No terceiro dia de Visita Pastoral, Dom Dulcênio conheceu comunidades do setor 02 e visitou famílias

Atualizado em 07/07/23 às 00:009 minutos de leitura300 views

A Visita Pastoral de Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro, nesta sexta feira, 07, contou com uma programação intensa, marcada pelo clima chuvoso, cheia de atividades e visitas às casas das pessoas idosas e enfermas.

Nos turnos da manhã e tarde, ladeado pelo Pároco Padre Toninho, os seminaristas que o acompanham e alguns leigos, o bispo foi ao setor 02 da paróquia, formado pelas comunidades de Nossa Senhora Das Dores, São José e Santo Antônio, estando nessa região que fica próximo ao Aluísio Campos, Dom Dulcênio visitou mais idosos e enfermos, deixou a sua benção e a Paz Jesus, além de confessar e ministrar a Unção dos Enfermos.

À noite, o Bispo presidiu Missa na Comunidade de São José que reuniu dezenas de fiéis, e destacou na homilia a importância de Abraão na história do povo de Deus, e disse que foi o primeiro pai na fé por ter acreditado em Javé. Dito isto, Dom Dulcênio ensinou que todo antigo testamento é uma preparação para História da Salvação do povo, que se dá em Jesus Cristo.

Ao refletir o Evangelho de Mt 9,9-13, que narra o chamado de Jesus a Mateus, cobrador de impostos, o Pastor Diocesano instruiu à comunidade que Jesus veio para os pecadores, para os doentes e ao chamar Mateus, manifesta a sua misericórdia, pois Deus é misericórdia. Pediu aos fiéis, que olhando para este exemplo, todos se empenhem em acolher ao próximo sem fazer distinção.

Ademais exortou que é dever de todo cristão anunciar a Boa Nova, isto é, anunciar Jesus Cristo, a salvação do mundo; citando o Papa Francisco, lembrou que o Santo Padre tem insistido aos seus fiéis que busquem os extraviados, os doentes os que se encontram nas periferias existências.

Concluiu a sua pregação, orientando às famílias, aos jovens, a fim de que todos se tornem testemunhas da Verdade, que é o Senhor Jesus; e fazer menção ao dia de visitas realizadas no setor 2 agradeceu a acolhida e o carinho de todos.

Encontro pós Missa

Após a Missa, Dom Dulcênio se encontrou com a Catequese da Paróquia, a Pastoral Familiar e a Pastoral da Juventude; os referidos grupos apresentaram-se falaram das atividades e o bispo agradeceu a acolhida e direcionou-lhes uma palavra motivadora à missão.

A Pastoral Familiar foi representada por Mary e Severino que explicaram que o trabalho começou a pouco tempo, estão no processo de implantação, e visitando as famílias. São 14 membros da pastoral.

Dom Dulcênio apontou que todas as vocações saem da família, como célula vital da sociedade. Os filhos vão seguindo o exemplo dos mais velhos. A ideia é buscar dois casais por comunidade, trabalhando a leitura Orante da Palavra de Deus.

O setor juventude foi apresentado pelo jovem Lucas, que falou ao bispo acerca dos trabalhos que a comissão prepara como os teatros. Estão se organizando para rezar o terço jovem nas praças e ruas. Dom Dulcênio enfatizou que os jovens precisam viver uma vida de oração, tendo a eucaristia como o centro da vida de fé.

O bispo ainda agradeceu pelas ajudas com a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) e o desenvolvimento com a catequese

Programação do sábado

No sábado a programação inicia às 8h30 com um encontro do Bispo junto aos coroinhas, com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a Liturgia da Matriz. Ainda pela manhã irá ao Setor 03, que compreende as comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santo Aníbal, São João Bosco e Nossa Senhora Das Graças.

À tarde se reúne com os movimentos, com a Comunidade Católica Teófilos, Movimentos Marianos, Apostolado, OVS e UOV. Encerra o sábado com a Santa Missa às 16h na Comunidade de São João Bosco.

Por: Ascom, com construção e apoio do Seminarista Adriel e Pascom Paroquial
Fotos: Rafael Augusto e Pascom Paroquial