Diocese festeja à Santa Ana e São Joaquim

Atualizado em 26/07/23 às 00:0010 minutos de leitura335 views


A Igreja Católica celebra neste dia 26, a Memória Litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, pais da Virgem Maria; na Diocese de Campina Grande, três paróquias aludem aos referidos padroeiros com sedes em Soledade-PB, cujo bispo celebrou ontem (25), Alagoa Nova-PB e Barra de Santana-PB.

Em Soledade-PB

A Paróquia de Santa Ana, com sede na cidade de Soledade-PB, forania Sericar, está festejando à padroeira desde o último dia 15 de julho com muito louvor e devoção; na noite da terça-feira, dia 25, a comunidade paroquial, nas pessoas de Padre Bosco e do Diácono Permanente Divaldo, acolheram com muita alegria o Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu Missa na penúltima noite dos festejos.

A Festa na Paróquia de Santa Ana, em Soledade-PB, foi concluída nesta quarta-feira, 26, com a Santa Missa às 10h e 17h, tendo ao final a procissão com a Imagem peregrina pelas ruas da cidade.

Mais informações acesse:

https://www.instagram.com/p/CunV-AfvfjY/

Em Alagoa Nova-PB e no Congo-PB

Neste dia dedicado aos Avós de Jesus Cristo, Dom Dulcênio presidiu Missa solene pela manhã na Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova-PB, forania do brejo; o bispo foi acolhido festivamente pelo Pároco, Padre Antonio Nelson, pelo Vigário Padre Luiz Fernandez e o Diácono Joatan. Centenas de fiéis devotos participaram desta missa matinal.

Acesse a Página da Paróquia de Alagoa Nova e veja mais registros

https://www.instagram.com/paroquiadesantaana/

À tarde, o bispo celebrou na Cidade do Congo-PB, na Igreja de Santa Ana; lá crismou 49 jovens. Esta comunidade pertence à Paróquia de São Pedro, com sede na cidade de Caraúbas, e tem por Pároco, o Padre Joseque Borges.

Na Comunidade da cidade do Congo, os festejos seguirão até o dia 30 de julho, acesse o instagran e acompanhe os festejos: https://www.instagram.com/pascomdocongo/

Homilia

Estando junto aos seus diocesanos nas referidas paróquias por onde passou, em Soledade, em Alagoa Nova e no Congo, o bispo refletiu neste dia grandioso sobre a santidade de Joaquim e Ana, um casal judeu que não tinha filhos. Naquela época, para os judeus, não ter descendentes era sinal da falta de bênção de Deus. Contando um pouco da história desse casal, o bispo lembrou que eles foram exemplo de perseverança na fé e na oração, pois Deus atendeu às suas súplicas, concedendo-lhes um grande presente, a Virgem Maria.

“Reza quem tem fé e esperança, fé e esperança são antecipações daquilo que ainda não está aí. Podemos tirar uma lição: a nossa vida cristã é uma vida “a amadurecer”, inacabada. A insistência do casal Joaquim e Ana, o gemido de súplica a Deus, serve de exemplo aos esposos. Consolem-se os esposos dos quais Deus quer o mesmo sacrifício. O que Deus determina e faz, está bem feito. Tudo lhe obedece aos planos”, pregou.

Ao falar aos esposos, às famílias, o bispo também destacou que os Pais da Virgem Maria foram exemplos na criação da mãe do Salvador, Nossa Senhora, e orientou aos fiéis que buscassem olhar para Ana e Joaquim, a fim de que imitassem tal legado, abrindo-se à vontade de Deus e cooperando na criação dos filhos.

“Santa Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro de tradições da Casa de Davi, que era passado de uma geração para a outra; foi nele que aprendeu a dirigir-se a seu Pai-Deus com imensa piedade; foi nele que conheceu as profecias relacionadas à chegada do Messias, o lugar do seu ensinamento. Sant’Ana e São Joaquim devem ter pensado muitas vezes que Deus queria algo grandioso daquela sua filha, cumulada de tantos dons humanos e sobrenaturais, e a ofereceram a Deus como os hebreus costumavam fazer com seus filhos”, disse.

“Queridos pais e mães, nunca esqueçam que vocês são administradores de um imenso tesouro de Deus, não permitam que o mundo interfira na sua família. São vocês que responderão diante de Deus pela educação que deram aos seus filhos e netos. Um lar autenticamente cristão é um lar de paz e alegria, no qual os filhos desenvolvem a sua personalidade própria com uma liberdade amadurecida, com responsabilidade e tementes a Deus”, pregou

Ainda em sua homilia, falou sobre a pessoa idosa e sobre a figura dos avós; Dom Dulcênio destacou que a sabedoria acumulada nas pessoas idosas, agregam às famílias um grande valor; segundo o bispo, os avós são graças divinas permitidas por Deus; ademais pediu que cada família saiba desfrutar dessa preciosa dádiva que são os avós.

Por: Ascom | Correção: Pe. Márcio
Fotos: Pascom Paroquial de Soledade, Alagoa Nova e Congo

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)