A Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, celebram 200 anos de fundação e encontram-se com o Papa Francisco

Atualizado em 26/06/23 às 00:002 minutos de leitura429 views

A Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, celebram 200 anos de fundação. Os Cônegos Regulares de Santo Agostinho da Congregação do Santíssimo Salvador Lateranense, antes chamados de Cônegos Regulares de Santa Maria de Frigionáia, nasceram a partir de uma fusão com outra ramificação cônega chamada "Renana", a pedido do Abade Vicente Garófali em 1.823. Para celebrar essa data a ordem promoveu dias de retiro em Roma com alguns dos seus sacerdotes, dentre eles o Padre Dênis Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Campina Grande, e o Padre Allan Rafael, vigário na mesma paróquia.

Dentro da programação do retiro, aconteceu no último dia 19 de junho uma audiência com o Papa Francisco. Na ocasião o Santo Padre recomendou aos sacerdotes presentes que sigam seu apostolado de "quatro estrelas": oração, comunidade, bens compartilhados, serviço à Igreja.

A “oração” como “oxigênio” da alma e como ajuda para não cair no egoísmo e na autorreferencialidade. A “comunidade”, para ser “irmãos” e vencermos a “praga” da fofoca. O "uso comum dos bens", uma "coisa sábia" para se precaver contra o diabo que "sempre entra pelo bolso". O "espírito de serviço à Igreja", para "não viver para si mesmos". São quatro as indicações que o Papa oferece aos Cônegos Regulares do Santíssimo Salvador de Latrão.

Confira como foi a audiência com o Santo Padre:

O Provincial dos Cônegos no Brasil Padre Mário Tadeu Paulino, ao lado do Padre Dênis e Padre Allan, deixou também uma mensagem aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Diocese de Campina Grande que os acolhem desde a fundação dessa paróquia há 18 anos:

Com informações: Mateus Farias (Pascom Aparecida)
Fonte: Vatican News
Fotos: Enviadas pelo Padre Alan Rafael