Dom Dulcênio conclui Visita Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro

Atualizado em 10/07/23 às 00:008 minutos de leitura277 views

A Paróquia da Imaculada Conceição, formada por suas 10 comunidades e dividida pelos seus três setores, sentiu-se mergulhada na graça divina desde o último dia 05 de julho até este domingo 09, com a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano de Campina Grande, que em nome do Senhor Jesus levou a Paz e confirmou seus irmãos na fé.

A Comunidade Religiosa dos Padres Rogacionistas que gere a Paróquia desde 2009, quando da sua ereção, sentiu-se agradecida pela visita do Bispo. O Pároco, Padre Toninho, expressou publicamente sua gratidão na Missa que marcou o encerramento da visita.

Foram dezenas de famílias visitadas, inúmeros fiéis da paróquia visitados e alcançados pela graça trazida pelo Sucessor dos Apóstolos; doravante, a comunidade seguirá revigorada e mais fortalecida para continuar sua bonita missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

A Visita Pastoral Canônica chegou ao fim com uma reunião do Conselho Pastoral Paroquial, que aconteceu pela manhã, e foi conduzida pelo Padre Toninho; alguns pontos foram tocados, dentre os quais uma avaliação feita pelo bispo acerca da Visita Pastoral; os animadores das comunidades e dos movimentos também avaliaram como positiva a presença de Dom Dulcênio.

Após o CPP, houve mais uma visita a um enfermo da paróquia; à tarde o bispo sentou-se com os clérigos para uma avaliação interna e encerrou a visita celebrando a missa dominical, ocasião em que Dom Dulcênio investiu 14 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; nessa missa também foi acolhida uma Vela das missões apresentada pela Infância e Juventude Missionária.

Homilia

Neste XIV Domingo do Tempo Comum, Jesus pôs-se a dizer: ‘Vinde a mim, todos vós, cansados e fadigados... vos darei descanso... aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração’. O Evangelho de Mateus 11,25-30 relata um convite de Jesus que nos fala da dinâmica de amor com a qual somos salvos e a que somos chamados a imitar.

“Mansidão e humildade. Estas duas virtudes brotam de um único radical: a caridade. Logo, somente as adquire quem ama – ou busca aprender a amar. O amor é escola para todas as virtudes. Com esta afirmativa, salta-nos aos olhos o imperativo principal, não somente do trecho do Evangelho deste XIV Domingo do Tempo Comum, mas de toda a Escritura Sagrada: “[…] aprendei de mim”, pregou.

Conforme ensinou, aprender de Deus é um desafio à humanidade, pois Deus na Sua Onipotência, bastando-Se em Si mesmo, sem necessidade de nada nem de ninguém, criou-nos, salvou-nos e santifica-nos; “aprender de Cristo, que tomou Consigo as nossas dores para nos curar… aprender sempre de Deus”, disse o bispo.

“Aprender as lições do amor que o próprio Cristo nos dá, aprendemos a nos vencer em todo o procedimento carnal, o que comporta atitudes práticas e cotidianas para com Deus, correspondendo-Lhe por uma vida santa, e para com o próximo nas nossas mais variadas relações interpessoais. Neste último ponto, aprendemos de Jesus, tal como Ele fez na Cruz o caminho para a mansidão e a humildade sinceras para com os nossos semelhantes”, instruiu.

Sobre a Paróquia

A Paróquia da Imaculada Conceição criada em 2009 pelo então Bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, é composta por 10 comunidades e está situada entre os limites dos munícipios de Campina Grande e Queimadas-PB, fazendo parte da Forania Cidade Sul da Diocese. Seus pastores, atualmente são compostos pelo Padre Toninho, Pároco; Padre Benedito, Vigário Paroquial e o Diácono Adalberto.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial e Rafael Augusto