Solenidade de São Pedro e São Paulo: Missa na Catedral e em Caraúbas-PB

Atualizado em 02/07/23 às 00:007 minutos de leitura288 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, celebrou neste domingo, 02 de julho, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja, que comumente é celebrado no dia 29 de junho, porém, no Brasil, a celebração é transferida para o domingo. Dom Dulcênio presidiu a Missa das 10h na Catedral e à tarde, esteve celebrando na festa de São Pedro, na Paróquia de mesmo nome, na cidade de Caraúbas, no cariri.

Em Caraúbas, o bispo foi acolhido pelo Pároco, Padre Joseque, e por toda comunidade; na ocasião inaugurou a nova secretária paroquial, visitou um memorial produzido pela paróquia em alusão aos 100 anos de missão da comunidade; na Santa Missa que presidiu crismou 59 jovens e adultos.

Esta celebração recorda que São Pedro foi eleito por Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Do mesmo modo, comemora-se são Paulo, o apóstolo dos gentios, que antes de sua conversão foi um perseguidor dos cristãos e passou, com a sua vida, a ser um ardoroso evangelizador.

Homilia

Na homilia, o bispo disse que celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo é, sobretudo, vislumbrar a ação da graça divina que, em Sua providência sempre certa, nunca cessa de enviar custódios à Santa Igreja para guardar a fé deixada pelo Cristo Senhor.

O Pastor Diocesano destacou que o Espírito Santo ao longo da história e dos séculos tem assistido a sua igreja, elegendo os sucessores de São Pedro, conforme ensinou, o Senhor Jesus continua a obra da Sua Igreja, hoje, encabeçada visivelmente pelo Papa Francisco, no qual se cumpre – assim como nos outros duzentos e sessenta e cinco sucessores de São Pedro – a promessa de Deus: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu Coração” (Jr 3,15).

“A Solenidade de hoje, na reflexão do Evangelho que trata sobre o primado de Pedro e, nele, a comunhão de amor entre Cristo e o Apóstolo, nos mostra a promessa divina da invencibilidade e indestrutibilidade da Igreja de Cristo; o seu triunfo, portanto”, disse.

“Quem é o Papa?” questionou.

“O Código de Direito Canônico de 1917, explanará de maneira sucinta acerca do Papa: “O Romano Pontífice, sucessor de São Pedro no Primado, não somente tem o Primado de honra, mas a suprema e plena potestade de jurisdição na Igreja universal, tanto nas coisas de fé e costume como nas que se referem à disciplina e regime da Igreja difundida por todo o orbe [ou seja: por todo o mundo]” (Cân. 218 §1)’”, ensinou.

“Sim, o Papa tem poder. Um poderio que não consiste em números estatísticos ou em nenhum outro parâmetro humano. As características do poder papal se perfilam por ser episcopal, já que o Romano Pontífice é o Bispo e o pastor de todos os fiéis, ainda que especialmente se chame Bispo de Roma; ordinário, ou seja, dado ao ofício por direito divino; e imediato, enquanto procede imediatamente de Deus, e se exerce diretamente sobre toda a Igreja em qualquer grau ou instância e sem intermediário algum”, catequizou.

Dom Dulcênio também refletiu que o papa é uma pessoa impotente, necessitada da misericórdia de Deus, e de grande responsabilidade. O Papa é, em certo sentido, o chefe, o representante e, ao mesmo tempo, tem a responsabilidade de fazer com que a fé que mantém unidas as pessoas tenham credibilidade, permaneça viva e continue íntegra em sua identidade.

“A pessoa do Papa, assim como a de Pedro, tem defeitos (é bem verdade!); mas, o seu poder espiritual de Vigário de Cristo é perfeito porque brota do próprio Deus e é continuamente assistido por Ele”, destacou.

Terminou a sua reflexão pedindo que todos rezem constantemente, pelo Papa, para que, na mesma intenção de Jesus para com Pedro a sua fé não desfaleça pelas tormentas destes períodos tão tumultuados; “segure ele, com a força de Cristo, o timão da Barca-Igreja. E ainda que esteja alquebrado em suas forças físicas, esteja robustecido pela graça”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom da Catedral e Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia