérigos e o povo saíram em procissão até o novo espaço que fica dentro do mesmo terreno; lá Dom Dulcênio abençoou as instalações, e descerrou a placa que finca a inauguração do novo Lar da Sagrada Face.

Sobre o novo Lar

A instituição de caridade Lar da Sagrada Face foi criada pelo Frei Matias em 1973; há muitos anos funcionou em Lagoa Seca-PB; e há pouco mais de ano construiu as suas novas instalações. O novo prédio está situado, em Campina Grande, no mesmo terreno da Fazenda do Sol às margens da BR 230 na saída para João Pessoa.

Atualmente residem no lar 26 idosos que recebem assistência médica e cuidados diários, com serviços de enfermagem, nutrição e psicologia, além do auxílio espiritual com a realização de missas e reflexões.

Possui espaços generosos e humanizados com salas para fisioterapia, consultório multiuso, enfermaria, farmácia, quartos comuns para os acamados, sala para nutrição, sondário, rouparia, refeitório, lazer e convivência, além de uma capela para oração, são encontrados na nova casa.

Neste prédio também, é possível vislumbrar o cuidado com o meio ambiente, uma vez que as instalações hidráulicas contêm um sistema para captação pluvial que sendo aproveitada para uma horta orgânica.

Por: Ascom
Fotos: Joaquim Urtiga


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)