Encontro com grupos, visita às comunidades, casas e a Santa Missa marcam o penúltimo dia da Visita Pastoral

Atualizado em 08/07/23 às 00:0011 minutos de leitura421 views

Encontro com grupos, visita às comunidades, casas e a Santa Missa marcam o penúltimo dia da Visita

O Penúltimo dia da Visita Pastoral Canônica, realizada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia da Imaculada Conceição, no Ligeiro, teve início às 8h30, quando o bispo se encontrou com os Coroinhas, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a Liturgia na Matriz.

Marcando uma boa presença, os coroinhas se apresentaram ao bispo, assim como os Ministros Extraordinários; Dom Dulcênio, por sua vez, falou a cada grupo relatando experiências e mostrando a importância de cada um para o serviço da igreja. Aos Ministros, pediu que fossem fiéis à missão de levar Jesus aos mais necessitados; aos coroinhas, pediu perseverança e muito empenho.

Neste encontro um testemunho chamou atenção de todos; uma criança chamada Tainá de apenas 6 anos de idade, da pastoral dos coroinhas e infância missionária, estava com o bracinho esquerdo quebrado, mas disse à sua Mãe, a Senhora Fabiana (que relatou o testemunho), o desejo de ver e acolher o Bispo Diocesano.


Tainá estando mais recuperada, fez questão de colocar a camisa dos coroinhas e ir ao encontro de Dom Dulcênio na manhã deste sábado; a mãe da menina relatou ter sido um momento de graça, pois, a presença do Pastor motivou-a e fortaleceu-a para este encontro.

Por volta das 10h visitou as comunidades do Setor 03, formadas pelas capelas de Nossa Senhora Aparecida, Santo Aníbal e Nossa Senhora Das Graças, e estando nesse setor, visitou enfermos e idosos. Almoçou no mesmo setor e, à tarde, se encontrou com os movimentos e demais organismos.

O encontro deu-se na igreja de São João Bosco, reunindo a Comunidade Católica Teófilos, os Movimentos Marianos, o Apostolado da Oração, a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) e a UOV (União de Oração pelas Vocações), e com eles, o bispo falou sobre a importância das vocações, ouviu os grupos e os trabalhos pastorais que são desenvolvidos a partir de cada expressão

Passou pelo encontro, o Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, que esteva acompanhado da sua irmã, que veio para participar da Santa Missa com o Bispo. Em breves palavras o Padre Luciano Guedes disse estar acompanhando a Visita pelos meios de Comunicação e frisou ser um momento de graça a presença do bispo na comunidade paroquial.

Por volta das 16h, Dom Dulcênio presidiu a Missa na Comunidade São João Bosco, que ficou pequena sua estrutura física pela grande quantidade de fiéis que esteve presente. O Prelado destacou na homilia que Jesus convida a toda a igreja a caminhar na escola da humildade; segundo o Pastor Diocesano, eis um convite profundo e, simultaneamente, exigente!

“Todo o esforço que empreendemos para alcançar a desejada virtude da humildade nunca será em vão! Digo isto pela promessa de Jesus no Evangelho que, atentamente, acabamos de ouvir: “vós encontrareis descanso”. São Josemaría Escrivá conceituará humildade, dizendo: “A humildade é outro bom caminho para chegar à paz interior” (Caminho, 607). Creio que a paz, ao lado da felicidade, é um anseio comum de todos, pois todos queremos paz. A paz só é possível na imitação da humildade do Senhor”, pregou.

Ainda sobre a humildade, o bispo ensinou aos fiéis que o caminho a ser trilhado exige renúncia da soberba, da vaidade, do egoísmo, só assim, será possível galgar a vereda da humildade, passando pelas cruzes, até chegarmos ao descanso eterno de Deus, meta da nossa marcha.

“Sim, passando pela cruz, porque o Senhor após descer da humilde cavalgadura do jumento no Domingo de Ramos, enfrentou outra mais humilhante e dolorosa: o pior e mais ignominioso de todos os castigos: o da Cruz”, pontuou.

E concluiu: “Se disponíveis a isto, na escola do Mestre estamos, porque não apenas Lhe pediremos, como também, trabalharemos para que o nosso coração seja semelhante ao Seu, manso e humilde Coração, e outra recompensa não nos virá senão a da paz interior, começada nesta terra de peregrinos, mas plenificada para todo o sempre no Céu, onde repousaremos no terno e refulgente Coração do Senhor”.

O último dia da Visita Pastoral

O último dia de Visita Pastoral será marcado com uma programação intensa: às 8h acontece o café e um encontro com o Conselho Paroquial de Pastoral, o CPP, na Matriz. Será um encontro que durará toda a manhã. À tarde, o bispo se reúne com a comunidade religiosa dos Rogacionistas para uma avaliação da Visita Pastoral. Por volta das 17h, celebra a Missa dominical e encerra a sua visita na Paróquia.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto e Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)