Encontro com grupos, visita às comunidades, casas e a Santa Missa marcam o penúltimo dia da Visita Pastoral

Atualizado em 08/07/23 às 00:0011 minutos de leitura376 views

O Penúltimo dia da Visita Pastoral Canônica, realizada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia da Imaculada Conceição, no Ligeiro, teve início às 8h30, quando o bispo se encontrou com os Coroinhas, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a Liturgia na Matriz.

Marcando uma boa presença, os coroinhas se apresentaram ao bispo, assim como os Ministros Extraordinários; Dom Dulcênio, por sua vez, falou a cada grupo relatando experiências e mostrando a importância de cada um para o serviço da igreja. Aos Ministros, pediu que fossem fiéis à missão de levar Jesus aos mais necessitados; aos coroinhas, pediu perseverança e muito empenho.

Neste encontro um testemunho chamou atenção de todos; uma criança chamada Tainá de apenas 6 anos de idade, da pastoral dos coroinhas e infância missionária, estava com o bracinho esquerdo quebrado, mas disse à sua Mãe, a Senhora Fabiana (que relatou o testemunho), o desejo de ver e acolher o Bispo Diocesano.

Tainá estando mais recuperada, fez questão de colocar a camisa dos coroinhas e ir ao encontro de Dom Dulcênio na manhã deste sábado; a mãe da menina relatou ter sido um momento de graça, pois, a presença do Pastor motivou-a e fortaleceu-a para este encontro.

Por volta das 10h visitou as comunidades do Setor 03, formadas pelas capelas de Nossa Senhora Aparecida, Santo Aníbal e Nossa Senhora Das Graças, e estando nesse setor, visitou enfermos e idosos. Almoçou no mesmo setor e, à tarde, se encontrou com os movimentos e demais organismos.

O encontro deu-se na igreja de São João Bosco, reunindo a Comunidade Católica Teófilos, os Movimentos Marianos, o Apostolado da Oração, a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) e a UOV (União de Oração pelas Vocações), e com eles, o bispo falou sobre a importância das vocações, ouviu os grupos e os trabalhos pastorais que são desenvolvidos a partir de cada expressão

Passou pelo encontro, o Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes, que esteva acompanhado da sua irmã, que veio para participar da Santa Missa com o Bispo. Em breves palavras o Padre Luciano Guedes disse estar acompanhando a Visita pelos meios de Comunicação e frisou ser um momento de graça a presença do bispo na comunidade paroquial.

Por volta das 16h, Dom Dulcênio presidiu a Missa na Comunidade São João Bosco, que ficou pequena sua estrutura física pela grande quantidade de fiéis que esteve presente. O Prelado destacou na homilia que Jesus convida a toda a igreja a caminhar na escola da humildade; segundo o Pastor Diocesano, eis um convite profundo e, simultaneamente, exigente!

“Todo o esforço que empreendemos para alcançar a desejada virtude da humildade nunca será em vão! Digo isto pela promessa de Jesus no Evangelho que, atentamente, acabamos de ouvir: “vós encontrareis descanso”. São Josemaría Escrivá conceituará humildade, dizendo: “A humildade é outro bom caminho para chegar à paz interior” (Caminho, 607). Creio que a paz, ao lado da felicidade, é um anseio comum de todos, pois todos queremos paz. A paz só é possível na imitação da humildade do Senhor”, pregou.

Ainda sobre a humildade, o bispo ensinou aos fiéis que o caminho a ser trilhado exige renúncia da soberba, da vaidade, do egoísmo, só assim, será possível galgar a vereda da humildade, passando pelas cruzes, até chegarmos ao descanso eterno de Deus, meta da nossa marcha.

“Sim, passando pela cruz, porque o Senhor após descer da humilde cavalgadura do jumento no Domingo de Ramos, enfrentou outra mais humilhante e dolorosa: o pior e mais ignominioso de todos os castigos: o da Cruz”, pontuou.

E concluiu: “Se disponíveis a isto, na escola do Mestre estamos, porque não apenas Lhe pediremos, como também, trabalharemos para que o nosso coração seja semelhante ao Seu, manso e humilde Coração, e outra recompensa não nos virá senão a da paz interior, começada nesta terra de peregrinos, mas plenificada para todo o sempre no Céu, onde repousaremos no terno e refulgente Coração do Senhor”.

O último dia da Visita Pastoral

O último dia de Visita Pastoral será marcado com uma programação intensa: às 8h acontece o café e um encontro com o Conselho Paroquial de Pastoral, o CPP, na Matriz. Será um encontro que durará toda a manhã. À tarde, o bispo se reúne com a comunidade religiosa dos Rogacionistas para uma avaliação da Visita Pastoral. Por volta das 17h, celebra a Missa dominical e encerra a sua visita na Paróquia.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto e Pascom Paroquial