Diácono Anchieta Araújo recebe Título de Cidadão Campinense e Medalha de Honra ao Mérito Municipal

Atualizado em 26/07/23 às 00:009 minutos de leitura306 views

Uma sessão solene para homenagear o jornalista e Diácono Permanente Anchieta Araújo, editor de jornalismo da Rede Ita, e que também atua na Rádio Caturité FM (Jornal da Manhã) foi realizada na noite da última terça-feira (25), na Câmara Municipal de Campina Grande. Foram entregues Título de Cidadania Campinense (Anchieta é natural da cidade de São José dos Cordeiros) e a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, propostas pelo vereador Rui da Ceasa e pelo ex-vereador Nelson Gomes Filho.

A Sessão solene foi presidida pela Vereadora Fabiana Gomes, secretariada pelo Vereador Janduy Ferreira, com a presença de familiares do Diácono, representações do clero, do poder executivo de Campina Grande e de outros munícipios, jornalistas, amigos e paroquianos da Paróquia de Santo Antônio.

O ex-Vereador Nelson Gomes Filho, ao usar a palavra destacou que a escolha das honrarias, de modo unânime, faz jus à grandeza da pessoa do Diácono Anchieta, e disse ser um momento de alegria para todo o parlamento, bem como familiares e amigos, ao prestar homenagem ao ilustre Anchieta Araújo. Desejou também que as bênçãos divinas estejam sobre a vida do homenageado.

“Anchieta é um porta-voz da informação e do respeito de nossa cidade merecendo reconhecimento e admiração do povo campinense; a sua jornada é pautada pelo trabalho árduo e de muita dedicação. Agradeço a todos os vereadores pela votação a esse ilustre jornalista e diácono que recebe merecidamente a Medalha em Honra ao Mérito e o Título de Cidadania Campinense. Parabéns Anchieta Araújo! Que Deus continue iluminando sua trajetória permitindo que construa um futuro belo e humano em prol da nossa cidade”, disse o Nelson Gomes Filho.

Coronel Gomes

O Vice-prefeito de Aroeiras-PB, Coronel Gomes, também proferiu uma palavra e destacou que a Sessão foi muito honrosa: “Te dar os parabéns por esses títulos é uma honra, vem do âmago do nosso coração; é uma alegria muito grande, trago um abraço da minha cidade Aroeiras-PB a todos e, em especial, ao Diácono Anchieta; trago esse testemunho de Anchieta, que é uma figura extraordinária, hoje Campina e nós estamos felizes por esse título. Anchieta é um exemplo de homem, amigo, é um exemplo de família”, destacou o Coronel.

Padre Alexandre Moreira

Representando o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve o Padre Alexandre Moreira, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, que leu uma carta escrita pelo Pastor Diocesano, o qual destacou a gratidão ao poder legislativo municipal pelo reconhecimento ao Diácono Anchieta Araújo. Na carta lida pelo Padre, o Bispo aponta que Anchieta é um exemplo de profissional, esposo e diácono, ao tempo que agradeceu todo trabalho e empenho nas funções desempenhadas.

O Padre Alexandre, por sua vez, louvou a Deus pela vida do Diácono e disse que Anchieta Araújo é um homem de fácil sorriso, versátil com as palavras, sabe ser amigo e congregar com todos. “Desejo um fecundo ministério diaconal”, disse.

Discurso do Diácono

Ao dispor da palavra, o diácono Anchieta começou agradecendo a Deus por galgar tantos caminhos até chegar onde está. Agradeceu a sua família, a sua esposa Regina e a seus filhos, prestou agradecimento a seus pais, suas irmãs, cunhados (a), sobrinhos (a), enfim, de modo geral aos familiares. Agradeceu também aos parlamentares pelas honrarias concedidas.

“Sou caririzeiro, de São José dos Cordeiros, filho de um agricultor e uma professora primária. Tinha tudo para ser um produtor rural, um veterinário, um agrônomo, mas a paixão pela comunicação era algo nato. Aquele jovem pobre do sítio passou no vestibular e veio estudar em Campina Grande com muita dificuldade. Não foi fácil, os mais próximos sabem disso. Lembro a primeira vez que vim a Campina Grande, aquele jovem que até os 12 anos não sabia o que era luz elétrica e muito menos um aparelho de televisão, mas adorava ouvir um rádio de pilha. Era começo da noite e lembro muito bem do encantamento ao vislumbrar as luzes de Campina Grande do alto do Serrotão. Imagem que nunca saiu e nunca sairá da minha cabeça. Até hoje, todas as vezes que avisto Campina Grande do alto do Serrotão me dá vontade de cantar: “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil…”, mesmo sabendo que não estou no Rio de Janeiro, claro, mas Campina é a nossa cidade maravilhosa”, pontuou inicialmente.

Ainda no seu discurso, Anchieta Araújo reservou algumas linhas fazendo menção ao seu chamado eclesial, como Diácono Permanente da Diocese de Campina Grande.

“E para completar essa história de amor com essa terra, nos últimos 4 anos, fui chamado por Deus para me doar à obra da salvação como diácono permanente da Diocese de Campina Grande. Depois de ordenado, tenho procurado cumprir a missão a mim dada por Deus com o apoio do nosso Bispo Diocesano, Dom Dulcênio e dos padres da paróquia de Santo Antônio, onde exerço meu ministério. Aqui vai um agradecimento muito especial ao meu pároco, Padre Alexandre Moreira e ao Monsenhor Lourildo, nosso vigário”.

Concluiu, citando um trecho da letra do Hino de Campina Grande: “Como bem diz a letra do hino, Venturosa Campina querida, ó cidade que amo e venero, eterno poema, de amor a beleza, ó recanto abençoado do Brasil. Aqui está mais um forasteiro, mais um caririzeiro adotado por ti, aqui está teu filho adotivo, e um filho teu não foge à luta. Obrigado Campina!”.

Sobre o Diácono Anchieta Araújo - veja a sua trajetória clicando aqui

Veja a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=YlP5fcgZVzM

Por: Ascom
Fotos: Raphaelly Albuquerque (Setor Diocesano de Fotos)