X Domingo do Tempo Comum: O chamado para o seguimento e para a cura

Atualizado em 11/06/23 às 00:007 minutos de leitura351 views

A Igreja celebra neste dia 11, o X Domingo do Tempo Comum, e a liturgia apresenta o Evangelho de Mateus 9,9-13, que relata o chamado de Mateus, sentado à coletoria de impostos, quando é surpreendido pelo Mestre que diz: “Segue-me!”; conforme o relato, Mateus levantou-se e o seguiu. Sem dúvidas teve a sua vida transformada por Jesus.

Na Missa presidida na manhã deste domingo na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano refletiu sobre o chamado para o seguimento e para a Cura, nesta missa, estiveram presentes os 4 diáconos transitórios, que serão ordenados presbíteros este mês; eles, diáconos, Douglas Junior, João Igor, Igor Matos e Mércio Aurélio fizeram a profissão de fé  e juramento de fidelidade à igreja diante  de Dom Dulcênio, sendo esta a última etapa para a ordenação Presbiteral.

À Tarde, esteve na Paróquia dos Mártires Santa Cecília e São Severino, em Santa Cecília-PB, quando ali crismou 24 adultos. O bispo foi acolhido com muito entusiasmo e estima pelo Pároco, Padre Arimatéa e por toda comunidade.

Homilia

O Senhor Bispo explicou Mateus ao ser chamado por Jesus, se viu naquele que foi curado das pernas, naquele que foi encorajado a levantar-se a pegar a sua própria maca e a marchar de volta para sua casa. “Se aquele homem era paralisado das pernas, dos membros inferiores, Mateus era entrevado no coração, no interior, e isto, significativamente, dizemos porque o vemos “confortavelmente” assentado na coletoria de impostos. E assim como somente com uma palavra o Senhor destravou o paralítico, com um imperativo ainda mais curto – “Segue-me!” – Ele movimentou a vida do notável publicano”, disse.

Dom Dulcênio continuou sua pregação destacando que Aquele que conhece os corações e os pensamentos secretos de todos, bem sabia o momento no qual cada pessoa pode escutar o seu chamado. “O Senhor, na Sua onisciência, não desperdiça oportunidade alguma, não age em desproporção à nossa realidade de vida pessoal; Ele sabe o momento certo de alvejar-nos (e creio que já o tenha feito!). Assim, não nos esquivemos da “bala de ouro” de Deus”, pregou.

“Mateus, diante do encontro e do chamado divino, não esconde quem é: leva Jesus à sua casa; convida também aqueles que já o julgavam desonesto, ladrão. A bem verdade é que Mateus não esconde a sua vida e o seu passado. Não esconde a sua identidade, pois enquanto Lucas (Lc 5,27) e Marcos (Mc 2,14) chamam-no Levi, não exime Mateus, em suas páginas, o seu real onomástico. A verdade é que Mateus não se fantasia, pois, quer ser totalmente de Jesus”, pregou.

Concluiu a sua pregação lembrando que o Senhor acolheu Mateus e não pensou duas vezes em ter chamado-o para o seguimento seu, pediu por fim, que a exemplo de Mateus todos escancarem as suas vidas ao chamado dAquele que sonda os corações e que é a cura de todos.

Por: Ascom, ajuda na matéria, Diácono Mércio.
Fotos: Pascom Catedral e Pascom Paroquial de Santa Cecília

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia