Pastoral do Surdo da Paróquia do Rosário participa do 20º ENAPAS

Atualizado em 28/07/23 às 00:004 minutos de leitura444 views

Pastoral do Surdo da Paróquia do Rosário participa do 20º ENAPAS

Manaus-AM acolhe, de 18 a 22 de julho de 2023, o 20º Encontro Nacional da Pastoral do Surdo (ENAPAS), que tem como tema: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”, inspirado em João 20,21, e como lema: “Pastoral do Surdo transmitindo a paz enviada pelo Pai”. O encontro conta com a participação de cerca de 80 pessoas.

O Bispo de Tubarão (SC) e referencial da Pastoral dos Surdos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Adilson Pedro Busin, participa do encontro que tem o objetivo de discutir propostas para que haja maior inclusão dos surdos dentro da Igreja e também fortalecer a articulação da Pastoral dos Surdos localmente.

A coordenadora regional da Pastoral dos Surdos, Alice Costa, declarou com a interpretação de Renan Rodrigues, que o 20º ENAPAS está acontecendo, presencialmente, depois de um tempo de encontros virtuais, em razão da pandemia. Ela considera o encontro como “uma oportunidade para discussão de propostas de trabalho para a evangelização dos surdos dentro da Igreja católica”. A temática deste encontro tem a ver com a tecnologia como estratégia de evangelização”, afirmou Alice Costa.

Participação da Pastoral do Surdo da Paróquia do Rosário

Com tradição em Campina Grande, a Paróquia do Rosário é uma das pouquíssimas paróquias da Diocese que dispõe de um serviço de interpretação das missas para a comunidade surda, nesse sentido, dois integrantes da Pastoral do Surdo, Elizabeth Teófilo, que é bastante conhecida na cidade e o jovem Ayrton Maracajá que é surdo e participa da Pastoral, estiveram em Manaus-AM no encontro nacional.

“Aprendemos muito e vimos o quanto precisamos realmente de uma igreja mais SINODAL. Vimos que nos outros estados, tem muito mais união e acolhimento às Pastorais de Surdos, pois muitos Padres, seminaristas, freiras sabem Libras para acolher melhor a comunidade surda. Voltamos com muitos desejos, precisamos pôr em prática e, assim, possamos ter uma igreja verdadeiramente SINODAL”, disse Elizabet.

E continuou: “Um dos pontos muito necessários seria ter, obrigatoriamente, a disciplina de Libras nas formações dos seminaristas para que futuramente tivesse Padres fluentes na Língua Brasileira de Sinais-Libras, e que esses seminaristas pudesses acompanhar essa Pastoral facilitando o desenvolvimento do mesmo, pois a prática é uma das melhores formas de aprendizado”.

Tradução do vídeo: “Olá, bom dia! Tudo bem? Estou aqui para agradecer a Deus e falar da importância do dia de hoje, 19/7, aniversário de 27 anos da Pastoral do Surdo. Que Deus nos abençoe para que possamos continuar trabalhando e lutando. Deus te abençoe”.

Missa espelhada

A Missa de abertura do 20º ENAPAS, celebrada na manhã do dia 19 de julho, foi vista por Alice Costa como uma experiência maravilhosa, uma vez que foi totalmente realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e adaptada à realidade do surdo, com o espelhamento e o próprio surdo sendo o intérprete, sinalizando e sendo o agente da celebração. Segundo ela, foi um momento para provar que é possível celebrar a Eucaristia com o jeito de ser surdo. O Bispo Auxiliar de Manaus (AM), Dom Tadeu Canavarros também participou da celebração.

Fonte: CNBB NE1
Fotos e informações: Elizabeth Teófilo (Paróquia do Rosário)