Em Pedra Lavrada-PB, Padre Antônio é empossado como novo Pároco da Paróquia de N. Sra da Luz

Atualizado em 28/06/23 às 00:005 minutos de leitura482 views

Ao dar seguimento a mais uma Posse Canônica, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, empossou na noite desta quarta-feira, 28, na Paróquia de Nossa Senhora da Luz, em Pedra Lavrada-PB, o novo Pároco, Padre Antônio Batista.

Clérigos, os fiéis da paróquia, que também compreende o munícipio de Nova Palmeira-PB, estiveram presentes prestigiando e acolhendo ao seu novo Pastor paroquial. Presentes também, fiéis da paróquia de Boqueirão, donde o Padre Antônio veio e autoridades locais.

Dom Dulcênio manifestou mais uma vez a sua gratidão pela acolhida do novo Pároco, destacou o exitoso trabalho do Pároco anterior, Padre Tobias, e pediu ao povo, que as novas páginas da história da paróquia a serem escritas, sejam histórias de amor e propagação do Reino de Deus.

Homilia

Na homilia da missa de Posse do Padre Antônio, Dom Dulcênio chamou a atenção dos fiéis para o verdadeiro profeta, e enfatizou que presenteia a comunidade paroquial com um santo pastor, dedicado Cura das almas, e em seu dizer, ‘um verdadeiro ministro, um homem que procura ser fiel a Deus e sua Igreja, que caminha nos caminhos de Deus’.

Conforme pregou, Jesus ensina como identificar o falso profeta; basta ver as suas ações. “É pela prática que se conhecem os verdadeiros falsos profetas, nem sempre pelo discurso distinguimos um do outro, porque qualquer um pode falar bem, ter uma boa retórica. Mas é na hora da ação, (que muitas vezes são populistas), das boas obras e da conduta pessoal, que vamos distinguir quem age por interesse e quem age na gratuidade”, disse.

Exortou à comunidade para terem cuidados com os falsos profetas, que parecem ovelhas, mas são lobos com intuito apenas de explorar e desvirtuar as pessoas bem-intencionadas, de verdadeira fé em Jesus Cristo. O critério para discernir o falso do verdadeiro profeta – ensinou –  é também a imagem da árvore e dos frutos.

“Este ensinamento de Jesus, em nossos dias, é de vital importância. Existem ou não existem muitos, por aí, em nome da fé, anunciando inverdades, pensamentos e ideologias completamente contrárias aos ensinamentos e mandamentos e Jesus? Por isso meus irmãos peçamos ao Espírito Santo o dom do Discernimento para que não deixemos de lado a Palavra evangélica da verdade, a qual deve ser anunciada pela nossa Igreja, nossa Mãe Católica”, advertiu.

E continuou: “Amados diocesanos de Pedra Lavrada e Nova Palmeira, lhes apresento um autêntico sacerdote da Igreja de Cristo, um padre que ama a Igreja e ama o que realiza em missão, por isso ele vai contar com a colaboração de vocês. A Paróquia é uma família dentro desta grande e maravilhosa comunidade de cristãos que é a Igreja”.

Concluiu sua homilia pedindo a intercessão de Nossa Senhora a fim de que o Padre Antônio, e todos os paroquianos, sejam felizes na missão de propagarem o Reino de Deus na referida comunidade paroquial.

O Rito da Missa de Posse de um Pároco

Próprio da Liturgia da posse de um pároco, nesta celebração o padre empossado profere sua profissão de fé, recebe do Bispo as chaves da Igreja e do Sacrário, é conduzido à Pia Batismal, além de receber Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão.

Sobre o Padre Antônio

Padre Antônio, é natural de Umbuzeiro-PB, foi ordenado Sacerdote no ano de 2010; já passou pelas seguintes paróquias: Prata - ouro velho 2010 a 2014; Canutama - Amazônia 2014 a 2017, onde fez uma experiência missionária, e ao retornar à diocese, foi Pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão-PB, no período compreendido entre 2017 a 2023, sendo transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Luz, de Pedra Lavrada-PB, onde tomou posse neste dia 28 de junho de 2023.

Sobre a paróquia

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz, tem a sua sede na cidade Pedra Lavrada-PB, abrangendo também o munícipio de Nova Palmeira-PB, paroquia que fica situada na Forania Sericar. Foi eregida em (ano) tendo atualmente 233 anos de fé e devoção. Na zona urbana de Pedra Lavrada-PB existem 9 comunidades e na zona rural do referido munícipio 6 comunidades.

Na zona urbana de Nova Palmeira-PB existem 7 comunidades, a principal delas, é a Igreja de Nossa Senhora da Guia; na zona rural existem 6 comunidades. Assim incluindo os dois munícipios a paróquia é formada por 28 comunidades.

Por: Ascom, com apoio na matéria Pascom de Pedra Lavrada e Pascom de Boqueirão
Fotos: Pascom Paroquial de Pedra Lavrada e Nova Palmeira

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia