Penúltimo dia da Visita Pastoral em Queimadas-PB

Atualizado em 28/05/23 às 00:005 minutos de leitura213 views

Dom Dulcênio se reuniu com coordenadores das comunidades e parabeniza pelo belíssimo trabalho realizado na Paróquia

No 5º dia da Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, reuniu-se com os coordenadores das comunidades para dialogar sobre os caminhos da evangelização no território paroquial.

Dom Dulcênio iniciou o encontro já parabenizando a todos pelo belíssimo trabalho que vem sendo feito na paróquia. Ele disse estar "encantado com as comunidades", em especial àquelas da zona rural, que mesmo estando um pouco distantes da Igreja Matriz, se encontram unidas e bem organizadas no propósito de evangelizar e propagar a Boa Nova do Reino de Deus.

"A imagem que eu levo dessa paróquia é muito positiva. Em cada comunidade que eu visitei, as lideranças dizem o que lá tem, as pastorais, os movimentos, a catequese com as crianças, a catequese com os jovens, tudo isso significa que trata-se de uma Igreja Viva. Os parabéns ficam para vocês, e naturalmente parabenizo também todos os pastores que por aqui passaram até os padres que desempenham esse trabalho atualmente, o Pe. Francisco e o Pe. Rômulo", disse Dom Dulcênio.

Em seguida, ele conversou com os coordenadores sobre o processo de desmembramento da Paróquia de Nossa Senhora da Guia e criação da nova Paróquia de São Pedro e São Paulo, ressaltando que não trata-se de uma divisão, mas sim de "unir ainda mais" a comunidade católica dessa parte da Diocese, uma vez que o número de comunidades da atual Paróquia de Nossa Senhora da Guia é extenso e com a chegada de mais um padre para administrar a nova paróquia o povo passará a ter uma maior assistência pastoral.

O bispo manifestou também a sua gratidão pela colaboração dos paroquianos queimadenses com a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) e apresentou um breve panorama sobre os investimentos feitos na boa formação dos padres da Diocese de Campina Grande, tanto na manutenção do Seminário Diocesano quanto no envio de diversos padres para estudos de mestrado e doutorado na Europa.

Após a reunião, ainda na parte da manhã, Dom Dulcênio visitou o Mercado Público da cidade, onde foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e conheceu toda a estrutura do empreendimento que reúne centenas de comerciantes locais e suas respectivas famílias. Ele fez questão de conversar com diversos lojistas, dirigindo-lhes a bênção para o bom êxito nos trabalhos e na caminhada de fé.

Missa da Vigília de Pentecostes

Na noite do 5º dia da Visita Pastoral de Dom Dulcênio Fontes de Matos, a Santa Missa da Vigília de Pentecostes foi realizada na Igreja Matriz e contou com a participação de diversos movimentos e a Pastoral Familiar.

Ao iniciar a sua pregação, Dom Dulcênio ensinou que o Espírito Santo é derramado na vida dos seus fiéis no momento em que são batizados, tornando-se assim, filhos de Deus; filhos, herdeiros e testemunhas deste Espírito: No profetismo de Cristo, Filho unigênito do Pai, na força do Seu Espírito que nos é dado como Paráclito (como Defensor), podemos testemunhar, como missão que recai sobre nós, aquela que é missão do Senhor da qual participamos: pregar a boa-nova aos pobres; proclamar a liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos; libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”, pregou.

Ainda destacou que o cristão que recebe o Espírito Santo com a consciência da fé - passa pela constante experiência da sede e da dessedentação, pois quanto mais se mergulha sedento no oceano profundo do Espírito Santo, mais se sacia e, simultaneamente, mais sente sede, desejando mergulhar mais para haurir melhor.

Adiante insistiu na representação do Espírito Santo na água, pois sendo um elemento visível, nas suas propriedades, ela vivifica, purifica, move, refresca, modela e até cura. “Aprendamos a navegar, a mergulhar Naquele que, enviado, misteriosamente, brota, como Deus, dos lábios de Deus”, refletiu.

E concluiu dizendo que o mistério do Pentecostes é esse, o Espírito que ilumina, que purifica e que restaura tudo e todos. “É o Espírito Santo que ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para se tornar mais semelhantes a Ele, isto é, ser "expressão e instrumento do amor que d'Ele promana". Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza: "Veni Sancte Spiritus! Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!".

Por: Pascom Paroquial com acréscimo da Pascom Diocesana
Fotos: Pascom Paroquial
Penúltimo dia da Visita Pastoral em Queimadas-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia