Na véspera de São João, Bispo realiza Crismas na Paróquia de São Miguel Arcanjo

Atualizado em 24/06/23 às 00:004 minutos de leitura319 views

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, com sede na cidade de Barra de São Miguel-PB, forania agreste I, registrou um bonito momento com a Crisma de 53 jovens e adultos, realizada na noite da véspera de São João, nesta sexta-feira, 23 de junho. Com a presidência do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, os crismandos foram confirmados na fé da igreja, em missa realizada na Matriz.

O Padre Jefferson Barbosa apresentou os crismandos ao bispo, disse ser um momento nobre para toda a paróquia, bem agradeceu ao Reverendo Pai pela presença e confirmação da fé das suas ovelhas. Na homilia pregada por Dom Dulcênio, uma reflexão sobre João Batista, o último dos profetas, o precursor!

O prelado apresentou à comunidade o Bem-Aventurado Guerrico, um Cisterciense, Abade do Mosteiro de Igny, na França, do Século XI e XII, o bispo trouxe parte de um sermão desse Abade acerca do Santo celebrado, João. Conforme extraiu e, segundo o Abade Guerrico, João encontra-se muito perto do Salvador, eles não eram unidos somente pelos vínculos sanguíneos, mas pela amizade.

“Ademais, aproximava-se dele mais do que os outros mortais por causa do seu anúncio glorioso, pela originalidade de seu nascimento, por causa de sua santidade quase original, da sua pregação tão semelhante, do seu poder de batizar e, por fim, da sua corajosa paixão. Finalmente ainda que faltasse todo o resto e todos os oráculos proféticos o passaram em silêncio, só a graça do seu nome que o anjo tinha assinalado antes da sua concepção, seria amplamente suficiente para dar testemunho da graça singular que Deus lhe tinha comunicado”, citou.

Ainda em meio à reflexão reproduzida do Abade Guerrico, ensinara que a graça brilhava para João Batista de uma maneira extraordinária, naquele que estava destinado a marcar o limite entre o tempo da lei e o tempo da graça.

“Em consequência, com toda razão o nascimento daquele menino, concedido a pais agora idosos e que vinha para pregar ao mundo decrépito a graça de um novo nascimento, com toda razão – dizia – este nascimento foi para muitos, como segue sendo até hoje, causa de alegria. João, catequiza primeiro a Igreja, a inicia na penitência, a prepara com o Batismo e, disposta assim, a entrega a Cristo e a une a Ele”, refletiu no Sermão do Abade.

Dom Dulcênio concluiu a sua homilia lembrando que nas culturas luso-brasileiras, celebrar São João Batista, o seu nascimento, reveste-se de alegria e fartura. “Hoje, celebramos o natal do menino paradoxal, pois, sendo o maior dentre os nascidos de mulher, cede o seu lugar de grande a quem se faz pequeno, a saber: a Cristo e, por que não dizer, a nós, que entramos na sua escola de diminuir para que Cristo Senhor cresça. Que o calor, os acordes, o gosto, a alegria deste nascimento hoje, grandemente, festejado dê lugar ao nascimento do Sol nascente invicto! ”, findou o Bispo de Campina Grande.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia