Diocese celebra Corpus Christi na próxima quinta-feira

Atualizado em 05/06/23 às 00:002 minutos de leitura370 views

A Festa de “Corpus Christi” será celebrada em toda igreja na próxima quinta-feira, 08 de junho, esta celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é comemorada solenemente pela Igreja sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Nesta festa os fiéis adoram a Jesus Sacramentado e agradecem a Deus pela Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente, sendo o maior tesouro espiritual da Igreja.

Para este dia, as paróquias preparam programações particulares, que incluem Missas, Vigília, Adoração e Bênção do Santíssimo. Na catedral de Nossa Senhora da Conceição, haverá duas missas, uma pela manhã às 10h e outra às 15h30, esta presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Após a missa da tarde, o Santíssimo seguirá pelas ruas do centro de Campina, no trajeto já conhecido, seguindo pelas ruas Bento Viana (lateral da Catedral), Afonso Campos, Vila Nova da Rainha, João da Mata, Vidal de Negreiros, Av. Floriano Peixoto até retornar à Catedral.

Origem da festa

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Por: Ascom