Diáconos Permanentes participam de Retiro Espiritual

Atualizado em 16/07/23 às 00:008 minutos de leitura447 views


Nos dias 14, 15 e 16 de julho os Diáconos Permanentes da Diocese de Campina Grande vivenciaram o retiro anual espiritual, no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes, localizado no bairro do Tambor em Campina Grande/PB, tendo como pregador Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (14) os diáconos participaram da oração da Via-Sacra meditando a Paixão de Jesus, em seguida o pregador apresentou a importância de um retiro espiritual enfatizando que Deus estava ali com todos, e que não se trataria de uma metáfora; a partir deste ponto, fez a provocação inicial: “Eu estarei com Ele? Todo retiro deixa um selo em nós, uma marca indelével, encontro profundo, transformador”, disse Dom Antônio Augusto.

Durante o sábado, os 27 diáconos permanentes presentes iniciaram a programação do dia com a Santa Missa com oração das Laudes e memória litúrgica de São Boaventura. Após o café da manhã o pregador discorreu sobre a importância de ser dom de Deus na vida da família, nas relações de trabalho, na comunidade, na igreja e nos demais ambientes em que a figura do diácono atua a nível do serviço enquanto doação, dar-se em vista do doar-se, na capacidade pessoal de tomar a iniciativa; ainda salientou durante os momentos reservados na manhã e tarde de pregação, os contextos no mundo atual, bem como os desafios para seguir o evangelho enquanto texto de vida, e ainda o questionamento: “quem somos e onde somos, na busca dos olhares de Cristo? (amoroso, lacrimoso, alegre e esperançoso)”. A cada momento de apresentação foi seguido de um tempo de meditação e reflexão individual.

O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve presente e fez saudação calorosa ao pregador Dom Antônio Augusto que também conduziu o retiro dos padres na última semana, como também acolheu e enfatizou a importância do Retiro espiritual na vida dos diáconos. Durante a tarde o Pe. Aparecido Camargo (Assistente Eclesiástico para os diáconos permanentes e aspirantes), Pe. Douglas Júnior (Paróquia Santa Rosa Lima) e Mons. Edvar Morais (Paróquia N. Sra. das Graças) atenderam as confissões de todos os diáconos. Dentro da programação ainda vivenciaram Adoração ao Santíssimo Sacramento, Momento Mariano com a oração do Terço e Ofício da Imaculada Conceição e, por fim, reflexão e partilha na Capela.

O momento de oração das Laudes deu início as atividades deste domingo, seguindo com a última pregação antes da meditação de Dom Antônio Augusto apresentando que no retiro todos tiveram a oportunidade de adorar Jesus na Eucaristia, meditar na fraternidade, vivendo momentos com Maria e sempre nascendo desejos e propósitos diante da presença na igreja e no mundo, nas indagações “quem sou eu, onde estou, onde querer ir?”; na certeza que todos têm um dom de servir a Deus. A pergunta que concluiu a reflexão partiu da liberdade que é a palavra chave e resposta para a missão de cada diácono.

Durante a missa de encerramento que contou com as famílias de alguns diáconos, o bispo ressaltou que o semeador não fez seleção de terreno, a semente deve ser lançada como sua palavra para todos darem frutos, mas nem sempre todos compreendem; “Deus não desiste de ninguém. Devemos preparar o terreno para palavra de Deus preparando nosso coração e pedindo luz ao Espírito Santo”, concluiu Dom Antônio Augusto.

Com informações: Diác. Marco DanilloFotos: Diáconos Permanentes e Rafael Augusto 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)