Em Olivedos-PB, Paróquia é criada e o novo Pároco empossado

Atualizado em 04/08/23 às 00:006 minutos de leitura579 views

A Comunidade Católica que está situada na cidade de Olivedos, cujo Padroeiro é São Sebastião, durante muito tempo foi assistida pastoralmente pela Paróquia de Santa Ana, de Soledade-PB; com uma caminhada sólida, a comunidade maturou e ganhou, na vivência do ano jubilar da diocese, a condição de paróquia, e foi erigida na noite da quinta-feira, 03 de agosto, pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A mais nova Paróquia de São Sebastião, também acolheu como presente do bispo o seu novo Pároco, Padre Igor Matos, que foi ordenado presbítero no último dia 29 de junho na Catedral de Nossa Senhora da Conceição; Padre Igor, foi empossado, portanto numa solene celebração que reuniu clérigos, religiosos, leigos, autoridades locais e o povo de Deus que se fez presente em grande número.

Para este significativo momento, o bispo agradeceu aos padres Hermes, Bosco e João Batista, por todo suporte necessário para que a comunidade se elevasse à condição de paróquia.

Homilia

Dom Dulcênio saudou com muita alegria o povo de Olivedos, como amadíssimos paroquianos de São Sebastião, e lembrou que a criação da paróquia é um sinal de Deus:

“A presença de Deus, que caminha com seu povo e as oportunidades que vos são dadas, fazem a belíssima história de fé dos cristãos católicos de Olivedos. Até pouco tempo, nós não tínhamos a clareza sobre a vontade de Deus em relação a este passo tão importante que estamos tomando nesta noite, 03 de agosto de 2023, com a criação da Paróquia de São Sebastião de Olivedos e a posse do seu primeiro pároco, Padre Igor Matos Moscoso. Trata-se de um grande sinal de Deus. Assim como Deus aponta a direção a ser seguida ao povo hebreu; se o povo obedece a Deus, chegará à Terra Prometida. Isso não quer dizer que o povo não tenha enfrentado dificuldades”, afirmou.

O bispo lembrou que ter Deus presente na vida de um povo, de uma comunidade, não significa estarem isentos de sofrimentos, dificuldades e obstáculos a serem superados. A diferença está no fato de que, Deus estando com o povo, este é capaz de superar todas as dificuldades e obstáculos. “Vocês acreditaram na força divina, sem a qual não teriam chegado onde chegaram”, disse.

Aos fiéis da nova paróquia, o bispo pregou que a Igreja Matriz deve ser para toda a comunidade, um espaço onde se encontrarão com o Senhor, pois é a Casa de Deus: “Nela é que, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, vocês encontrarão o caminho a seguir, a missão a cumprir. Portanto, a cada membro desta Paróquia cabe fazer desta Igreja Matriz e das capelas a ela submetidas, verdadeiros santuários da manifestação de Deus.  Para isso, é preciso que a Igreja, povo de Deus, viva os Mandamentos”.

Adiante, o pastor diocesano falou sobre o Padre Igor Matos, como sendo o maior presente de Deus para o povo olivedense, e exortou: “O Padre Igor ficará dia e noite entre vocês, gerando Cristo na Santa Eucaristia e alimentando espiritualmente a todos. APOIEM O PADRE IGOR MATOS. É um jovem, mas um grande servo do Senhor, que deixou tudo para viver a serviço da Igreja de Jesus. Ajudem-no em seu trabalho apostólico, sobretudo, rezem por ele, para que a exemplo do patrono dos párocos, São João Maria Vianney, não perca a alegria de “ser padre” e de servir à comunidade paroquial à qual o bispo lhe confia”.

Ao Padre Igor, pediu que buscasse o exemplo da humildade e da santidade de São João Maria Vianney, mostrando sempre o Caminho do Céu para o povo amado e querido de Olivedos.

Sobre o Padre Igor Matos Moscoso

É da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Palmeira, em Campina Grande. Ingressou no Seminário em 2012, foi ordenado diácono em dezembro de 2022. Fez uso de ordens na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Monteiro-PB. Agora como Sacerdote assume na condição de primeiro pároco, a Paróquia de São Sebastião, em Olivedos-PB.

Histórico da nova paróquia

A Igreja de Olivedos se confunde com a história do munícipio, quando em 1722 foi implantada a Fazenda de São Francisco, até então nome do território antes de tornar-se cidade.

Nesse mesmo ano foi demarcada o território da fazenda e Antônio Francisco da Costa fez a doação do terreno para a construção da capela. Pe. Sebastião da Costa trouxe consigo a imagem de São Francisco aonde o povo já tinha uma grande devoção e em meados do final do século XVIII, data-se a construção da Capela.

Por volta de 1850 a 1890, uma grande epidemia se instalava na Província da Paraíba, era a temida cólera morbus chegando ao lugarejo. Em meio a tudo, uma senhora de muita fé teve um sonho com São Sebastião. Acredita-se que após a intercessão deste grande santo, a doença cessou; desta forma, São Sebastião passou a ser o padroeiro.

Em janeiro de 2023 na festa de São Sebastião, o bispo diocesano, Dom Dulcênio, deu a possibilidade de elevar à área pastoral em junho e criar a paróquia em janeiro de 2024, porém, vendo o desenvolvimento da comunidade, anunciou no dia 31/05, que seria criada a Paróquia de São Sebastião.  A comunidade paroquial será composta por 10 comunidades.

Por: Ascom, com informações da Pascom Paroquial | Correção: Pe. Márcio
Fotos: Joaquim Urtiga