No terceiro dia de Visita Pastoral, Dom Dulcênio conheceu comunidades do setor 02 e visitou famílias

Atualizado em 07/07/23 às 00:009 minutos de leitura340 views


A Visita Pastoral de Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro, nesta sexta feira, 07, contou com uma programação intensa, marcada pelo clima chuvoso, cheia de atividades e visitas às casas das pessoas idosas e enfermas.

Nos turnos da manhã e tarde, ladeado pelo Pároco Padre Toninho, os seminaristas que o acompanham e alguns leigos, o bispo foi ao setor 02 da paróquia, formado pelas comunidades de Nossa Senhora Das Dores, São José e Santo Antônio, estando nessa região que fica próximo ao Aluísio Campos, Dom Dulcênio visitou mais idosos e enfermos, deixou a sua benção e a Paz Jesus, além de confessar e ministrar a Unção dos Enfermos.

À noite, o Bispo presidiu Missa na Comunidade de São José que reuniu dezenas de fiéis, e destacou na homilia a importância de Abraão na história do povo de Deus, e disse que foi o primeiro pai na fé por ter acreditado em Javé. Dito isto, Dom Dulcênio ensinou que todo antigo testamento é uma preparação para História da Salvação do povo, que se dá em Jesus Cristo.

Ao refletir o Evangelho de Mt 9,9-13, que narra o chamado de Jesus a Mateus, cobrador de impostos, o Pastor Diocesano instruiu à comunidade que Jesus veio para os pecadores, para os doentes e ao chamar Mateus, manifesta a sua misericórdia, pois Deus é misericórdia. Pediu aos fiéis, que olhando para este exemplo, todos se empenhem em acolher ao próximo sem fazer distinção.

Ademais exortou que é dever de todo cristão anunciar a Boa Nova, isto é, anunciar Jesus Cristo, a salvação do mundo; citando o Papa Francisco, lembrou que o Santo Padre tem insistido aos seus fiéis que busquem os extraviados, os doentes os que se encontram nas periferias existências.

Concluiu a sua pregação, orientando às famílias, aos jovens, a fim de que todos se tornem testemunhas da Verdade, que é o Senhor Jesus; e fazer menção ao dia de visitas realizadas no setor 2 agradeceu a acolhida e o carinho de todos.

Encontro pós Missa

Após a Missa, Dom Dulcênio se encontrou com a Catequese da Paróquia, a Pastoral Familiar e a Pastoral da Juventude; os referidos grupos apresentaram-se falaram das atividades e o bispo agradeceu a acolhida e direcionou-lhes uma palavra motivadora à missão.

A Pastoral Familiar foi representada por Mary e Severino que explicaram que o trabalho começou a pouco tempo, estão no processo de implantação, e visitando as famílias. São 14 membros da pastoral.

Dom Dulcênio apontou que todas as vocações saem da família, como célula vital da sociedade. Os filhos vão seguindo o exemplo dos mais velhos. A ideia é buscar dois casais por comunidade, trabalhando a leitura Orante da Palavra de Deus.

O setor juventude foi apresentado pelo jovem Lucas, que falou ao bispo acerca dos trabalhos que a comissão prepara como os teatros. Estão se organizando para rezar o terço jovem nas praças e ruas. Dom Dulcênio enfatizou que os jovens precisam viver uma vida de oração, tendo a eucaristia como o centro da vida de fé.

O bispo ainda agradeceu pelas ajudas com a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) e o desenvolvimento com a catequese

Programação do sábado

No sábado a programação inicia às 8h30 com um encontro do Bispo junto aos coroinhas, com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a Liturgia da Matriz. Ainda pela manhã irá ao Setor 03, que compreende as comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santo Aníbal, São João Bosco e Nossa Senhora Das Graças.

À tarde se reúne com os movimentos, com a Comunidade Católica Teófilos, Movimentos Marianos, Apostolado, OVS e UOV. Encerra o sábado com a Santa Missa às 16h na Comunidade de São João Bosco.

Por: Ascom, com construção e apoio do Seminarista Adriel e Pascom Paroquial
Fotos: Rafael Augusto e Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Comentários (0)