Paróquia de Santo Antônio festeja seu padroeiro

Atualizado em 13/06/23 às 00:005 minutos de leitura363 views

A Paróquia de Santo Antônio, situada no bairro de mesmo nome, na forania leste de Campina Grande, celebrou neste dia 13, com muito fervor ao seu Padroeiro, o glorioso Santo Antônio; a missa que marcou o grande dia do santo, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, concelebrada pelo Pároco, Padre Alexandre Moreira. Os Diáconos Anchieta Araújo e Ricardo Soares, prestaram assistência nos serviços litúrgicos que contou com a ajuda de alguns seminaristas.

Esta foi a primeira festa de padroeiro que o Padre Alexandre Moreira participou, uma vez que tomou posse no último dia 04 de maio; nesse intento disse ser feliz contar com a presença do bispo que apoia e fortalece todos os cristãos na caminhada da vida pastoral. Dom Dulcênio manifestou sua alegria em poder retornar à Paróquia, desta vez para celebrar o padroeiro, que também é um santo junino, Santo Antônio.

Na homilia, Dom Dulcênio lembrou que Jesus, ao ensinar aos seus discípulos que eles são sal e luz, fermento e testemunho, quis dizer que os mesmos são agentes transformadores de uma sociedade, capazes de produzir a verdadeira justiça e fraternidade, assim pregou que as boas ações são suficientes para evocar a realidade de Deus Pai, o que proporciona uma grande confiança na eficácia evangelizadora do testemunho.

“O lisboeta Santo Antônio, como sabemos, notabilizou-se em sua vida como grande pregador e o bom fruto de suas obras, o seu testemunho. Em um dos seus sermões, bradava: ‘cessem, peço, os discursos, falem as obras’. Estas palavras não se devem perder ou se restringir àqueles que ouviam o Santo, mas pode ser aplicadas a nós mesmos. Antes de nossos lábios, falem as nossas obras”, destacou.

O Bispo ao continuar com a sua pregação, disse que as obras são um dos grandes meios de aprendizado e de ensino, por isso é importante dá bons exemplos, pois, o testemunho arrasta e convence, é mais eloquente que as palavras, também reforçou a importância da honestidade, frente a um mundo mergulhado na mentira, na hipocrisia e na corrupção de costumes.

“Devemos dar exemplo de lealdade, sendo consequentes com todos os nossos com compromissos, ainda que nademos contra a corrente do mundo. Espera-se dos cristãos, e, portanto, de nós, um exemplo vivo de compreensão, de saber ouvir, de uma firmeza na doutrina cristã que se compagine com a compreensão de cada pessoa, num verdadeiro espírito de enculturação. Dar bom exemplo é obrigação de todos, e muito particularmente dos cristãos. Nós que somos testemunhas de Deus pelo Espírito da Verdade”, pregou.

Acentuando a homilia, o bispo pediu aos fiéis que considerem a partir do dia-a-dia, se todos estão sendo realmente um exemplo atraente, positivo, e vigoroso nos diversos ambientes, seja em casa, no trabalho, na escola, enfim. E concluiu apontando para Santo Antônio, o qual disse ser um grande exemplo de seguimento de Jesus Cristo.

“Sigamos seu exemplo como cristãos. Se nos desvirtuarmos, tornamo-nos infelizes, tiramos à palavra divina a fecundidade que lhe é própria e permitimos que o mundo fique nas mãos daqueles que têm o mau fermento. Supliquemos a Deus que a exemplo de Santo Antônio, nos ajude a tornarmo-nos sal e luz, exemplo com as nossas obras realizadas”, findou.

Ao final da missa uma bonita procissão luminosa aconteceu pelas principais ruas do bairro de Santo Antônio, o santo padroeiro, foi aclamado pelos senhores clérigos e pelos fiéis devotos que entoaram cânticos de louvor.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial