Apostolado da Oração da Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião de Lagoa de Roça completa 98 anos de fundação

Atualizado em 11/06/23 às 00:004 minutos de leitura398 views

Um dos grupos mais antigos na igreja, o Apostolado da Oração, é conhecido em toda a igreja pela fidelidade e devoção ao Sagrado Coração de Jesus; na Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião da Lagoa de Roça-PB, forania do brejo, celebrará de 16 a 19 um Tríduo para celebrar os 98 anos de fundação do Apostolado na Paróquia.

Nesse intento, o Apostolado da Oração de São Sebastião de Lagoa de Roça convida a todos para estarem unidos nessa ação de graças, no decorrer desses dias para rezarem na intenção do Santo Padre, Sacerdotes e pelas intenções da Igreja como um todo. Confira baixo a programação:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16/06 às 16h: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Igreja Matriz de São Sebastião;

Dia 17/06 às 15h: Tríduo Missionário na Capela da Virgem dos Pobres (Rua Antônio Apolinário - Centro);

Dia 18/06 às 15h: Tríduo Missionário na Capela de São Francisco (Núcleo Paroquial);

Dia 19/06 às 15h: Tríduo Missionário na Capela de Santa Luzia (Loteamento);

Sagrado Coração de Jesus, Temos confiança em Vós!

Conheça o histórico do Apostolado na Paróquia

No dia 13 de junho de 1925, memória de Santo Antônio de Pádua, num sábado após Corpus Christi, a Comunidade de São Sebastião na Vila de Lagoa de Roça fundou o Apostolado da Oração. Há época, a vila pertencia em termos políticos ao município de Alagoa Nova e em termos religiosos à Paróquia de Santa Ana, sediada no mesmo município. A Igreja de São Sebastião havia sido inaugurada em 1850, ocasião que fez o sítio ascender à condição de vila, visto que ao redor do templo católico foram sendo construídas casas que foram dando forma ao lugarejo.

O Apostolado da Oração foi instalado na comunidade junto com outras confrarias da época, a exemplo da Conferência dos Vicentinos, da Pia União da Filhas de Maria e outros grupos da devoção popular. Sua primeira presidente foi Genuína Maria da Conceição e o pároco de Alagoa Nova na época era o Padre Severino Cavalcanti de Miranda.

Desde 1937 a 1980 o Apostolado e as demais confrarias instaladas na comunidade tiveram grande apoio espiritual de seu pároco, Monsenhor José Borges que nos seus 43 anos de paroquiato pastoreou a todos com amor e ardor missionário. Com sua morte ocorrida em 23 de fevereiro de 1980 houve grande abalo na comunidade em geral, fazendo com que o Apostolado de nossa comunidade entrasse em crise. As reuniões pararam de acontecer, membros pararam de se associar, mas os que já eram associados permaneceram ao menos frequentando às missas da primeira sexta, evento que foi conservado pelos padres seguintes.

A Paróquia de São Sebastião foi criada em 31 de dezembro de 2005 sendo desmembrada da Paróquia de Santa Ana, no entanto, os trabalhos oficiais do Apostolado só voltaram a ocorrer no ano de 2009, quando Padre Francisco Evaristo era o Administrador Paroquial e aceitou a motivação de membros associados, para a reativação deste importante movimento.

No dia 19 de junho de 2009, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em missa presidida por Padre Francisco, membros da antiga composição do Apostolado renovaram seus votos e outros forem admitidos. A celebração contou ainda com a participação da Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração e muitas pessoas da comunidade.

Atualmente o Apostolado da Oração de São Sebastião de Lagoa de Roça tem mais de 100 membros ativos na missão. O movimento mantém-se fiel ao carisma da oração em comunhão com o Papa e suas intenções.

Por ocasião desta memória feliz, neste ano de 2023, dentro da celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a ser celebrada em 16 de junho, será vivida a Ação de Graças pelos 98 anos de fundação de movimento em São Sebastião de Lagoa de Roça. A Solenidade abrirá a vivência do "Tríduo Missionário" no qual, nos dias 17, 18 e 19 os membros do Apostolado irão celebrar nas capelas da zona urbana, meditando sobre a missão fe Jesus Cristo e a missão de cada cristão.

Por: Ascom com apoio da Pascom paroquial
Fontes: Livros de ata do Apostolado da Oração de São Sebastião de Lagoa de Roça.Texto histórico: Wellington dos Santos - Graduando em História pela UFCG.

Imagem da notíciaImagem da notícia