Diocese inicia Peregrinações das Paróquias à Catedral

Atualizado em 30/07/23 às 00:0012 minutos de leitura419 views


A Diocese de Campina Grande iniciou neste domingo dia 30, as peregrinações das Paróquias, grupos, serviços, organismos e movimentos à Catedral, a fim de lucrarem as Indulgências Plenárias que foram concedidas pelo Papa Francisco por ocasião da vivência jubilar dos 75 anos.

E marcando o início das peregrinações, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, com sede no bairro da Liberdade e a Paróquia de São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima, com sede no bairro do Aluísio Campos, ambas da forania cidade sul, estiveram juntas neste momento singular para toda a diocese.

As duas paróquias se concentraram, por volta das 8h da manhã, na Praça da Bandeira, no centro de Campina e seguiram em procissão conduzidas por seus Párocos Padre Rodolfo Lucena (Pároco de S.J. Paulo II) e o Padre José Aldevan (Pároco das Graças), com destino à Catedral. Ao som da Banda Filarmônica Sociedade Musical São Miguel, de Barra de São Miguel-PB, os fiéis rezaram e entoaram louvores à Mãe de Deus.

Chegando à Catedral, os fiéis foram acolhidos pelo Vigário Paroquial, Padre Luciano Guedes, que registrou a sua alegria por esse momento brilhante realizado pelas paróquias. Os fiéis participaram de um café servido pelo ECC Diocesano e, em seguida, participaram da Santa Missa com o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Santa Missa

Na Santa Missa, outra grande alegria, pois o Bispo apresentou à comunidade o Padre Mércio Aurélio que foi nomeado para ser Vigário Paroquial na Catedral; Dom Dulcênio disse da sua satisfação por este significativo dia 30 de julho no qual a diocese iniciou as peregrinações.

Concelebraram com o Bispo, os Padres Rodolfo Lucena, Luciano Guedes, José Aldevan, Adeildo Ferreira e o Monsenhor Edivar; nos serviços litúrgicos os Diáconos Marco Danillo e Anderson Ramalho, presentes também alguns seminaristas que atuaram no serviço do Altar.

Neste 17º Domingo do Tempo Comum, a Igreja apresentou o Evangelho de Mateus 13, 44-52, conhecido como ‘sermão das parábolas do Reino’. Na sua reflexão, perante uma Catedral lotada, Dom Dulcênio ensinou que Jesus trata o Reino como algo valioso.

“Percebemos que Jesus faz uma analogia entre o Reino e algo valioso, que apetece os olhos. No mesmo Evangelho de Mateus, no Sermão da Montanha, Jesus afirma: “Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6,21). Logo, induzimos que o Senhor alude que, quando temos como tesouro o Reino dos Céus, nosso coração estará nele. Assim, para conseguirmos os tesouros do Reino, que já podem ser encontrados no hoje da Igreja, precisamos nos desfazer de muita coisa que ocupa a nossa disponibilidade para aceitar o Reino com toda a sua inteireza”, pregou.

O Bispo também ensinou que, a figura do homem somos todos nós, o tesouro e as pérolas são o Reino e tudo o que ele embute, o campo é o mundo. “O tesouro e as pérolas já estão no mundo, basta procurarmo-las. E, quando as encontrarmos, tenhamos coragem de nos privar de todos os outros bens para conseguirmos aquelas preciosidades. Quem age desta forma não perde, mas lucra imensamente”.

O Reino é uma rede

Jesus também afirmou no Evangelho deste domingo que o Reino dos Céus é uma rede lançada ao mar; assim o Bispo explicou que todos são convidados a fazerem parte desta rede, isto é, o Reino de Deus é para todos. Concluiu a sua homilia, explicando que o projeto de Deus é que todos se salvem e busquem o Reino eterno.

“Com os sentimentos de pertença ao Reino, desde já, busquemos alcançá-lo. Que, tenazmente, possamos nos desfazer de tudo o que nos impede de ascendermos ao Reino, que não exclui, mas congrega os eleitos, os que foram salvos pelo sangue de Jesus e, a partir disto, viveram como filhos da luz, neste mundo que, não raras vezes, é de trevas.”

Demais celebrações do Bispo neste final de semana

Missa e Crisma em Aparecida, bairro do Médice:

O Bispo no sábado (29) esteve na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Médice, em Campina Grande-PB, onde crismou 77 jovens. Na ocasião explicou que somente no Cristo, os fiéis possuem uma sensibilidade espiritual, ao degustar o céu, nesta terra saciando-se do Senhor.

Ao falar aos jovens sobre o Sacramento da Confirmação, o Bispo lembrou que a força do Espírito Santo impulsiona o cristão a uma vida dedicada à busca do Reino de Deus; “o segredo é tudo apostar para estar livre, desimpedido, para abraçar, com radicalidade, o Reino dos Céus, achando na sabedoria de Deus, na Sua Palavra, enfim, em Jesus Cristo, a nossa única felicidade, o nosso único tesouro, a nossa singular riqueza”.

Missa e Crisma em Soledade-PB

Na Paróquia de Santa Ana, em Soledade, o Bispo presidiu a missa às 17h neste domingo, 30, e crismou 37 jovens e adultos e ao povo desta comunidade falou sobre o dom da Sabedoria. Dom Dulcênio pregou que este dom é imprescindível para uma vivência fiel à Palavra de Deus; é um tesouro para os que vivem no mundo e, nele, têm que dar razões de sua fé.

“Sabedoria produz a justiça, atributo indispensável para o Reino dos Céus. A sabedoria é dada àqueles que possuem um coração humilde, para os que são generosos no relacionamento com Deus. A sabedoria produz justiça, nunca iniquidade”, disse.

Ao mencionar a figura do Rei Salomão, que pediu Sabedoria, o Bispo pregou que Salomão foi um homem que soube esperar no Senhor, fazendo-se amparado por Ele, por isso, seu reinado não fracassou.

“O Senhor nos recompensa conforme as nossas obras: a providência de Deus tarda, mas não falha, tal como costumeiramente ouvimos no dito popular. Assim, se somos impulsionados pela sabedoria do Alto – manifestação de seu amor –, saberemos ser prudentes no uso daquilo que nos é disposto como materialidade, a fim de alcançarmos um sublime desenvolvimento espiritual: pelos bens transitórios, ganharmos os eternos”, disse.

Por: Ascom | Correção: Pe. Márcio
Fotos: João Neto e Matheus Borges (Setor de Fotografia Diocesana); e Pascom de Soledade

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia



Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)