A Comunidade de São Domingos de Gusmão reúne mais de 500 Ciclistas na Realização do VI Catobike

Atualizado em 01/08/23 às 00:005 minutos de leitura285 views

Na manhã do último domingo (30/07), a comunidade de São Domingos de Gusmão, com o apoio da prefeitura municipal de São Domingos do Cariri, realizou a sexta edição do CatoBike, evento que é idealizado pelo padre João Jorge, da Paróquia de Cabaceiras, com a parceria da equipe de ciclistas "Mala e Cuia", liderada por Edivânio Jorge.

O CatoBike visa promover o ciclismo e incentivar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, além de estimular a fé de pessoas simples que utilizam bicicletas para lazer e locomoção, simbolizando, ainda, a saída do povo em missão na humildade e fraternidade, a exemplo de São Domingos.

O evento, a cada ano, atrai participantes de diferentes idades, cidades e denominações religiosas, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de conhecer, celebrar amizades e apreciar as belezas naturais da trilha com cerca de 40km, entre os municípios de São Domingos do Cariri e Caraúbas, cultivando assim o espírito de união e cooperação deixado por Cristo.

Os ciclistas, em sua primeira parada em frente à igreja de São Domingos, foram acolhidos pelas palavras do prefeito e do Padre João Jorge que, logo em seguida, próximo a imagem do santo padroeiro, concedeu-os a bênção e a aspersão com água benta, para que assim pudessem dar início ao percurso.

Pontos de apoio foram instalados no decorrer da trilha com o objetivo de dar suporte médico, mecânico e para hidratação e nutrição dos participantes. O CatoBike, nesse ano de 2023, foi realizado em prol da reforma da igreja de São Domingos de Gusmão, que chega em sua fase final. Além disso, foi uma oportunidade para que todos vejam o andamento da construção e os resultados já visíveis em sua grande estrutura, aumentando as expectativas para o início das festividades de São Domingos, no próximo dia 08, visto que o evento está intimamente relacionado aos festejos do padroeiro.

Umas das participantes do evento, Rosailda Oliveira, da cidade de Juazeirinho-PB descreveu suas expectativas para o pedal: "Já é a sexta vez que participamos do CatoBike, assim, já temos o conhecimento das paisagens que são maravilhosas e dos pontos de apoio. Então, todas as expectativas são as melhores possíveis".

Por fim, o Padre João Jorge expressou seu sentimento de gratidão a todos que se inscreveram e organizaram o VI CatoBike: "O primeiro sentimento; o primeiro pensamento quando entramos aqui e vemos o movimento é gratidão. A nossa igreja, orientada por Edivânio, organizou esse momento com ciclistas que vão ficar o dia todo no nosso município, passando por vários lugares bonitos da natureza, e o que a gente percebe é uma amizade que todos têm. É muita gratidão por esse momento importante e bonito no nosso município", afirmou.

Com informações e fotos: José Pablo Brito e Matheus Diniz