Dom Dulcênio inicia Visita Pastoral Canônica na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro

Atualizado em 05/07/23 às 00:007 minutos de leitura251 views

A Paróquia da Imaculada Conceição, com sede no Ligeiro, que fica entre o limite dos munícipios de Campina Grande e Queimadas, acolheu com alegria na noite desta quarta-feira (05), a presença do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos que iniciou a sua Visita Pastoral Canônica à referida paróquia.

O Bispo chegou à Paróquia por volta das 17h, acompanhado pelos seminaristas Victor e Adriel, os quais foram acolhidos pelos clérigos locais, Pároco, Padre Toninho, pelo Vigário Pe. Benedito e pelo Diácono Adalberto. Por volta das 18h visitou uma família e lá foi acolhido para o jantar, numa residência situada no setor 01 da paróquia, que abrange as comunidades da Matriz, Santa Maria Goretti e São Francisco.

Por volta das 19h, inúmeros fiéis que formam às comunidades da paróquia acolheram Dom Dulcênio com muita festa na Capela de Santa Maria Goretti, o bispo retribuiu o carinho e abençoou a todos. Em seguida, na mesma comunidade, o prelado presidiu a Santa Missa concelebrada pelos Padres Toninho, Benedito e Niltinho, missa que concluiu o tríduo em honra à Santa Maria Goretti, marcando desta forma a abertura da Visita Pastoral.

Na homilia, Dom Dulcênio iniciou saudando toda comunidade, disse ser um momento feliz e explicou, a priori, o significado de uma Visita Pastoral Canônica, que diz respeito a uma obrigação que os Bispos devem cumprir prevista no Código de Direito Canônico. Conforme explicou, a Visita abrange as pessoas, as instituições, coisas e lugares sagrados. “Tenho certeza que serão dias proveitosos para nós, para o bispo, para os padres, o diácono de toda a comunidade”, disse.

Ao explicar o Evangelho de (Mt 8,28-34), que narra Jesus chegando à outra margem do lago, na região dos gadarenos, e se deparando com dois homens possuídos pelo demônio, o prelado explicou que a outra margem para qual Jesus e seus discípulos se dirigiram significa um lugar de desafios e um campo de missão para o anúncio da Boa Nova, a libertação do homem de toda escravidão imposta pelo mal.

“Os evangelhos querem sublinhar o fato de que em cada um de nós existem males, ídolos, “demônios” que nos escravizam, aos quais devemos expulsar para sermos salvos plenamente. Os homens estavam aprisionados pela força da morte, mas Jesus liberta-os; o mal reconhece a verdadeira identidade de Jesus, o Filho de Deus”, pregou.

Ainda exortou à comunidade, para que tenha uma vida perseverante na oração e na vida sacramental, a fim de afastar toda e qualquer espécie de mal. Pediu por fim, que eles descubram na Eucaristia a força transformadora de Jesus Cristo.

Prosseguimento da Visita na Quinta-feira

Na quinta-feira, Dom Dulcênio segue no Setor 01, e pela manhã visita as comunidades, os enfermos e idosos. Almoça na comunidade religiosa e à tarde, a partir das 14h segue as visitas encerrando sua agenda às 16h30.

Por: Ascom, com apoio da Pascom paroquial
Fotos: Rafael Augusto