Dom Dulcênio conclui Visita Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro

Atualizado em 10/07/23 às 00:008 minutos de leitura312 views


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada por suas 10 comunidades e dividida pelos seus três setores, sentiu-se mergulhada na graça divina desde o último dia 05 de julho até este domingo 09, com a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano de Campina Grande, que em nome do Senhor Jesus levou a Paz e confirmou seus irmãos na fé.

A Comunidade Religiosa dos Padres Rogacionistas que gere a Paróquia desde 2009, quando da sua ereção, sentiu-se agradecida pela visita do Bispo. O Pároco, Padre Toninho, expressou publicamente sua gratidão na Missa que marcou o encerramento da visita.

Foram dezenas de famílias visitadas, inúmeros fiéis da paróquia visitados e alcançados pela graça trazida pelo Sucessor dos Apóstolos; doravante, a comunidade seguirá revigorada e mais fortalecida para continuar sua bonita missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

A Visita Pastoral Canônica chegou ao fim com uma reunião do Conselho Pastoral Paroquial, que aconteceu pela manhã, e foi conduzida pelo Padre Toninho; alguns pontos foram tocados, dentre os quais uma avaliação feita pelo bispo acerca da Visita Pastoral; os animadores das comunidades e dos movimentos também avaliaram como positiva a presença de Dom Dulcênio.

Após o CPP, houve mais uma visita a um enfermo da paróquia; à tarde o bispo sentou-se com os clérigos para uma avaliação interna e encerrou a visita celebrando a missa dominical, ocasião em que Dom Dulcênio investiu 14 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; nessa missa também foi acolhida uma Vela das missões apresentada pela Infância e Juventude Missionária.

Homilia

Neste XIV Domingo do Tempo Comum, Jesus pôs-se a dizer: ‘Vinde a mim, todos vós, cansados e fadigados... vos darei descanso... aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração’. O Evangelho de Mateus 11,25-30 relata um convite de Jesus que nos fala da dinâmica de amor com a qual somos salvos e a que somos chamados a imitar.

“Mansidão e humildade. Estas duas virtudes brotam de um único radical: a caridade. Logo, somente as adquire quem ama – ou busca aprender a amar. O amor é escola para todas as virtudes. Com esta afirmativa, salta-nos aos olhos o imperativo principal, não somente do trecho do Evangelho deste XIV Domingo do Tempo Comum, mas de toda a Escritura Sagrada: “[…] aprendei de mim”, pregou.

Conforme ensinou, aprender de Deus é um desafio à humanidade, pois Deus na Sua Onipotência, bastando-Se em Si mesmo, sem necessidade de nada nem de ninguém, criou-nos, salvou-nos e santifica-nos; “aprender de Cristo, que tomou Consigo as nossas dores para nos curar… aprender sempre de Deus”, disse o bispo.

“Aprender as lições do amor que o próprio Cristo nos dá, aprendemos a nos vencer em todo o procedimento carnal, o que comporta atitudes práticas e cotidianas para com Deus, correspondendo-Lhe por uma vida santa, e para com o próximo nas nossas mais variadas relações interpessoais. Neste último ponto, aprendemos de Jesus, tal como Ele fez na Cruz o caminho para a mansidão e a humildade sinceras para com os nossos semelhantes”, instruiu.

Sobre a Paróquia

A Paróquia da Imaculada Conceição criada em 2009 pelo então Bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, é composta por 10 comunidades e está situada entre os limites dos munícipios de Campina Grande e Queimadas-PB, fazendo parte da Forania Cidade Sul da Diocese. Seus pastores, atualmente são compostos pelo Padre Toninho, Pároco; Padre Benedito, Vigário Paroquial e o Diácono Adalberto.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial e Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)