Dom Dulcênio preside Missa em preparação à Festa de São Cristóvão

Atualizado em 19/07/23 às 00:006 minutos de leitura145 views

A Paróquia de São Cristóvão, situada no bairro do Centenário, Forania Cidade Norte está celebrando os festejos alusivos ao seu Padroeiro, tendo início no último domingo, 16 de julho. Na quarta noite de celebrações, dia 19, a comunidade paroquial acolheu o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu Missa em preparação a grande festa do Padroeiro que acontecerá no próximo dia 25.

O Bispo e os seminaristas foram acolhidos pelo Padre Van Victor, Pároco, e o Diácono Permanente Marcelo; O coral da Imaculada da Catedral se fez presente cantando à missa de maneira belíssima; O Diácono Ricardo Soares, também da catedral ajudou nos trabalhos litúrgicos.

Os noiteiros homenageados foram as Pastorais Familiar, do Batismo e do Dízimo. Dom Dulcênio agradeceu a acolhida e disse ser um feliz momento poder retornar à comunidade para celebrar junto aos seus diocesanos.

Na homilia que pregou, o Bispo destacou que Deus se revela aos fracos e pequeninos, e os torna grandes e importantes. Conforme disse, Ele eleva os humildes e faz cair os grandes e poderosos deste mundo, como relata São Lucas no Cântico do Magnificat, atribuído à Maria e conhecido por todos.

Ao explicar a primeira leitura que foi extraída do livro do Exôdo 3,1-6. 9-12, o Bispo ensinou que a manifestação de Deus a Moisés é um chamado para a missão de libertar o povo hebreu da escravidão do Egito. Nesse sentido, Moisés se acha incapaz para tal empreendimento e Deus diz que estará com ele.

“Quando Deus está conosco não há nada que seja impossível. É ele quem nos capacita, nos fortalece e nos enche de coragem. Algo semelhante ocorre com o chamado de São Cristóvão. Após as experiências vividas, que não preenchiam sua alma, resolveu Cristóvão aconselhar-se com um eremita, o qual deu-lhe o valioso conselho de se entregar a Jesus Cristo”, disse.

Prosseguindo com o relato acerca da história do santo, o bispo disse que Cristóvão, diante do eremita, convenceu-se que não deveria jejuar e orar a Cristo, mas foi orientado a ajudar pessoas a passarem por um rio; Cristóvão, segundo a tradição, era um homem robusto grande e forte.

“Cristóvão é chamado por Deus para ser um dos homens mais importantes da história cristã. Vemos aqui um Deus que se revela aos pequenos, como diz o Evangelho de hoje, no qual Jesus louva ao Pai exatamente por isso: Ele eleva os humildes, revelando-lhes coisas que estão ocultas aos tidos como sábios, grandes e poderosos. Em sintonia com o Pai, a exemplo de Jesus, São Cristóvão assumiu a missão de elevar os pequenos”.

O desfecho da sua homilia foi um pedido à comunidade para aprenderem de São Cristóvão, a prática da caridade; virtude que o fez ver no próximo o seu irmão em Jesus Cristo e tratá-lo como tal.

“Aprendamos de São Cristóvão, que obediente aos impulsos da graça divina, esta lhe abriu as portas do redil de Cristo, transformou-o em seu grande apóstolo, levou-o aos píncaros da santidade e proporcionou-lhe a coroa dos mártires. Que São Cristóvão proteja todos os profissionais do volante, os motoristas. Amém”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial e Joaquim Urtiga (Setor de fotografia diocesana)

Abaixo confira a programação do restante da festa:

5º dia | 20/07 – QUINTA-FEIRA
NOITEIROS: Comunidades de N. Sra. de Fátima e Santa Luzia.
19h30 – Santa Missa com Pe. José de Arimatéa Alves Júnior – Paróquias de São José e dos Mártires São Severino e Santa Cecília / Alcantil e Santa Cecília

6º dia | 21/07 – SEXTA-FEIRA
NOITEIROS: Cáritas e Apostolado da Oração.
19h30 – Santa Missa com Pe. Reinaldo Miguel Calixto Alves – Diocese de Guarabira.

7º dia | 22/07 – SÁBADO
NOITEIROS: Setor da Juventude – EJC, Coroinhas e Pascom.
19h30 – Santa Missa com Pe. Emanuel Augusto de Souza Leite – Roma / Itália.

8º dia | 23/07 – DOMINGO
15h00 – Concentração da Procissão motorizada, saída às 15h30. Logo após, Bênção dos veículos e Santa Missa com Pe. Van Victor Carvalho de Sousa – Paróquia de São Cristóvão.
NOITEIROS: Comunidades de N. Sra. Aparecida e Santa Bárbara.

9º dia | 24/07 – SEGUNDA – FEIRA
NOITEIROS: Setores da Catequese e Acolhida.
19h30 – Santa Missa com Pe. Douglas Júnior de Oliveira Silva – Paróquia de Santa Rosa de Lima / Campina Grande.

DIA DA FESTA | 25/07 – TERÇA-FEIRA
NOITEIROS: Todas as famílias, comunidades, pastorais, serviços e movimentos.
19h30 – Santa Missa solene com Pe. Ednaldo Gomes da Silva – Paróquia de N. Sra. do Bom Conselho / Esperança.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia