Em Matinhas-PB, Dom Dulcênio preside Crismas na Natividade de São João Batista

Atualizado em 25/06/23 às 00:004 minutos de leitura342 views

Dia 24 de Junho, grandioso dia para todos os católicos, pois celebram o nascimento de São João Batista; na diocese de Campina Grande, o Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa na Área Pastoral de São Sebastião, em Matinhas-PB, quando na ocasião crismou 100 jovens e adultos. A missa aconteceu no Ginásio municipal da cidade (nome do ginásio).

A Área Pastoral de São Sebastião é assistida pelos Padres da Paróquia de Santa Ana, de Alagoa Nova-PB, os quais estiveram presentes acolhendo e concelebrando junto ao Senhor Bispo; Padre Antonio Nelson, Pároco, e o Padre Luiz Fernandes.

O bispo agradeceu pela acolhida, disse estar feliz junto ao povo de Deus de Matinhas e refletiu na homilia sobre a relação do nascimento de João Batista e Jesus Cristo. Conforme ensinou, a Igreja reveste-se de júbilo celebrando o natal daquele a quem o próprio Cristo designa como “o maior dentre os nascidos de mulher”

“Ao celebrá-lo, a Mãe Igreja o faz tendo em vista o Natal do Salvador. Percebamos que a data desta solenidade de hoje antecede em exatos seis meses a do Nascimento do Redentor da humanidade, ressaltando que a gestação de Isabel era seis meses mais adiantada do que a da Virgem Maria”, disse.

Mais à frente, pregou que desde o seu nascimento, João já sabia da sua missão de ser o precursor da Luz do Sol Nascente, porque já a tinha escutado da boca do seu pai, Zacarias: ‘E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados’ (Lc 1,76-79).

O Bispo de Campina Grande ensinou também que a Igreja sempre viu na pessoa de João este “coadjuvante” do Cristo, porque ele adiantou-se a fim de preparar um povo que fosse digno Dele, ou seja, nós. E ainda falando desta relação entre João e Jesus, o bispo disse:

“João, tal como Jesus posteriormente, era primogênito. E também com esta nuance percebemos a relação entre o menino de Isabel e o Filho de Deus, nascido de Maria. Ambos, primogênitos. Era no ritual de circuncisão que o menino recebia um nome. Neste caso João, alcunha até então inédita na família de Zacarias. Mesmo com peleja, Isabel afirma a identidade do Precursor, que, posteriormente é confirmada pelo silêncio e escrita de seu pai Zacarias”, pregou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Matinhas