Domingo da Transfiguração do Senhor

Atualizado em 07/08/23 às 00:009 minutos de leitura365 views


Neste domingo, 06, a Igreja celebrou a Transfiguração do Senhor que sobe ao monte elevado com três dos Seus discípulos: Pedro, Tiago e João. E ali, diante deles, revela a Sua glória. Na Catedral de Campina Grande, aconteceu a segunda peregrinação, desta feita com a Paróquia de São José, do bairro do José Pinheiro-CG e a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, de Boqueirão-PB

A Paróquia de São José realizou uma procissão saindo da sua igreja matriz com destino à catedral, percorrendo algumas ruas do José Pinheiro e do Centro; já a Paróquia de Boqueirão chegou com a sua caravana em bom número de fiéis que foram acolhidos com um café fraterno, seguido de uma formação proferida pelo seminarista Adriel, acerca do tema das Indulgências Plenárias.

A Santa Missa realizada às 10h, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebradas por Pe. Miguel e Pe. Ravindra (Paróquia do José Pinheiro), Pe. João Igor (Pároco de Boqueirão-PB) e o Pe. Luciano Guedes, vigário geral; o Diác. Ricardo prestou os serviços litúrgicos auxiliados pelos seminaristas.

Missa em Natuba-PB

Além da Missa do Lar, o bispo também esteve à tarde presidindo missa na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Natuba-PB, aonde Crismou 67 jovens; Dom Dulcênio foi acolhido pelo Pe. Flávio, pároco e por toda comunidade.

Homilia

A Festa da Transfiguração do Senhor convida à Igreja a olhar o rosto do Filho de Deus, e a partir desta visão, fortalecer-se na fé; assim ensinou o bispo que o Senhor se transfigurou no seu poder para a confirmação da nossa fé acerca de Quem Ele é, e para manifestação do que nos aguarda.

No relato bíblico Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João, e sobe com eles à alta montanha do Tabor. Ali, apresentou-Se transfigurado nas aparências e nas vestes; e mais: Moisés e Elias, a circundá-Lo, conversavam com o Cristo. Toda esta visão extasiou os discípulos de tal maneira que não queriam mais descer, saindo da glória misteriosa.

“Lhes aponto para a confirmação e para a manifestação: é necessário atravessar a cruz para a ressurreição, e que, percorrendo nós este caminho trilhado por Jesus, participaremos da Sua glória, porque, por ela, seremos envolvidos, e não teremos carência alguma, porque a glória já nos será o bastante. Esta confirmação é expressão do que dizem as Escrituras, representadas por Moisés (que figura a Lei) e por Elias (que figura a profecia); a luz do rosto e das roupas de Jesus chegam a nós pela nuvem luminosa, que nos envolvem em Pedro, Tiago e João: eis a manifestação”, explicou o bispo.

Nesse intento, o bispo ensinou que para chegar à glória é preciso atravessar o caminho da cruz chamado vida, na escuta do Filho amado, caso contrário, viveremos prostrados pelo peso da existência, desfalecendo ao longo da trajetória, não aproveitando o dom de Deus em nós e para nós.

“Sim, porque se a renúncia e a cruz nos são necessárias, elas também são dádivas divinas. Não estamos sós: quando estamos a cair, Aquele, que nos aponta a direção, confirmando-nos na fé e recordando-nos o que nos aguarda, nos diz: "Levantai-vos, e não tenhais medo" (Mt 17,7). Escutando-O e levantados por Ele, sentimos o amor que nos é revelado em Cristo, e nos tornamos agradáveis a Deus, como Cristo o foi pela prazerosa e extremada obediência”, pregou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de São José (José Pinheiro) e Pascom de N. Sra do Desterro (Boqueirão-PB) e Alexandro Silva – Natuba-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)