Dom Dulcênio encerra Visita Pastoral na Paróquia de Queimadas

Atualizado em 28/05/23 às 00:005 minutos de leitura416 views

Bispo parabeniza o povo pela “Igreja Viva” que encontrou

Na manhã deste domingo (28), Solenidade de Pentecostes, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, encerrou a sua Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB. Ele estava na cidade desde a terça-feira (23), visitando o povo e conhecendo melhor a realidade pastoral dessa porção da Diocese.

Dom Dulcênio celebrou a Santa Missa Dominical na companhia dos padres Francisco Evaristo e Rômulo Remígio, dos diáconos Joatan Trindade e Douglas Júnior, dos seminaristas e de uma assembleia repleta de fiéis fervorosos, felizes com a presença do pastor diocesano durante os seis últimos dias e, de modo especial, neste Domingo de Pentecostes, uma das datas mais significativas para a comunidade Cristã.

Homilia

Dom Dulcênio fez uma homilia profunda e catequética, destacando que o Espírito Santo converte a Igreja em missionária e católica, cujos efeitos são: vento que leva o pólen divino; fogo que queima com a caridade quem o toca; e língua para levar a mensagem de Cristo.

“O Espírito Santo é como a alma da igreja, que infunde santidade e estabilidade, apesar de todos os pecados e misérias de seus integrantes. É o sopro que varre toda escória para deixar em cada o aroma do céu. A igreja, apesar dos retrocessos, contramarchas e terríveis crises, permanece sempre com o aroma do essencial, pois o Espírito Santo é o sopro que limpa e purifica”, disse.

Prosseguindo com a sua explicação, o bispo ensinou que o Espírito Santo também se manifesta como fogo, fazendo arder o cristão na missionariedade com desejo de anunciar o Reino e ir às periferias existenciais: “É em Pentecostes que nasce a igreja missionária e ardente, lançada para levar o calor divino a todos os lugares do mundo”.

E por fim, lembrou que o Espírito Santo se manifesta como Língua, pois é a partir da graça do Espírito que todos contemplam à caridade, pois Pentecostes é a linguagem do amor, a linguagem universal: “O que destrói essa língua, são os mil dialetos ideológicos que às vezes queremos falar nas relações com os demais para defender nosso egoísmo. No Cenáculo, o Espírito é infundido e as diferenças e divisões são superadas”, disse.

Diante dessa analogia, o bispo incentivou os fiéis a refletirem se estão abertos à Graça do Espírito Santo, e se o vento tem soprado no interior de cada um, provocando vida nova e comprometimento com a verdade.

Palavras sobre a Visita Pastoral

Ao final da Celebração Eucarística, o pároco Pe. Francisco manifestou, em nome de toda a comunidade paroquial, a sua gratidão a Deus pela ocasião da Visita Pastoral Canônica e por todas as experiências de fé, de testemunho e de amor à Evangelização que Dom Dulcênio promoveu na Paróquia de Nossa Senhora da Guia.

O bispo, por sua vez, disse estar muito feliz por tudo que viu e ouviu nestes dias em Queimadas. “Eu não poderia sair daqui sem agradecer por essa semana muito bem vivida entre vocês, em que nós tivemos a oportunidade de conversar, de brincar também, e de rezar. O coração do pastor está alegre. Eu volto para casa com muita esperança, porque encontrei aqui uma Igreja Viva, uma Igreja bonita. Muito obrigado, e que todos continuemos firmes no propósito da evangelização”, disse.

Dom Dulcênio pediu também para o povo fazer orações em favor do padre que chegará no próximo mês para assumir a Paróquia de São Pedro e São Paulo, no processo de desmembramento da Paróquia de Nossa Senhora da Guia. Ele frisou que a criação da nova paróquia representará um novo momento para ambas as paróquias da cidade, cujo intuito é prestar uma maior assistência pastoral para o povo queimadense.

Por fim, agradeceu a ajuda dos paroquianos à Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), destacando os frutos que já estão sendo colhidos no Seminário Diocesano, a exemplo dos seminaristas Adriel, Victor e Dimas - filhos da Paróquia de Nossa Senhora da Guia - e dos demais vocacionados que se preparam para o processo de formação e ordenação sacerdotal.

Durante a Visita Pastoral Canônica, Dom Dulcênio visitou os lares de idosos e enfermos; as diversas comunidades da zona urbana e rural; escolas e creches; o hospital e o mercado público da cidade. Ele também se reuniu com as lideranças das comunidades, das pastorais e dos movimentos paroquiais, ouvindo atentamente o que cada um lhe apresentava e constatando a ação inspiradora do Espírito Santo em toda a Paróquia de Nossa Senhora da Guia.

Com informações e fotos: Pascom Paroquial
Edição: Ascom

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia